Quer aumentar as chances de vender seu livro?

Você publicou seu livro de forma independente e agora precisa vender? Veja aqui as nossas dicas.

Seu livro já foi publicado e agora chegou a hora de vendê-lo. Lembre-se que você será o maior divulgador da sua obra, então é muito importante fazer isso da forma certa. Veja algumas dicas para aumentar as chances de vender seus livros:

1 – Acredite em seu conteúdo

Não basta saber tudo sobre vendas de um livro, é preciso acreditar no conteúdo. Esta será a sua principal força motivacional e os leitores sentem isso, será a força que vai te ajudar a investir tempo e energia em seu trabalho como escritor(a). 

2 – Dedique-se em produzir um livro atrativo

Tenha zelo pela publicação, uma boa capa, contracapa, formatação adequada, esmero com o conteúdo, entre outros. Tenha em mente que uma publicação bem-feita é atrativa e a capa do seu livro servirá como vitrine de vendas do conteúdo.

3 – Divulgue-se!

 Após a execução do passo 01 e 02, com a finalização do conteúdo, é hora de divulgá-lo. O leitor talvez ainda não conheça o seu conteúdo ou não tenha referência prévia do seu livro, por isso, é muito importante que invista na divulgação do seu trabalho, mais abaixo você encontrará dicas sobre como pode fazer isso.

4 – Entenda seu produto

É preciso entender primeiramente que o livro é um produto. Por não ser um produto tangível como um bicicleta, um móvel, etc., trata-se de um produto que o consumidor compra às cegas. Isso significa que ele pode saber a sinopse, entender o tema pela capa, mas compra sem saber se gostará ou não. Por isso, é muito importante entender o produto e ter um “divulgador”. 

O consumidor pode pensar: Por que comprar um livro de um desconhecido, se posso comprar um livro indicado por um amigo? Quando o escritor tem um divulgador, alguém que recomenda o livro para outros, automaticamente a obra deixa de ser desconhecida. A compra deixa de ser uma loteria. 90% dos leitores compram livros que foram indicados por alguém.

Qual seria então a melhor maneira de, com um baixo investimento, ter grandes chances de vendas? Para responder a essa pergunta é necessário que se conheça o comportamento de compra do consumidor no mercado editorial, portanto, vamos a alguns números:

5 – Entenda o consumidor: Como os leitores compram livros?

90%Compram livros por indicação
8 a 9%Compram livros para atender a uma instituição de ensino
1%Compra  livros aleatoriamente

A tabela acima contém tudo que precisamos saber para ter uma chance de alavancar as vendas, analisando a mesma, podemos perceber que o ingrediente principal para vender livros é o famoso boca a boca.

Por que comprar um livro desconhecido se podemos comprar um que algum amigo nos indicou? Quando nos indicam um livro, ficamos tentados a comprá-lo, pois significa que alguém o comprou, leu e virou um “divulgador”. Aquele sentimento de insegurança na compra de algo desconhecido diminui (e muito!). A compra deixa de ser uma loteria. 

O Grupo Primário

São as pessoas de relacionamento mais próximo: familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. A dica é investir para presentear este grupo com seus livros, fazer um evento de lançamento, presentear em datas comemorativas, realizar sorteios. Este é o melhor investimento a ser feito para iniciar a sua jornada. O marketing que faz sentido. Peça as impressões dessas pessoas, faça fotos, divulgue as entregas.

Divulgadores orgânicos

Uma vez que o Grupo Primário passa a ter acesso ao conteúdo do seu livro, eles podem se tornar os divulgadores. Aqui dependerá, em muito, do conteúdo. Se o conteúdo agradar o Grupo Primário, o boca a boca começa, eles irão falar sobre as suas impressões e chegarão ao Grupo Secundário – um grupo maior e mais distante do autor. Novamente, se o conteúdo agradar, levarão para o Grupo Terciário, onde mais vendas acontecem e assim sucessivamente.

O Grupo Primário funcionará como um laboratório. Investe um pouco e obtém-se muitos feedbacks.

O Grupo Secundário te permitirá entender o potencial do conteúdo, com um investimento super baixo.

Os grupos mais distantes são só alegria, a garantia de sucesso e o recebimento de direitos autorais.

Importante!

Agora que já sabe por onde começar as suas vendas, é importante entender a necessidade de investir no conteúdo para permitir que o Grupo Primário tenha acesso. É um investimento que pode mudar a sua vida como autor(a). 

Um investimento que pode mudar vidas é sempre o melhor investimento, não é mesmo?

 

#FICAADICA