Por que você deve escrever um livro?
Todos temos muitas histórias, alguns são extremamente criativos, sempre acreditamos ter uma boa história numa roda de amigos, não é? Essas muitas histórias podem se tornar livros. Essas histórias do dia a dia, podem ser reais fontes de inspiração. Escrever um livro sobre elas é permitir que a imaginação coloque para fora tudo que guarda, absorve ou mesmo as hipóteses da vida.
Todos temos muitas histórias, alguns são extremamente criativos, sempre acreditamos ter uma boa história numa roda de amigos, não é? Essas muitas histórias podem se tornar livros.
Essas histórias do dia a dia, podem ser reais fontes de inspiração. Escrever um livro sobre elas é permitir que a imaginação coloque para fora tudo que guarda, absorve ou mesmo as hipóteses da vida.
Se você já se perguntou se deveria escrever um livro, a resposta é: Sim!
Escrever é uma arte, um ofício, um encontro com sua própria maneira de enxergar o mundo. Além disso, escrever é uma forma de ampliar as suas experiências de vida, suas habilidades de pesquisa e seu senso crítico. Não acredita?! A gente vai te mostrar!
Benefícios da Escrita:
Criatividade:
Escrever é uma maneira de permitir que a sua criatividade encontre espaço, como sua observação da vida passa a ficar mais forte, a escrita será uma ferramenta muito útil e pode mudar a sua visão sobre muitas coisas.
Idade:
Escrever não exige idade! Não existe essa de ser cedo ou tarde demais, sentiu vontade de escrever, então é só colocar em prática! Também não existem prazos. Se você é ansioso e precisa trabalhar para melhorar, a escrita pode ser terapêutica, pois o desenvolvimento de uma história exige paciência e persistência.
Vocabulário:
Quanto mais você se empenha na escrita, mais conhecerá técnicas, livros sobre o tema, mas o principal aspecto que ampliará, será o seu vocabulário. Para enriquecer o seu texto, você pode pesquisar por palavras que nunca usou e seus significados, à medida que exercita essa curiosidade pelo novo, também faz isso no dia a dia.
Produtividade:
Quanto mais você escreve, mais aprende que a rotina e o planejamento são ferramentas importantes, acredite, elas mudarão a sua vida e te ajudarão a trabalhar melhor o tempo ao longo do seu dia. Com isso, a sua produtividade aumenta e você perceberá que consegue se manter muito mais tempo focado.
Senso crítico:
Você será muito mais questionador com a sua relação com o mundo, aprenderá a prestar atenção aos detalhes e pensará antes de tomar uma atitude, tudo isso pode não parecer importante, mas é. Serão mudanças subconscientes, mas todas elas surgirão da sua relação com a escrita e com o desenvolvimento de texto.
A escrita, além de tudo isso, ainda te dará uma sensação de liberdade única. Afinal, todo mundo precisa expor as suas ideaias em algum ponto da vida, pode te servir como um escape, um meio de desabafar e manter a sua criatividade ativa.
Com tantos benefícios, será que não haverão desafios? Claro que sim, mas com o tempo, você aprenderá a lidar com todos eles de uma forma mais leve e certeira.
Desafios:
Desmotivação:
É quase impossível que, em algum momento, você não se compare com outras pessoas. Quando isso acontecer, lembre-se do seguinte: Sim, o mundo tem muitas histórias, mas só você pode contar a sua ou as histórias que imagina.
Não permita que as más experiências de outras pessoas contaminem as suas. Não permita que a frustração de outros, atrapalhe os seus sonhos. Pense na escrita como uma grande realização. Algo que pode mudar a sua vida e os seus comportamentos. Foque nos benefícios e passe por cima do desânimo, tá?!
Bloqueio Criativo:
Bloqueio criativo é uma fase que chega para todas as pessoas que estão desenvolvendo projetos com base em inspiração e criatividade. Mas calma! Você consegue vencer isso também, não se desespere!
Quando perceber que não está conseguindo desenvolver sua história ou parece ter empacado em algum ponto, simplesmente pare! Parece loucura da gente, né, mas não é! Isso funciona muito bem!
Pare de escrever e vá se inspirar! Onde? Com o quê? Como? A gente te ajuda:
- Assista a filmes: aqueles filmes que você gosta muito e que funcionam como um afago no seu emocional;
- Visite parques, museus, exposições, vá se inspirar com outros tipos de artes;
- Conte com os seus amigos, não para falar de escrita, mas para se divertir mesmo;
- Tenha um tempo de qualidade com a sua família;
- Leia livros de autores que te inspiram;
- Saia de casa pelo menos uma vez na semana. Não para trabalhar ou estudar, a gente sabe como a rotina do dia a dia é pesada e cobra muito, mas é preciso que você vá observar a vida em seu momento de lazer, nele, faça o que você puder e quiser para se divertir.
- Depois desse tempo, volte ao texto.
Falta de pesquisa:
A falta de pesquisa atrapalhará a sua evolução na escrita, entenda: NÃO EXISTE escritor que não lê. Se você não criar o hábito de ler, não tiver interesse em pesquisar, não tirar tempo para estudar mais sobre a escrita como uma vocação, vai sempre ficar no raso e perder grandes oportunidades de evoluir.
Problemas financeiros:
Sim, eles são os vilões de muitas coisas na vida real, a gente sabe bem! Mas é possível lidar com isso, com planejamento e confiança, além de, claro, contar com a gente aqui da UICLAP! Como?
Se você quer terminar o seu livro em alguns meses, mas precisa decidir entre custear um evento de lançamento ou divulgação, pese o que mais vai te ajudar a despontar como autor e invista nisso. Não perca o foco e guarde o possível para essa conquista.
Caso não possa contar com a ajuda de profissionais para a produção do seu livro, use os tutoriais que disponibilizamos, treine com eles, treine mesmo e não deixe de realizar o seu sonho. Foque no básico e à medida que conquistar suas coisas, você passa a investir nas melhorias ou nas republicações do seu livro.
Só não engavete uma boa história por isso. Lembre-se que para publicar na UICLAP você não paga nada! Você pode usar os recursos disponíveis no Portal do Escritor, para criar uma boa capa, além de usar todas as informações que sempre disponibilizamos aqui no blog e no FAQ para aprender a fazer suas próprias etapas.
Lembre-se:
Não espere perfeição para publicar ou escrever uma boa história. Conte com o seu coração também e entenda que é um processo contínuo, sempre haverá algo para aprimorar.
Não faça da escrita uma competição. O mercado tem espaço para todos os tipos de textos e leitores. Faça o seu, evite se comparar com outros, se julgar demais ou se inferiorizar, isso não apenas atrapalha o seu processo criativo, como pode te desanimar e frustrar com tudo na vida.
Publicar um livro é uma realização incrível! Se você se empenhar, a gente sabe que você consegue materializar esse sonho. E estamos aqui para te ajudar, inclusive, a não desistir!
E aí? Tem o sonho de escrever um livro e publicar, mas sentia que não tinha um por quê? Acabou de encontrar! Por você! Por cada um dos leitores que podem ter contato com a sua história! Por todas as maravilhosas conquistas que só a escrita de um livro pode te dar.
Vem com a gente nessa! Publique-se na UICLAP!