“Pode ser que o amor seja uma garota” é o primeiro livro de poesias de Maya Alves

Descubra um universo poético singular nas páginas de "Pode ser que o amor seja uma garota", o aguardado livro de estreia de Maya Alves.

Pode ser que o amor seja uma garota” é o primeiro livro de poesias de Maya Alves

A obra reúne trinta poemas divididos em seções, nas quais a poeta escreve sobre melancolia, a chegada do amor, frustrações, infância e sobre si mesma e o feminino.

A poesia de Maya é reconhecida por seu teor amargo, sua melancolia pungente e pelo discurso ensimesmado e maduro, especialmente se considerarmos que a poetisa tinha só onze anos quando teve seu primeiro poema publicado em uma revista literária. Mesmo quando se afasta de temas que evocam tristeza, como quando conta sobre causos da infância ou quando verseja sobre a lua e uma tarde chuvosa, o lirismo dramático e o sofrimento sempre se apresentam e se afirmam.

O trabalho gráfico que orna o livro e ajuda a tecer ainda mais camadas de enlevo, foram criadas por Jonatham S, principal colaborador de Maya durante o processo de idealização de Pode Ser Que o Amor Seja Uma Garota.

Da obra

“Pode Ser Que O Amor Seja Uma Garota”, é uma miscelânea de poemas angustiantemente belos da jovem poetisa baiana, Maya Alves. Em sua lírica forte, Maya eduz, por meio de versos nada amenos, um desvelar de coisas sob um olhar infante, porém, amadurecido, ainda que coato. Em seu livro, a autora escreve acerca de si própria, suas leituras, seus fascínios; sobre o feminino plural, ora em verso, ora em prosa. Maya nos leva a lugares e memórias de criança por meio de causos e situações comuns a infância de qualquer pessoa.

A jovem poeta já foi comparada por seus leitores à Florbela Espanca por sua contundência e por compartilharem, as duas, as mesmas temáticas, quase sempre muito melancólicas e profundamente emotivas. Não obstante, Maya Alves dedica em seu livro uma seção completa a poemas com este teor, sendo eles aqueles que melhor a definem.

Para se expressar em seus temas, a autora se utiliza de vários recursos linguísticos, tais como: símbolos, metáforas, códigos e alegorias com o intuito de ocultar, agregar ou reforçar sentidos.

Outra característica muito própria da poesia de Maya Alves são as estruturas compostas por três estrofes de quatro versos cada.

Os trabalhos de capa e ilustração são de autoria de Jonatham S, principal colaborador de Maya durante a concepção e desenvolvimento de seu livro. Os desenhos complementam a experiência de arte que é Pode Ser Que O Amor Seja Uma Garota. 

Biografia

Maya Alves é uma jovem poetisa baiana. Nascida em Andorinha, pequena cidade interiorana a 430 quilômetros de Salvador, Maya teve seu primeiro poema publicado em um periódico aos 11 anos, tal como seu primeiro livro, Pode Ser Que O Amor Seja Uma Garota.

Maya, desde muito cedo, esteve em contato, tanto com a leitura quanto com a escrita. A jovem poeta diz recordar-se de ler e escrever em seu pequeno diário ainda aos sete anos. Nele, registrava suas observações, aventuras e anotações sobre o dia, mas foi aos dez que descobriu um gosto pela poesia. Muito reservada e tímida, guardava seus versos apenas para si.

Maya Alves foi descoberta poeta por Jonatham S, seu professor de Cultura Digital à época. O poema “Abraço-te, Tristeza” foi apresentado ao professor que de imediato reconheceu o chamado da garota à poesia. Abraço-te, Tristeza foi originalmente publicado na revista literária norte-rio-grandense, Barbante e é a partir dessa admissão que se desdobram as circunstâncias que levam ao seu primeiro livro, Pode Ser Que O Amor Seja Uma Garota, uma miscelânea de poemas com um alto teor melancólico e presença de uma maturidade antecipada.

Pode Ser Que O Amor Seja Uma Garota reúne poemas de temas diversos, que causam ao leitor gama de emoções, predominando a mágoa, junto com a angústia e o saudosismo. A poesia de Maya costuma alcançar tanto leitores mais experientes quanto aquelas pouco acostumadas com o gênero poético por sua escrita forte e potente geradora de identificação.

Maya também é contista e planeja escrever outros livros de poesias e dentro de outros gêneros literários, como, por exemplo, livros destinados ao público infantil.

Pode Ser Que O Amor Seja Uma Garota