Pontos de Marketing para Escritores

Algo essencial para que um escritor tenha sucesso, é ter a dose certa de conhecimento do que deseja fazer. Ao publicar um livro, um autor realiza um sonho, mas é preciso se dedicar a conhecer um pouco do mercado editorial independente para saber o que fazer como estratégia de marketing. 

Já abordamos anteriormente a grande relevância que a divulgação inicial tem. Entre seus familiares e amigos começa o estímulo ao público, eles te levam para a segunda gama de leitores, a partir daí, ter conhecimento pode ser o diferencial entre o sucesso e a frustração. 

É essencial ter um perfil ativo nas redes sociais. Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas movimentam as redes sociais diariamente. Não se fazer presente ou demonstrar resistência ao uso das redes sociais como uma forma de tornar conhecido um trabalho é ir de encontro com o objetivo de vender.

É importante ter em mente que não basta simplesmente alimentar as redes sociais com posts incessantes sobre a venda do livro.

Escritores independentes iniciantes ainda não são conhecidos do grande público. É preciso conquistar os leitores. Pessoas gostam de conhecer pessoas, por isso é importante se mostrar presente, dividir percepções, partes do processo de escrita, dicas, entre outros assuntos voltados à escrita, para então inserir os posts de venda de maneira efetiva. 

Uma tendência que está voltando com força e que incita a curiosidade dos leitores é criar um local para trocar conteúdo inteligente. Criar um site ou um blog com pautas voltas à produção do livro, seus processos e a experiência de publicar, trazem interesse de novos leitores no seu material. É importante pesquisar palavras-chave para tanto. 

O ponto é: O leitor precisa conhecer o escritor!

Não podemos nos basear apenas nas experiências dos escritores que temos como espelho ou admiramos. Cada um seguiu o seu processo em um tempo diferente da história, o nosso agora pede que sejamos presentes e focados em conteúdo certos para tornarmos o nosso trabalho ainda mais assertivo.

As parcerias também são essenciais. O público tende a seguir os influencers com os quais mais se identifica, foque em fazer parcerias com essas pessoas, atente-se sempre para o público para o qual se destinam as divulgações da parceira e não espere que o parceiro venda o livro.

Ele irá divulgar para mais pessoas o seu trabalho. Estar presente nos comentários, compartilhar, marcar a postagem e pedir que outros façam o mesmo pode contribuir ainda mais com a visibilidade. 

São pontos simples e podem ser desenvolvidos durante o processo de criação. Entretanto, são essenciais para determinar o sucesso de sua carreira como escritor independente.


Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.


Pontos de Marketing para Escritores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo