Como a escrita independente enriquece o novo cenário da publicação de livros no Brasil?

O mercado literário brasileiro está mudando e crescendo. O espaço para a autopublicação está cada vez maior, isso mostra a crescente mudança nas características de publicação no Brasil.

publicação de livros

O mercado literário brasileiro está mudando e crescendo. O espaço para a autopublicação está cada vez maior, isso mostra a crescente mudança nas características de publicação no Brasil.

Essa grande mudança se deve, principalmente, ao número cada vez maior de escritores buscando espaço no cenário independente. A qualidade dos textos aumentou, a qualidade de produção também, e graças a isso, é possível encontrar ótimos escritores.

Publicar um livro deixou de ser um benefício para poucos. O avanço da tecnologia possibilitou o surgimento de novas plataformas e ferramentas que facilitam a publicação, como a UICLAP.

A Publicação de Livros

Por meio do nosso Portal UICLAP de publicação, mais de sete mil escritores publicaram seus livros de maneira prática, fácil e sem burocracias. Alguns autores publicam seus textos também por e-books independentes pela Amazon e outras ferramentas de leitura. O objetivo deles é captar leitores e divulgar suas publicações trazendo os leitores à busca pelo material físico. 

As últimas edições das Bienais mostraram a força do mercado independente e foram especialmente importantes na divulgação do trabalho desses escritores. Isso também evidencia o potencial e a consistência da nossa literatura. 

Com a diversidade de publicações, temas e abordagens, as pluralidades têm mais espaço e o mercado tem nas mãos a receita para voltar a mostrar ao mundo a sua importância. Isso também traz à tona a necessidade de mudar e continuar se transformando. 

Se, por um lado, temos editoras resistindo às novas interações e teimando em lutar contra essas mudanças, por outro, temos a oportunidade de mostrar o quanto a nossa comunidade e o nosso modelo de publicação é transformador, tanto para os escritores quanto para os leitores.

Livros são feitos com o propósito de serem lidos, e aqui na UICLAP a gente acredita que deve ser o leitor quem decide se um livro vale a pena ou não, essa visão permite um espaço democrático de publicação, onde todos têm a oportunidade de promoverem seus trabalhos e com isso, traçarem caminhos de sucesso.

Esse modelo de publicação é importante para dar espaço a autores, mas também é uma grande movimentação econômica, muitos escritores estão transformando suas vidas por meio da publicação de livros.

Comunidades Literárias

As comunidades literárias se fortalecem e se expandem. Por isso, nos últimos anos houve uma crescente em concursos literários, que dão oportunidade de surgir novos estilos, de escritores fortalecerem seus vínculos e também unirem forças em publicações de antologias e fomentos.

O retorno dos eventos presenciais também é uma oportunidade sem igual que reflete o avanço desse novo modelo editorial, onde o espaço é compartilhado por escritores e leitores de vários estilos, que podem realizar trocas de percepções de mercado e aprimorarem os trabalhos de divulgação dos seus textos.

Foco no Escritor

A UICLAP é a porta de entrada para que os escritores sejam as verdadeiras estrelas da publicação, o selo nunca será mais importante do que a força de um escritor. E acreditar na democratização da publicação, permite que os escritores, não apenas tenham o mesmo espaço, mas vejam como seus esforços podem ser recompensados. E como o nome de cada um se fortalece à medida que promovem seus trabalhos.

Com o Ranking de Medalhas, a gente dá a oportunidade e o incentivo para que os escritores criem estratégias assertivas de divulgação e tenham o mesmo espaço, segundo seus próprios esforços, para trabalhar a divulgação e promoção de seus livros. 

Liberdade de processos, publicação democrática e remoção das burocracias no processo de publicação já são realidade no presente e irão avançar para um futuro ainda maior.

Esse é o nosso objetivo, materializar sonhos, democratizando a publicação, distribuição e vendas de livros no agora, valorizando o escritor independente e seus trabalhos, sempre!