Como cuidar de um gato?
Resgatei alguns gatos da rua e percebi, com o tempo e as aventuras, quanto ignorante e inexperiente eu era, e o quanto as pessoas cultivam mitos e sabem pouco sobre gatos. Este livro foi escrito com descontração e objetividade, para dar diretas mesmo, de forma clara, para quem não é rico, sabe que cuidar de um bichinho custa caro, e está às cegas por este caminho, sem ajuda de alguém experiente que tenha tropeçado, para indicar as manhãs e os truques que podem ser usados.
Quando uma pessoa rica adota um gato, a primeira coisa que ela faz, ou deveria fazer, é levá-lo ao veterinário para avaliar o estado de saúde, fazer tudo que manda o figurino. Quando uma pessoa pobre adota um gato, ela não faz ideia de por onde começar, e muitas vezes não começa; vai tropeçando à medida que os possíveis problemas vão aparecendo, e eles aparecem. O objetivo deste livro é ser aquela dica de quem já passou por isso, que evita que você perca tempo, dinheiro (que você já não tem), saúde e a capacidade de ser útil a esse ser que depende do seu bom senso para ser pelo menos bem tratado, se possível, feliz e saudável.
Quando não se sabe o que fazer, o que acontece é um monte de investimento no caminho errado. É preciso paciência, disposição, atenção, sensibilidade e alguém que possa te dar uma luz, um jeito que você ainda não pensou. Pessoalmente passei por vários momentos desnecessários e tristes, e os gatos então, nem se fala. Adoraria que alguém tivesse dado um toque simples num momento de beco sem saída, e que eu pudesse ter essa dica antes do momento de “se eu soubesse…”
Aqui você encontra várias dicas de como passar longe dos becos sem saída e trocar muitos “se eu soubesse” por “bom saber!”. É tudo de experiente para inexperiente, aqui não há a perfeição nem o que os melhores especialistas recomendam, há apenas o que se deve saber antes de meter os pés pelas mãos e o coitado do gato numa fria. De não profissionais da área para marinheiros de primeira viagem. Bom embarque.