Perguntas Frequentes

Home Perguntas Frequentes

Saiba mais e tire suas dúvidas sobre a Uiclap e o sistema de autopublicação de livros impressos aqui nas perguntas frequentes.

1 – O que é a UICLAP?

A Uiclap é uma startup de autopublicação de livros impressos, uma plataforma digital que viabiliza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, sem custo nenhum para o usuário. Completamente diferente de editoras tradicionais. Estamos funcionando desde 25/11/2019. Siga-nos em nossas mídias: Instagram: @uiclapbr @loja.uiclap Facebook: Uiclap Twiter: @uiclapbr e Linkedin: Uiclap

2 – Preciso investir algum valor financeiro para publicar?

Não, não precisa investir valor financeiro nenhum, basta fazer o upload do seu conteúdo em portal.uiclap.com e seguir os passos para publicá-lo.

3- Gostaria do meu livro na versão digital, é possível?

O foco da Uiclap são livros impressos, não trabalhamos com e-books, por enquanto.

4- Qual é a tiragem mínima?

Não tem tiragem mínima, se o você quiser adquirir apenas uma cópia de seu livro você consegue.

5- Devo enviar meu conteúdo por e-mail?

Não, não envie seu conteúdo por e-mail, para publicar basta acessar PORTAL e seguir os passos.

6- Consigo adquirir meu livro por um preço mais baixo?

Sim, você consegue adquirir seus livros a preço de custo. Ao terminar a publicação vá para PORTAL – LIVROS – FINALIZADOS – CUPOM DE DESCONTO. Você recebe dois descontos, um para uma compra única de uma unidade a preço de custo e outro cupom vitalício que permite o autor adquirir em grandes quantidades (mínimo 10 unidades) a preço de custo.

7- Consigo criar cupons de desconto personalizados?

Sim, a UICLAP permite que você crie seu próprio cupom de desconto, quantos quiser, para compartilhar com grupos diferentes; família, trabalho, amigos e etc e diferentes datas: Natal, Black Friday e etc. Basta acessar: PORTAL – Livros – Finalizados – Cupom de Desconto – Cupom para Clientes – Criar Novo Cupom – Escolher o valor – clicar em criar cupom e clicar em OK.

8- A Uiclap faz serviços de diagramação, capa e revisão?

Não, a Uiclap não é uma ferramenta de criação, o conteúdo deve estar pronto (inclusive a capa- contracapa, lombada e capa) para que possa ser feito o upload do mesmo. A Uiclap não interfere em conteúdo nenhum.

9 – Como o meu livro será vendido?

O seu livro ficará disponível para venda na Loja Uiclap (e-commerce), assim você também poderá usar o link do seu livro na loja para divulgá-lo.

Lembrando que é possível parcelar a compra em até 12 vezes.

10 – Como as entregas são feitas?

A Uiclap posta os livros nos Correios e o mesmo faz a entrega. O valor do frete é tabelado pelos Correios, a Uiclap não tem participação financeira no frete. Preencha o endereço de entrega corretamente pois, se a encomenda voltar e motivo for endereço incorreto ou o destinatário não foi encontrado, o custo do reenvio é do comprador.

11 – Qual a quantidade mínima de páginas?

Não existe uma quantidade mínima. Porém, para que seu conteúdo tenha Lombada é necessário no mínimo 60 páginas (30 folhas) – caso contrário as páginas serão grampeadas.

12-Qual o material usado ? Como é a impressão?

Temos duas opções de material para o miolo: opção 01 – papel Offset 75g/m² (branco); opção 02 – papel da marca Avena (cor creme, similar ao Pólen) 80g/m² . Para a capa papel offset 250g/m², temos duas opções para o acabamento da capa: laminação fosca (mais vendido) e laminação com brilho. Não trabalhamos com capa dura e nem com orelha.

A impressão da capa é colorida e a impressão do miolo é em preto e branco.

13- A Uiclap aceita qualquer formato de livro?

Não. Nós trabalhamos com 3 formatos: A4, 16×23 (mais vendido) e 14×21.

14- Como a Uiclap lucra e qual a porcentagem?

A Uiclap ganha somente quando houver uma venda, sua receita vem da produção. Não é possível estimar uma porcentagem, ela varia, pois o autor é quem define o quanto quer ganhar por venda.

15- Qual a minha porcentagem por vender um livro pela Uiclap?

Quando você estiver realizando a publicação, o passo 04 é a precificação. Neste passo um valor de custo de produção irá aparecer automaticamente, este valor é calculado com base no formato do livro, quantidade de páginas e impostos, você deve inserir então o quanto quer receber pelo livro vendido e a soma desses valores será o preço de venda do livro em nosso e-commerce. Portanto o preço de venda é igual ao preço de custo mais a margem que escolheu. Você escolhe qual será a sua porcentagem por venda.

16- Gostaria de ter uma ideia do custo de produção dos livros.

Segue a tabela abaixo para que se tenha uma ideia do custo de produção.

17- Quanto tempo levo para publicar o meu livro na Uiclap e começar a vender?

O seu livro é publicado em tempo real, ao finalizar a publicação seu livro já esta disponível para ser vendido em nosso e-commerce.

18- O upload do arquivo pode ser feito feito em qualquer formato?

Não, o arquivo do livro (miolo) deve estar em PDF e capa pode estar em qualquer arquivo de imagem: JPG,TIF,PNG e etc.

19 – Posso publicar conteúdos de qualquer categoria?

