Quer aumentar as chances de vender seu livro?

Seu livro já foi publicado e agora chegou a hora de vendê-lo. Lembre-se que você será o maior divulgador da sua obra, então é muito importante fazer isso da forma certa. Veja algumas dicas para aumentar as chances de vender seus livros:

1 – Acredite em seu conteúdo

Não basta saber tudo sobre vendas de um livro, é preciso acreditar no conteúdo. Esta será a sua principal força motivacional e os leitores sentem isso, será a força que vai te ajudar a investir tempo e energia em seu trabalho como escritor(a). 

2 – Dedique-se em produzir um livro atrativo

Tenha zelo pela publicação, uma boa capa, contracapa, formatação adequada, esmero com o conteúdo, entre outros. Tenha em mente que uma publicação bem-feita é atrativa e a capa do seu livro servirá como vitrine de vendas do conteúdo.

3 – Divulgue-se!

 Após a execução do passo 01 e 02, com a finalização do conteúdo, é hora de divulgá-lo. O leitor talvez ainda não conheça o seu conteúdo ou não tenha referência prévia do seu livro, por isso, é muito importante que invista na divulgação do seu trabalho, mais abaixo você encontrará dicas sobre como pode fazer isso.

4 – Entenda seu produto

É preciso entender primeiramente que o livro é um produto. Por não ser um produto tangível como um bicicleta, um móvel, etc., trata-se de um produto que o consumidor compra às cegas. Isso significa que ele pode saber a sinopse, entender o tema pela capa, mas compra sem saber se gostará ou não. Por isso, é muito importante entender o produto e ter um “divulgador”. 

O consumidor pode pensar: Por que comprar um livro de um desconhecido, se posso comprar um livro indicado por um amigo? Quando o escritor tem um divulgador, alguém que recomenda o livro para outros, automaticamente a obra deixa de ser desconhecida. A compra deixa de ser uma loteria. 90% dos leitores compram livros que foram indicados por alguém.

Qual seria então a melhor maneira de, com um baixo investimento, ter grandes chances de vendas? Para responder a essa pergunta é necessário que se conheça o comportamento de compra do consumidor no mercado editorial, portanto, vamos a alguns números:

5 – Entenda o consumidor: Como os leitores compram livros?

90%Compram livros por indicação
8 a 9%Compram livros para atender a uma instituição de ensino
1%Compra  livros aleatoriamente

A tabela acima contém tudo que precisamos saber para ter uma chance de alavancar as vendas, analisando a mesma, podemos perceber que o ingrediente principal para vender livros é o famoso boca a boca.

Por que comprar um livro desconhecido se podemos comprar um que algum amigo nos indicou? Quando nos indicam um livro, ficamos tentados a comprá-lo, pois significa que alguém o comprou, leu e virou um “divulgador”. Aquele sentimento de insegurança na compra de algo desconhecido diminui (e muito!). A compra deixa de ser uma loteria. 

O Grupo Primário

São as pessoas de relacionamento mais próximo: familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. A dica é investir para presentear este grupo com seus livros, fazer um evento de lançamento, presentear em datas comemorativas, realizar sorteios. Este é o melhor investimento a ser feito para iniciar a sua jornada. O marketing que faz sentido. Peça as impressões dessas pessoas, faça fotos, divulgue as entregas.

Divulgadores orgânicos

Uma vez que o Grupo Primário passa a ter acesso ao conteúdo do seu livro, eles podem se tornar os divulgadores. Aqui dependerá, em muito, do conteúdo. Se o conteúdo agradar o Grupo Primário, o boca a boca começa, eles irão falar sobre as suas impressões e chegarão ao Grupo Secundário – um grupo maior e mais distante do autor. Novamente, se o conteúdo agradar, levarão para o Grupo Terciário, onde mais vendas acontecem e assim sucessivamente.

O Grupo Primário funcionará como um laboratório. Investe um pouco e obtém-se muitos feedbacks.

O Grupo Secundário te permitirá entender o potencial do conteúdo, com um investimento super baixo.

Os grupos mais distantes são só alegria, a garantia de sucesso e o recebimento de direitos autorais.

Importante!

Agora que já sabe por onde começar as suas vendas, é importante entender a necessidade de investir no conteúdo para permitir que o Grupo Primário tenha acesso. É um investimento que pode mudar a sua vida como autor(a). 

Um investimento que pode mudar vidas é sempre o melhor investimento, não é mesmo?

 

#FICAADICA

Quer aumentar as chances de vender seu livro?

13 pensou em “Quer aumentar as chances de vender seu livro?

  1. Sou escritor e espero fazer essa parceria com vocês. Quero todos meus livros com ISBN. Vou ver se consigo seguir os passos para a publicação.

    1. Oi Marcia, boa noite!
      Desculpe pelo atraso no retorno por aqui. Esperamos que tenha conseguido concluir seu livro.
      Para um atendimento mais rápido, pode nos contatar por instagram se tiver alguma dúvida pontual. 🙂

  2. Boa tarde, Betinho. Tudo OK? Tenho 3 livros pelo Clube de Autores mas pretendo publicá-los com vocês é cancelar os outra plataforma. Não sei se você sabe mas eles um negócio que eubavho legal que a disponibilização de algumas páginas da obra para que os visitantes tomem conhecimento do conteúdo. Essa disponibilização é opcional e o autor é quem determina por número. Vocês têm isso? O que você acha? Forte abraço. William

  3. Importante também fazer parcerias com bookstagrams que fazem resenhas, postam trechos, fazem unboxing! Praticamente todos os livros que passam pelas minhas mãos, os autores tem um boom de vendas.

  4. Importante também fazer parcerias com os bookstagrams que fazem resenhas, postam trechos e unboxing. Praticamente todos os livros da Uiclap que passam pelas minhas mãos em parcerias, os autores tem um boom de venda devido a nossa divulgação.

  5. Boa noite.

    Eu já sou autor de um livro didatico, tenho um livro publicado por uma determinada editora, gostaria de saber encarecidamente como eu posso por o meu livro no site da vocês para vender?
    Se vocês vendem livro de outra editora também? Como se dar o processo? Caso vocês não vendam o livro de outra editora eu consigo publicar com vocês e vocês colocariam o nome da outra editora? Me deixe saber. Obrigado!!!!

    Respeitosamente.

    1. Olá Alex, tudo bem?

      Se não houver algum acordo de exclusividade com a outra editora, você pode publicar aqui com a gente sim, sem problemas.
      Basta subir os arquivos do livro seguindo o procedimento de publicação da plataforma 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo