Você sabe o que é enredo?

enredo

O enredo é o elemento que dá sequência a uma história. É por meio dele que aprofundamos e desenvolvemos os acontecimentos da narrativa que construímos.

Vamos aprendermos um pouco mais sobre esse elemento narrativo?

Todo escritor sabe que escrever é algo inato. Vem e acontece com a naturalidade com a qual respira-se, mas para aprimorar nossas habilidades naturais, precisamos estudar. Isso não é diferente com a escrita. Conhecer os elementos que compõem a narrativa é um fator importante para quem deseja construir boas histórias.

O enredo também é chamado trama, argumento ou intriga, trata-se da sequência de fatos que acontecem em uma história, todas as situações, ações, pensamentos, escolhas e definições dos personagens, estão englobados no enredo. É o que confere sentido e emoção à história.

Você pode chamar o enredo de “esqueleto da história”, pois é por meio dele que tudo se desenvolve. O ponto principal de definição de um enredo é o conflito. Afinal, em uma história, desenvolvemos os meios para chegar ao conflito e as formas com as quais o resolveremos, ou não, ao longo da narrativa.

O que é conflito?

Conflito é o ponto principal de uma trama. É o ponto onde acontece a tensão da história, o choque que conduzirá a narrativa para um clímax. O conflito pode ter diferentes motivações, pode ser de ordem social, política, psicológica, moral, religiosa, entre outras. Isso significa que o conflito é o ponto onde o personagem precisará “rivalizar” com algo ou alguém para conduzir a narrativa ao seu ponto central.

Um personagem pode se opor a si mesmo — rivalizar com seus dilemas, incertezas, sua natureza, sua moral, questões pessoais. Pode se opor à sociedade — um problema com a comunidade, costumes, tradições, aceitação, perspectiva popular. Se opor a outro personagem — disputar o mesmo prêmio, disputar espaço, rivalizar perspectivas. Pode se opor às forças da natureza — enfrentar furacões, ações do tempo, clima, locais, devastações. Em resumo, o conflito é o ponto central do dilema do personagem na narrativa. Seu ponto de oposição que dificultará ou impedirá a sua chegada no objetivo.

Entendido o que é o conflito, vamos voltar ao enredo. Para que o conflito aconteça, traçamos no enredo as ações que nos levarão a ele.

O que são ações?

São as ações que determinam o momento em que o conflito deve ser apresentado ao leitor, o momento em que acontecerá e o momento onde começará a se resolver. 

As ações acontecem em cenas, apresentando os personagens, contando pequenas histórias dentro da história principal, desenvolvendo o texto em um curto espaço narrativo do todo. São onde determinamos os detalhes do passado, presente e futuro, segundo aquilo que idealizamos para a história. Geralmente as cenas são descritas exatamente como aconteceram. São os tempos nos quais apresentamos ao leitor a nossa ideia. Ou as ideias dentro da ideia principal.

O ponto principal para começarmos a desenvolver um enredo que caminhe para o conflito, podemos dividi-las em quatro partes:

  • Local – onde se passa a nossa narrativa, onde acontece cada coisa. 
  • Consequências – o que se desencadeia da ação principal, o que se desencadeia da ação de cada personagem ou fio narrativo.
  • Velocidade – tempo em que tudo se desenrola, tempo em que acontece cada ação. 
  • Importância – qual a importância para o principal, qual a importância para chegar ou levar aquele personagem ao ponto principal.

Você pode pensar na construção das cenas focadas em cada personagem, focada em todos, focada no ambiente, enfim, da maneira como desejar, sempre levando em consideração como essa cena vai e ajudar a chegar ao conflito da sua trama.

Enredo linear e não linear

Um enredo linear pode se dividir em quatro partes principais: 

  • Exposição: é o começo da história, a apresentação das coisas, como tudo inicia. Aqui o foco é situar o leitor sobre o que é a história e o que está acontecendo. 
  • Complicação: aqui a história passa a se desenvolver, você começa a separar ou juntar personagens, apresentar outros núcleos, conduzir a história adiante. O conflito é o choque ou o impedimento do protagonista, da própria história ou de algum elemento chegar ao objetivo, aqui você vai trabalhar, como e por que é difícil chegar lá. Essa é a hora de dar volume à história. 
  • Clímax: chegamos ao ponto de tensão. É o pico, o auge, o embate. Clímax é a parte principal de um romance. É a hora de medir quem pode mais, onde apenas um sai vitorioso, onde todas as questões chegam para se desenrolar. Desfecho: aqui está a conclusão do assunto, como o nome bem diz. Trabalham-se os fatos finais, eles podem ser abertos ou fechados, mas se encerram aqui, ainda que sigam em um novo volume.

Já um enredo não linear precisa apresentar esses elementos, mas não precisa seguir a ordem apresentada. Você pode confundir essa sequência, mas torna o texto mais desafiador e precisa de muita meticulosidade para ficar compreensível ao leitor. 

Para um enredo ser trabalhado adequadamente, precisamos pensar no seu tema central. O ideal é que você consiga definir o tema em uma palavra.

Dessa palavra você vai pensar no assunto do seu enredo. Desenvolver, de maneira mais específica, o que vai abordar. Pense no assunto como um resumo, uma síntese do seu enredo. Feito isso, desenvolva a mensagem. Sua conclusão, o que você quer, para onde vai e onde quer chegar com o seu assunto.

Agora que você já sabe o que é enredo e como desenvolvê-lo, pode aplicar esse conhecimento no desenvolvimento da sua história.


Esperamos que essa dica ajude a melhorar ainda mais a qualidade do seu texto.

Nosso objetivo é democratizar a publicação de livros. Isso inclui compartilhar conhecimento e ajudá-los a desenvolver suas habilidades. 

autopublicação pode parecer desafiadora, mas a UICLAP está aqui para tornar o seu caminho na publicação independente mais fácil.