Qual a diferença entre editar e diagramar um livro?

edição e diagramação do livro

Editar e diagramar são dois processos diferentes na produção de um livro, mas muitas vezes são confundidos. Vem conferir! 

Edição: Moldando a Essência do Livro

A edição é um processo profundo que se concentra na estrutura, conteúdo e estilo do livro. No caso da autopublicação, é fundamental que você cuide muito bem da mensagem que deseja transmitir. Mesmo que contrate profissionais para realizar os passos necessários de preparação do seu livro, é essencial que você pesquise sobre todo o processo e acompanhe de perto o que acontece. Assim você garante que ficará exatamente como idealizou. 

Edição de um livro é todo o caminho editorial de produção de um livro, mas há alguns pontos que se destacam e a gente vai entender um por um: 

  1. Revisão de Conteúdo, Desenvolvimento e Estilo: identificação de inconsistências, erros na construção do texto, aprimoramento da trama, personagens e fluxo narrativo, bem como ajustes na estrutura do texto. Envolve também garantir que o livro siga no gênero literário pretendido e que a autenticidade permaneça na escrita.
  2. Revisão do texto: correção voltada à gramática, ortografia, coesão e coerência do texto. Você pode contar com auxílio de um profissional ou realizar a revisão por conta própria, fica a seu critério. Lembre-se de zelar pela qualidade do seu livro, ok? 
  3. Registros (Direitos Autorais, ISBN, Ficha catalográfica): cuidar de realizar os registros necessários para salvaguardar os direitos da sua obra e autoria, a UICLAP não exige nenhum dos registros, mas aconselha e deixa a decisão ao seu critério, tá? Saiba mais aqui.
  4. Diagramação: sobre este, a gente conversa abaixo!
  5. Criação de Capa: você pode seguir um de nossos vídeos tutoriais e fazer a criação por si só, mas não se esqueça que este é o seu cartão de visitas, por isso você também pode optar por contar com auxílio profissional.

A edição foca sua força no conteúdo, mas acompanha os demais passos. Ficou mais fácil separar um do outro agora, né? 

Diagramação, o Cuidado Estético

A diagramação se concentra na apresentação visual do livro. Um diagramador habilidoso transforma o manuscrito em um produto final atraente, considerando elementos como:

  1. Layout de Página: organização do texto, margens, e espaçamento para uma leitura fluída.
  2. Fontes e Tamanhos: escolha cuidadosa de fontes que correspondam ao tom do livro, bem como tamanhos de fonte adequados.
  3. Elementos Gráficos: inclusão de gráficos, imagens e elementos visuais para enriquecer a experiência do leitor.

É claro que você pode fazer sua própria diagramação, inclusive, temos tutoriais exclusivos para quem deseja se arriscar, quer ver?

Diagramação básica em Word para publicação na UICLAP

Diagramação Do Livro No InDesign - Básico

Mas se você não se sente preparado, conte com a ajuda de um profissional para deixar o seu livro do jeitinho que você sonhou. 

Conheça nosso marketplace de serviço.