Programas para escrever livro

programas para escrever livros

Um livro é o resultado de muito trabalho – muito trabalho mesmo! O escritor precisa testar muitas coisas durante o seu processo criativo. Escolher o software, ou programa para escrever que melhor se adequa às suas necessidades, também é parte desse processo. 

Como bem sabemos, a escrita é muito pessoal. Por isso, nosso objetivo não é determinar qual programa é melhor do que o outro, mas apresentar opções para você. 

MS Word

Programa da Microsoft, parte do Pacote Office, atualmente disponível para dispositivos mobile, é o editor de texto mais conhecido do mercado, por isso começamos por ele. Permite organizar, editar e escrever textos, gera arquivos em diversos formatos, inclusive PDF, mantém aba de revisão e ferramentas de ajuste. 

Esses recursos facilitam a vida durante o processo criativo do texto.  Muito prático, fácil de entender as funções.

Scrivener 

Pensado para escritores, o programa trata o livro como um projeto desde o início do processo. Permite a visualização das estatísticas de texto de maneira direta, também a visualização do todo quando o escritor desejar. 

Um pouco mais complexo em suas configurações em um primeiro momento, mas com recursos ótimos para quem gosta de escrever e manter o controle da criação. Se este é o seu caso, este pode ser o ideal para você. 

Permite salvar o projeto em diversos formatos, inclusive PDF. Se destaca por salvar em epub e mobi. O programa também mantém estatísticas de palavras mais usadas, logo, será de auxílio para evitar a repetição na construção do texto. É um programa pago. 

yWriter 

De fácil utilização, é muito eficiente, pois permite acompanhar as mudanças realizadas no projeto, você consegue organizar a história, traçar linha do tempo, dividir ou reagrupar partes do texto. 

Ajuda muito a organizar os cenários e permite a inserção de imagens, comentários, o que também permite desenvolver bem os personagens. Não é de manuseio tão simples quanto o Word, mas se você se permitir explorar, logo consegue se adaptar. Disponível inclusive para Linux. 

StoryBook 

Se assemelha ao yWriter em seus recursos, na visão geral da história que permite durante o processo de escrita. 

Organiza as suas informações em fichas, ideal para você que divide o seu processo criativo dessa forma, pois permite a criação de fichas para personagens, trama principal, trama paralela, cenários, tempo. 

Você pode gerar relatórios e bancos de dados com cada uma das alterações realizadas, controlar os pontos onde a história muda o seu tom narrativo, um recurso ótimo para evitar buracos na construção da trama ou mudar bruscamente a condução da história.

Não é tão fácil em seu manuseio, mas nada que tirar um tempo e conhecer o programa não mude. É excelente para estruturar o livro. Dar corpo e não perder detalhes. 

ZenWriter Logo

ZenWriter

É um editor mais “simples” sua principal característica é que torna a experiência de escrever prazerosa pelo seu tamanho de tela, apesar de não oferecer muitos recursos para edição. 

A ideia de utilização deste software é desligar o usuário das coisas ao seu redor, como as redes sociais, por exemplo. Ele tem um ambiente que se sobrepõe a tudo em sua tela, mesmo os ícones da barra de tarefas ficam ocultos 

Google Docs

Se assemelha ao Word. Os recursos e suas possibilidades também, apesar de dispor de algumas coisas diferentes. Por ser diretamente vinculado à sua conta Google, você pode usar sempre que desejar e por vários dispositivos diferentes. 

O seu ponto forte é que o arquivo pode ser compartilhado com outros usuários, o que permite o acesso de editores ou leitores durante a elaboração. 

Evernote

Notas são o ponto forte de todo escritor. Seja para listar cenas, nomes de personagens, novas palavras, variações, insights e etc. 

Você pode sincronizar os dispositivos pelos quais usa o Evernote e as notas podem ser acessadas automaticamente. Você pode organizar suas notas em cadernos. Mas o fato é que a sua utilização é indicada para quem toma notas e escreve em qualquer lugar a qualquer hora. 

Scapple 

É um organizador de ideias. Excepcional para organizar estrutura de texto. Permite criar mapas, árvores genealógicas, traçar linhas do tempo e evitar furos na história. 

Permite relacionar documentos com o texto em elaboração, isso permite definir um enredo mais coerente. Você consegue relacionar um texto ou trecho com outros. Tem muitas facilidades para quem ama manter sua história organizada. 

A UICLAP produz uma série de conteúdos para ajudar você em todo o processo de criação do seu livro até a publicação na plataforma

Seja qual for o programa escolhido para escrever , conte com a UICLAP no desenvolvimento do seu livro. Temos uma série de artigos sobre diagramação, revisão, criação de capas, bem como, você pode consultar o Perguntas Frequentes e esclarecer as suas dúvidas. 

Com o projeto finalizado e só publicar o seu livro em nossa plataforma, para entender melhor como publicar, clique aqui. 

O melhor programa para escrever um livro será aquele que melhor atender às necessidades do escritor, como dissemos no início deste artigo. Escolha o que melhor couber em seu estilo de trabalho, ok? Existem muitos outros programas para escrever, se permita pesquisar.

Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.