05 Dicas para melhorar o seu texto e sua habilidade de escrita!

Escrever bem é uma questão de treino. Inúmeros livros, acadêmicos, profissionais e consultores repetem isso o tempo todo. Separamos cinco dicas especiais para você desenvolver e aprimorar a sua habilidade! Vamos nessa?!

05 Dicas para melhorar a qualidade do seu texto

Escrever bem é uma questão de treino. Inúmeros livros, acadêmicos, profissionais e consultores repetem isso o tempo todo. Separamos cinco dicas especiais para você desenvolver e aprimorar a sua habilidade! Vamos nessa?!

Crie uma rotina de prática!

Hábitos precisam de tempo para se desenvolverem e se tornarem parte da rotina e, com a escrita não é diferente. Você vai precisar dedicar tempo para praticar.
Você não precisa praticar escrevendo um novo livro, se não quiser, mas a dica que fará a diferença é que você escreva sobre um assunto que gosta!
Quando ficamos entusiasmados, nosso treinamento se torna descontraído e deixa de ser visto como uma obrigação.
Você pode experimentar escrever um breve resumo sobre um filme que assistiu, uma nota de jornal que viu, um livro que leu, as sensações que despertam em você, após ouvir uma música. Até mesmo escrever receitas das suas comidas favoritas pode ser parte do hábito de escrita. Não se esqueça, para desenvolver um hábito sólido, ele precisa acontecer diariamente, não importa por quanto tempo.

Leia com frequência!

A leitura anda lado a lado com a escrita, uma não existe sem a outra. Remova da sua mente, de uma vez por todas, que é possível ser um escritor de sucesso sem o hábito da leitura.
Afinal, para fazer um bom texto, você precisa de um bom vocabulário. E não, isso não é trabalho de um revisor, o escritor precisa ter um bom domínio sobre a escrita, até para conseguir desenvolver a criatividade e exercitar suas habilidades.
A leitura te coloca em contato com pontos de vista diferentes. Ela também é o melhor meio para se descobrir o uso de palavras, novas palavras, uso de expressões regionais e, de quebra, ainda te ajuda a decorar regras básicas da língua portuguesa.

Estude e pesquise sempre que possível!

Estudar é uma das melhores maneiras que temos de exercitar o nosso cérebro. Estudar um pouco sobre escrita, elementos narrativos, elementos de construção textual, gramática e ortografia, mostra que você valoriza a sua maior ferramenta de trabalho.
O escritor precisa desse zelo para conseguir criar textos que conquistem o leitor de maneira objetiva. Atualmente, muitos livros soam para os leitores como pura encheção de linguiça, aproveite o seu treinamento e se destaque exatamente por saber como construir histórias do jeito certo: com foco!
Vai escrever sobre um tema que chamou a sua atenção? Ótimo! Tire um tempinho para pesquisar sobre ele.
Quando você pesquisa sobre um assunto, tem contato não somente com o seu objetivo, mas com a abordagem que as pessoas dão ao tema. Assim você saberá escrever de um jeito que seu leitor vai perceber o cuidado que você teve em entender o assunto.

Não tenha vergonha de tirar as suas dúvidas.

As dúvidas aparecem sempre. É normal! Mas não é por isso que você deve deixar pra lá. Não deixe passar batido.
Dúvidas são uma chance de aprender algo novo. O ideal é usar essas dúvidas com o ponto destacado acima, como temas de pesquisas. E você também pode perguntar ou conversar com professores, editores, revisores. Será uma oportunidade de expandir os seus contatos, fazer networking ou até mesmo conquistar novos leitores.

Peça e saiba ouvir feedbacks!

Ao escrever um texto, você tem ali a sua visão. Os feedbacks são importantes porque são visões de outras pessoas. Encare como uma oportunidade de melhorar o seu texto. As opiniões podem ser um campo valioso para que você saiba se o seu conteúdo agrada ou não ao leitor, se você é objetivo ou não, e podem te ajudar a construir uma história ainda melhor.
É importante entender que mesmo um feedback negativo é uma oportunidade de crescimento. Assim, saber ouvir é uma chave poderosa para um escritor.

Por que escrever bem é tão importante?

Se a escrita é a sua ferramenta de trabalho, precisa estar afiada e pronta para ser usada em toda oportunidade que se apresentar. Além disso, aprimorar a qualidade da escrita vai te ajudar a se desenvolver na vida profissional e pessoal. Acredite! Você melhora até na maneira de se comunicar.
A escrita ainda ajuda a organizar os pensamentos, a não perder ideias e a ser mais confiante inclusive na divulgação dos seus trabalhos.
E aí, pronto para escrever o seu próximo texto?
Coloque em prática nossas dicas e sua habilidade de escrita vai evoluir muito! Não se esqueça que a UICLAP está aqui para te ajudar na sua trajetória como escritor.
Publicar um livro será um acontecimento incrível para você e, quanto mais estiver preparado, pode ter certeza que suas chances de se destacar serão ainda maiores!