Michael J. Sullivan: 22 anos até o sucesso!

Inspire-se nessa história.

Quer publicar seu livro? Nossa dica então é: não desista!

Michael J. Sullivan já vendeu quase 2 milhões de livros somente em inglês e reúne contratos em mais de 75 idiomas. Ele ficou mundialmente conhecido por As Revelações Riyria, As Crônicas Riyria e vários outros romances, mas antes de ver suas obras ganharem o mundo, ele trilhou um longo caminho até se tornar um escritor de sucesso.

Ele é um dos poucos autores que já publicou seus livros de três maneiras:

  1. De forma independente;
  2. Publicação com uma pequena editora;
  3. Por meio de uma grande editora tradicional.

Por 15 anos, Michael escreveu 13 romances que ninguém tinha interesse em comprar. Frustrado e com mais de 100 rejeições, ele decidiu interromper seu sonho de se tornar um escritor e por quase dez anos se dedicou exclusivamente ao seu trabalho no ramo publicitário.

O gatilho para voltar a escrever e publicar seu livro

A dificuldade que a filha de Michael tinha para ler decorrente de sua dislexia foi o que o despertou de novo para seu sonho, e o desejo de escrever algo divertido para ela foi o que lhe rendeu uma série de seis livros, que foram disponibilizados na internet e reuniram inúmeros leitores pedindo que esses livros fossem publicados.

Ao ver a reação do público, Michael tentou vender a série para uma editora tradicional, mas mais uma vez foi recusado. Nesta época ele prometeu a si mesmo não mais tentar publicar seus livros, entretanto, sua esposa ainda buscava uma pequena editora dos Estados Unidos, e após 200 rejeições, acabou conseguindo.

Em pouco tempo porém a editora apresentou problemas econômicos e Michael teve de comprar de volta os direitos de sua série. Por fim, ele passou a publicar seus livros sozinho, por meio da Ridan Publishing, empresa criada por sua própria esposa para viabilizar a publicação.

Os três primeiros livros venderam bem e Michael chegou a vender 10.000 livros por mês, mas o quarto livro travou. Apesar disso, ele e sua esposa conseguiram vender a série para uma das cinco grandes editoras tradicionais, realizando então um antigo sonho.

Publicação com grandes editoras

Após o sucesso de sua série Riyria, traduzida para 13 idiomas, Michael escreveu Hollow World, um romance de ficção científica e mostrou para sua então editora, contudo, foi recusado.

Michael não se deixou abater e criou um fundo entre seus leitores para captar recursos. O resultado foi muito acima do esperado, atraindo finalmente a atenção de sua atual editora e outras, mas desta vez, ele e sua esposa foi quem os recusaram, optando por manter a publicação independente.

A história de Michael não é diferente da história de muitos outros autores. O que vemos é um mercado antigo, que dita regras e classifica o que é bom ou ruim baseado em sua própria experiência, que muitas vezes, não condiz com a expectativa do mercado.

Dito isso, que tal publicar seu livro agora de forma independente?

Veja nossa FAQ e tire todas as suas dúvidas sobre a autopublicação com a UICLAP.

O próximo best-seller pode ser você!