05 Dicas para um lançamento de sucesso!

Seja virtual ou presencialmente, os lançamentos são ótimos para que você tenha contato com as pessoas que podem mudar a sua história para sempre: os leitores. A gente trouxe 05 dicas para te ajudar a ter um lançamento de sucesso.

Dicas_lançamento do livro

Seja virtual ou presencialmente, os eventos de lançamento do livro são ótimos para que você tenha contato com as pessoas que podem mudar a sua história para sempre: os leitores. A gente trouxe 05 dicas para te ajudar a ter um lançamento de sucesso.

Publicar um livro é uma grande materialização de um sonho, e com a UICLAP ficou muito fácil! O próximo passo é trabalhar o lançamento desse livro. Aqui vamos mostrar que os desafios que você imagina, são bem fáceis de resolver, se você souber como fazer e se planejar. Vem conferir o caminho! 

O lançamento de um livro é um passo importante para todo escritor que deseja assumir essa carreira e está pronto a abraçar a escrita como parte importante da vida. 

Você pode conferir tudo que precisa para um lançamento aqui.

Interaja desde antes!

A ideia aqui é que você entenda: ninguém, vai trabalhar melhor a sua imagem do que você mesmo, com seu jeitinho, em sua simplicidade e características únicas. Então é preciso entender que, se fazer presente na sociedade atual, não é opção, é regra! 

Estar presente nas redes sociais pode exigir algumas horas de você, mas se conseguir tirar cinco minutos para pensar no que vai dizer, cinco minutos para fazer uma foto ou um vídeo, e mais cinco minutos para pensar no que quer contar às pessoas que te seguem, em quinze minutos de uma semana, você tem, ao menos, uma publicação. 

As redes sociais possibilitam a aproximação do autor com o público leitor como nenhuma outra ferramenta, e quanto mais participam do processo, mais os leitores vão se interessar pelo resultado. 

Você quer ser lido, certo? Quer ter feedbacks sobre o que escrever, não é? Quer que as pessoas se interessem pelo que tem a dizer no seu livro, não é mesmo? Então você precisa marcar presença. 

Se você vai trabalhar um livro e sonha com o lançamento, nunca se esqueça disso: marque a sua presença entre os seus leitores desde antes! 

Divida um pouco sobre o seu processo de escrita, fale sobre seus personagens, deixe que os leitores sintam a sua empolgação, participem da sua felicidade em cada etapa da sua jornada. 

O público do dia do seu lançamento dependerá da sua dedicação e vontade de conquistá-lo. Se você não marca presença, o leitor também não vai marcar. 

Seja acessível! 

Além de marcar a sua presença nas redes sociais e entre o público leitor, você precisa ser acessível. Se você é aquela pessoa que interage pouco, pode colocar uma barreira entre o seu livro e o público. Afinal, para ter curiosidade de ler o conteúdo, o seu livro precisa ser conhecido por alguém.

Mesmo os familiares para os quais você enviar o seu livro de presente ou convidar para o lançamento, só vão ter vontade de te apoiar, se você for acessível. Isso não tem a ver com timidez, tá? Você não precisa se oprimir para ser acessível. 

Pode responder a perguntas, fazer sorteios ou dar desconto e datas importantes e ter mais a falar do que simplesmente: “compre o meu livro”. 

Responder comentários, direct, agradecer elogios, elogiar outros autores, falar sobre o que leu, comentar sobre a escrita do seu livro com familiares e amigos, dar like para amigos e colegas escritores, divulgar lançamento de outros… Todas essas atividades não exigem que você se desfaça da sua personalidade, não deixe as pessoas no vácuo, seja acessível e você verá o quanto isso pode ser prazeroso e te ajudar no resultado do dia do seu lançamento. 

Pra facilitar, você pode treinar a sua interação antes de responder às pessoas, isso pode te ajudar a vencer algumas barreiras sociais.

O evento de lançamento de um livro é um evento para quem gosta do escritor, principalmente se for o primeiro livro. Os sentimentos precisam ser retribuídos, as pessoas vão te amar e amar o seu trabalho na medida que se sentirem amadas.

Encare o lançamento com responsabilidade 

Lançar um livro é um sonho, mas também um trabalho. Por isso, honre o seu planejamento, as suas parcerias, as datas e horários, os valores e pagamentos da organização. Todo e qualquer planejamento para o lançamento de um livro, deve ser encarado com responsabilidade e seriedade. 

Essa responsabilidade envolve o comprometimento que você tem em retribuir o apoio que recebe, principalmente de divulgadores, familiares e influencers.

Quer que um influencer divulgue o seu livro? Ótimo! Você retribui o trabalho repostando, comentando, respondendo os interessados no livro, participando do progresso da publicação ou acha que, se precisou pagar, não precisa interagir? 

Quer contar com a presença de amigos escritores no seu evento? Como você retribui o trabalho deles?

Como está sua interação com o local de lançamento? Fez permuta? Quais trabalhos fará para honrar o compromisso? Como está a prestação de contas? Já tem um lote de livro para o lançamento? Saiba como realizar a compra de lote com desconto.

Quanto mais responsável você for, menos dor de cabeça ou surpresas desagradáveis terá.

Encare o antes com seriedade também, durante o planejamento, preocupe-se em ter à mão informações precisas sobre o seu livro e trabalho. Separe a sinopse, faça uma boa nota biográfica para enviar aos seus divulgadores ou aos digital influencers que participarão da divulgação, prepare um release do que deseja que aconteça no evento, prepare boas fotos e material de divulgação. 

Não tenha vergonha de se apresentar como escritor

Mesmo quem ainda não lançou um livro, é um escritor. Escrita vem do exercício de escrever, quanto mais você faz, mais você é. Não tenha vergonha de assumir isso para si mesmo e para o mundo. 

Se você ainda não escreveu um livro, use o jargão “livro de estreia” na divulgação, isso vai te ajudar a passar um ar de comprometimento na divulgação. 

Se já não é o primeiro livro, não esqueça de usar “autor do livro…” com o nome do seu último livro publicado, para mostrar que você já faz isso há um tempo. 

Lembre-se que as pessoas assimilam as mensagens que passamos com a importância que damos. Se não der importância aos seus trabalhos, os leitores não vão conseguir fazer isso por você. 

Quando for falar do processo de escrita, divida a rotina, seus estudos, suas pesquisas, trechinhos de textos, leituras e processos de escrita. Todas essas atividades apresentam a escrita com seriedade a quem te acompanha. 

UICLAP! 

Você está na comunidade literária que mais cresce. Você já é um Uiclaper. Nessa comunidade onde todos se apoiam e torcem pelo sucesso uns dos outros. Manter sua presença e participar da conquista de outros, bem como ajudar a tirar dúvidas e deixar seu apoio a outros escritores, mostra que você se importa com a comunidade de escritores que se conheceram através da UICLAP

A UICLAP também ajuda na divulgação de seus escritores com base em suas conquistas e posições no ranking de medalhas, mas só vamos saber que você fez palestras, vai participar de algum evento, palestrar, divulgar materiais, se tiver o hábito de marcar a gente nas suas postagens. 

Fique atento às campanhas promocionais e use os templates exclusivos para a sua divulgação. 

Conte com o nosso apoio sempre. Faça do seu lançamento um passo importante para a sua trajetória e saiba que a gente estará aqui torcendo para tudo dar certo e para que a sua jornada seja incrível sempre!