Como escolher o título de um livro?

O título pode determinar se o seu livro será considerado ou ignorado. Ele atrai as pessoas tanto quanto a arte de capa. Ter um título tentador, pode gerar grandes oportunidades.

Escolher título do livro

Talvez você imagine que o título não tenha tanto peso, mas ele impacta diretamente a maneira como a sua história chega ao leitor. O escolher bem o título do livro pode determinar se o seu livro será considerado ou ignorado. Ele atrai as pessoas tanto quanto a arte de capa. Ter um título tentador, pode gerar grandes oportunidades.

Vamos te dar algumas dicas para te ajudar a pensar nessa parte tão essencial para criar um livro de sucesso.

Pense no tema principal

O título do livro precisa se adaptar à história. Para isso, é legal que você pense sobre qual é o ´tema principal do seu enredo: É alienação? Comédia? Vingança? Amor? 
Veja exemplos de como títulos pensados assim funcionam: A Proposta (Katie Ashley), Vingança (Catherine Doyle), A Prometida (Kiera Cass).

Observe o local mais importante da sua história

Caso sua história se passe em uma floresta, em uma vila importante, pode considerar usar o nome desse local como título ou parte do título do livro. 

Exemplo: O Império Perdido de Atlantis (Gavin Menzies), Filhos do Éden (Eduardo Spohr), Amor em Manhattan (Sarah Morgan). 

Considere com carinho o personagem principal

Um importante personagem principal pode ser a chave para um bom título. Para isso, é importante que seja um personagem notável. Fica ótimo considerar o nome para romances mais densos ou marcantes e para fantasias. 

Alguns autores renomados optaram pelo nome de seus protagonistas como títulos, dentre eles: David Copperfield (Charles Dickens), Dom Quixote (Miguel de Cervantes), Harry Potter (J. K. Rowling), Robin Hood (Alexandre Dumas). 

Escolha uma frase memorável que tenha um significado grandioso para a sua história

Se tem uma frase que captura a essência da mensagem que a sua história passa, se marca o objetivo, você pode analisar se dá para usar como título. Como: A Cor Púrpura (Alice Walker), O Sol é Para Todos (Harper Lee).

Inspire-se em um acontecimento decisivo

Se um evento em particular é muito importante, se será o ponto de assalto, ou a guinada do personagem principal, você pode usar como uma inspiração para criar um bom título, por exemplo, existem obras como Todo Dia a Mesma Noite (Daniela Arbex), Toda Luz Que Não Podemos Ver (Anthony Doerr). 

Use aliterações

Aliteração é a repetição de sons sucessivos no começo das palavras, pode ser um recurso eficiente, se usado com moderação. Um dos exemplos mais famosos desse recurso é O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas).

Use alusões

Alusão é a referência retirada de um contexto, pode ser de um livro, uma música, um texto, é muito comum em slogans. 

Dois grandes exemplos de alusões são: O Som e a Fúria de (William Faulkner), que se inspirou em um solilóquio de Macbeth (William Shakespeare) e As Vinhas da Ira (Jon Steinbeck), que se inspirou em uma canção patriótica para criar o título. 

Essas são algumas dicas de inspirações para que você teste na escolha do nome do seu livro. O título do livro precisa ser marcante para que as pessoas se lembrem dele. Pensando nisso, vamos ao tópico principal!

Relacione o título com o tipo de livro que você escreveu!

Se você escolher um título que parece ser de um gênero diferente do que está no conteúdo, o leitor pode se sentir enganado. Pode ficar desinteressado logo nas primeiras páginas pela frustração. 

Você, escritor, não deve subestimar a inteligência dos seus leitores. Não deve deduzir que eles não irão perceber. 

Se você está escrevendo sobre guerra e não tem nenhum cunho romântico, então não iluda o leitor usando Amor ou Carinho, como opção. 

Se escreveu um livro de suspense policial, mas não tem nada de sobrenatural, não tente enganar o leitor colocando um título com Fantasma, Aparição, ou qualquer palavra que induza esse pensamento. 

Observe a sua estante e pense nas inspirações dos seus autores favoritos. Anote aqueles que mais te impactaram e pense em como o título te vendeu a leitura. Esse exercício vai te ajudar a entender o peso e a importância de escolher bem. 

Publicar um livro não precisa ser complicado. Você sabe que pode contar com a gente para simplificar e facilitar o caminho. E as dicas sobre esses detalhes tão importantes, podem te ajudar a fazer um livro marcante para os seus leitores e para novos leitores. 

Lembre-se que se o título te ajudar a vender a ideia do livro, isso vai facilitar a divulgação e atiçar a curiosidade para a leitura. Escolha bem! 

Com tudo escolhido, você sabe que basta entrar no seu Portal do Escritor aqui na UICLAP e arrasar na publicação. A gente vai ficar muito feliz em materializar o seu sonho e saber que tudo ficou exatamente como você sempre quis!