VAMOS DANÇAR, POESIA?
AS SETIGONISTAS ao quadrado - uma dança poética, escrito por Jaque Monteiro e Noi Soul, é um livro de setígonos, um novo gênero poético brasileiro criado em Pernambuco (2020) por Admmauro Gommes, Cícero Felipe e José Durán y Durán.
O setígono possui sete versos, mas o curioso está na maneira como eles dialogam e se comportam, surpreendendo quem o lê, ao revelar, no mínimo, três poemetos que saltam de dentro de um único poema. Lembra a boneca matriosca: ao abrir cada camada, deslinda-se uma nova história.
A forma como este projeto tomou corpo foi, de certo modo, inusitada. Cada uma das autoras tinha um conjunto de setígonos originais. Surgiu então a ideia de separar alguns poemas e reuni-los numa única obra. Trinta e cinco setígonos de cada escritora foram escolhidos sem qualquer combinação prévia. A organização dos pares de setígonos surpreendeu-as com a afinidade entre eles. Mais ainda: perceberam que em vários setígonos, os versos polares de cada dupla conversavam entre si — ora um lançava a pergunta, o outro oferecia a resposta; um revelava a ferida, o outro, a cura. E, quando vistos em conjunto, os quartetos aproximavam-se, tocavam-se e completavam-se em sua totalidade.
Outra surpresa: encontrar sentido na leitura da justaposição dos setígonos de páginas contíguas. Essas duplas de poemas receberam a classificação de setígonos justapostos. Observe exemplos destes setígonos justapostos nas páginas: 58-59; 66-67; 86-87; 90-91 etc. Experimente ler o primeiro verso da poesia de uma autora e, na sequência, o primeiro verso do poema da outra, na página ao lado, como se formassem um único texto.
Repita isso até terminar a leitura dos setígonos inteiros. Nada foi premeditado, mas orquestrado pela sinergia ressonante do projeto. A leitura convida você a desvendar os arcanos escondidos sob os véus de cada linha e entrelinha dos poemas.
Boa leitura!