Sim. De romances à trabalhos acadêmicos, todos os gêneros são bem-vindos e ficam separados por categorias na Uiclap Store. 

20 – Os direitos autorais continuam com o autor?

Sim. A Uiclap apenas faz a intermediação dos seus direitos autorais. Não tem multa rescisória. Você pode tirar o conteúdo de maneira bem simples, sem burocracia, com alguns cliques.

21 – É descontado algum imposto ou taxa?

Como o recebimento por parte do autor é referente aos direitos autorais, isto incide IRPF (imposto de renda de pessoa física), retido na fonte, a partir de R$ 1.903,99 mensais.

Isto é, se você fizer uma retirada de até 1.903,98 por mês, o imposto é zero (0%). Para os valores que incidem IRPF, a UICLAP irá reter este valor, e você irá receber o valor já descontado.

Todos estes valores serão deduzidos no seu IRPF. No ato do saque, pode ocorrer um desconto da tarifa de TED ou DOC (o qual for menor), dependendo da regulamentação dos bancos, mas caso aconteça, você será informado no momento do saque.

Veja abaixo a tabela de IRPF referente a ganhos mensais:

22 – Posso tirar da loja quando eu quiser?

Sim. É só você ir em PORTAL – LIVROS – FINALIZADOS e ali você terá a opção de remover ou pausar a venda do livro.

23 – Se eu tiver um acordo com uma editora, posso vender meu conteúdo pela UICLAP também?

Depende, se você tiver acordo de exclusividade com a sua editora, provavelmente não poderá.

Contudo, a UICLAP, não exige nenhuma exclusividade. Entendemos que você deve ter toda a liberdade de escolher onde publicar seus conteúdos.

24 – Posso modificar o conteúdo depois de publicado?

Sim, para modificar o conteúdo, você deve retirar o conteúdo antigo do ar e fazer um upload de um novo (atualizado).

25 – Posso modificar o preço?

Sim. Para modificar o preço basta ir em PORTAL -LIVROS- FINALIZADOS e alterar o valor.

26 – O logo da Uiclap estará na capa do meu livro?

Sim, nosso logo irá na capa, contracapa e lombada. Você pode escolher qual modelo de logo usar, bem como sua posição. Atenção, não prossiga caso você veja na visualização em 3D, que nosso logo está na frente de alguma informação importante como título ou nome do autor. Volte, formate novamente a capa.

27- Consigo ver como o meu conteúdo será impresso?

Sim, você consegue ver em 3D como todo seu conteúdo será impresso, tanto a capa como o conteúdo. Preste bem a atenção se tiver algo que em sua concepção não esteja de acordo, pare, reconfigure e conteúdo.

28- Como sei sobre as minhas vendas, valores a receber?

Em portal.com, você encontra em seu PAINEL, tudo que precisa saber sobre suas vendas e em tempo real: extrato por venda, valor total das vendas, valor a receber, volume das vendas.

29- Gostei, por onde eu começo?

Acesse o site da UICLAP, clique no botão PORTAl, para publicar seu livro ou no botão LOJA UICLAP para conhecer os títulos que estão a venda.

30- Qual é o prazo de entrega do livro?

Pedimos até 5 dias úteis para produzir e postar nos Correios. Após postado, não é possível estabelecer um prazo, pois varia de acordo com a região.

31 – O que é ISBN?

Segundo o site da Biblioteca Nacional, “o ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização”.

32 – É preciso ter ISBN para cadastrar meu livro na UICLAP?

Não, não é preciso. O ISBN é uma forma de catalogar livros – mas não é ele que define o que é e o que não é uma obra literária. O foco da UICLAP é permitir que os autores publiquem as suas obras – considerando o seu conteúdo como a peça mais importante.

33 – Para quê serve o ISBN?

A principal importância é facilitar que a sua obra seja encontrada e distribuída. Por exemplo: se você conseguir algum acordo com alguma livraria, para divulgar e vender o seu livro por ela, provavelmente precisará ter o ISBN. Alguns sites ou redes sociais focadas em livros, por sua vez, também exigirão. Assim, por mais que não seja obrigatório ter um ISBN, é aconselhado. Como o custo é relativamente baixo, vale a pena.

34 – Onde consigo um ISBN?

Pelo site da Biblioteca Nacional, é possível fazer o registro. Para tanto, você precisará se cadastrar como “editor autor” – capacitando-se a fazer o registro como pessoa física.

35 – Como a obra deve ser registrada?

Você pode escolher registrar a sua obra como publicação física ou eletrônica. Na publicação física, uma série de regras de diagramação devem ser observadas – incluindo o posicionamento do código de barras no livro. Neste caso, aliás, caberá a você comprar a imagem do código de barras (também vendido pelo site da Biblioteca Nacional) ou gerá-lo em um software especializado de sua escolha. A possibilidade de se cadastrar a obra como publicação eletrônica vem do fato dos livros disponíveis no site da UICLAP serem comercializados de forma 100% sob demanda (e, portanto, sem uma tiragem física determinada). Esta modalidade é mais fácil para o autor, até por ter exigências menores quanto à diagramação. O código de barras, por exemplo, não precisa ser gerado e impresso nas obras, sendo que você mesmo poderá diagramá-lo, diretamente no seu arquivo.

Mais perguntas frequentes

As perguntas frequentes responderam as suas dúvidas? Se ainda não, deixe a sua pergunta nos comentários aqui embaixo, ficaremos felizes em responder.

Para se cadastrar e ser um dos autores Uiclap, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.