O que te inspira hoje? Torne-se também um épico!

O que te inspira hoje? Torne-se também um épico!

A representação da arte se estrutura em três elementos essenciais: o mito, o rito e o artefato. Este meu segundo livro físico e primeiro publicado pela UICLAP representa o artefato, a concretização de uma obra cultural que nasce do esforço contínuo de pesquisa, escrita e preservação da memória.

O rito manifesta-se nas realizações históricas que sustentam o conteúdo, fruto de pesquisas e fontes primárias inéditas reunidas com rigor e dedicação. O mito, por sua vez, está presente na biografia “Francisco Martins dos Santos: registros inspiradores do épico da Baixada Santista”, onde a trajetória de um homem múltiplo, bibliotecário, pesquisador, escritor, poeta, ator, cantor, historiador, geógrafo, folclorista, ecologista, entre tantos outros, é transformada em símbolo cultural e inspiração. É uma honra apresentar a primeira cronologia de seus registros, celebrando o exemplo e a força de seu legado.

Em apenas 30 dias após o recebimento do primeiro exemplar pela UICLAP, alcancei as categorias Estreante, Ascensão e Seller, um reconhecimento que reflete o valor desta obra. O livro traz prefácio da professora doutora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade, capa de Maria Inah Rangel Monteiro e é dedicado à professora doutora Maria Apparecida Franco Pereira, em gratidão e respeito à sua contribuição à cultura e à educação brasileiras.