Você sabe o que escrever em um autógrafo?

A gente sabe que não se costuma pensar muito no que escrever para autografar um livro, mas acredite, essa assinatura pode conquistar mais leitores e transformar o seu livro em uma recordação inesquecível! Sabe como? Então vem conferir!

Você sabe o que escrever em um autógrafo?

A gente sabe que não se costuma pensar muito no que escrever para autografar um livro, mas acredite, essa assinatura pode conquistar mais leitores e transformar o seu livro em uma recordação inesquecível! Sabe como? Então vem conferir! 

Um autógrafo personalizado pode transformar o seu livro em um tesouro ou no livro favorito de quem o recebe, isso porque a mensagem se torna significativa a quem recebe. Foi algo pensado para ela, é um toque pessoal e, por isso, é preciso cuidado ao formular essa mensagem singular. 

Para te ajudar a escolher o que escrever, separamos algumas dicas básicas que podem contribuir com o sucesso do seu autógrafo. Aproveite para aplicar no seu evento de lançamento, nas participações em feiras ou eventos literários e para presentear pessoas especiais! 

Faça perguntas breves ao leitor. 

Faça perguntas essenciais, como o nome e a grafia, para não cometer erros. Tente incluir algo sobre uma personagem favorita, uma passagem que combine com o que viu na pessoa e, se tiver tempo, pergunte coisas como de onde vem, o que achou do lançamento e qual a expectativa para a leitura, você pode usar essas informações no autógrafo, uma mensagem breve e alinhada. 

Crie um bordão para usar! 

É bom tirar tempo para pensar em algo que personalize sua assinatura com a temática do livro. Para isso, precisa escolher com carinho que trecho da sua criação é mais significativo para você e partir daí. Treine bastante até ficar satisfeito com o que criou. 

Lembre-se que quanto mais especial for, mais seu livro também se tornará especial para quem o recebe. 

Inclua informações como local e data onde o autógrafo foi concedido. 

Por que fazer isso? Porque você criará o chamado vínculo de exclusividade! O leitor saberá que ele e poucos outros leitores terão algo tão exclusivo e marcante da sua carreira como escritor. 

O leitor sempre se lembrará da ocasião e do que ela representou para ele ao abrir o seu livro e esse sentimento não tem preço! 

Crie uma assinatura especial

Não precisa ser nada elaborado demais, mas pode tirar um tempo para treinar, talvez inserir uma estrela, um coração, um rostinho feliz, fazer uma letra mais trabalhada, você escolhe. O legal disso é mostrar ao leitor que o seu autógrafo foi pensado e vai cheio de carinho. Acredite, eles prestam atenção nesses detalhes! 

Mas ó, escreva de maneira legível, hein?! Ninguém gosta de receber algo que jamais vai conseguir ler, a menos que sua ideia seja fazer o leitor decifrar, como uma mensagem secreta. 

Não esqueça que seu autógrafo deve conter seu nome e sobrenome, caso use, ou o pseudônimo completo. E sua escrita precisa ter um padrão em todo livro que assina, ou parecerá um improviso feito de qualquer maneira, o que não é a ideia aqui. 

Gostou das dicas? Não esqueça de contar para a gente se você já deu um autógrafo! Ah! Qual foi o seu sentimento ao autografar uma cópia do seu livro publicado? 

A UICLAP é um Portal gratuito de publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, que conecta o autor diretamente ao mercado. Sem exclusividade e sem tiragem mínima.