Etanol – A substância da morte
Trajetórias Etílicas: Uma Caminhada Alcoólica no Inferno Líquido
Este é um livro cujo protagonista é o álcool etílico, esta droga perigosa, amplamente conhecida e ignorada pela sociedade. Alternando abrangência e profundidade, o autor José Santana deseja dar conta dessa dicotomia. O livro divide-se em duas partes. Na primeira são apresentas 19 histórias fictícias, porém ancoradas na verossimilhança, abarcando pessoas, situações e contextos que, na interação com o álcool, são conduzidas a destinos trágicos. É a abrangência! Na segunda parte o autor abre uma cortina pela qual o leitor poderá não apenas olhar, mas Ver o que é o álcool. É a profundidade!
Em síntese, a empreitada assumida por José Santana é contar a história dessa substância. História que começa na pré-história, quando nossos ancestrais desenvolveram a capacidade bioquímica de metabolizar essa substância tóxica. Daí para frente – com rigorosa pesquisa histórica e científica, escrita fluida e correlações socioculturais – o álcool vai sendo desnudado.
Doenças, tratamentos, violência, fraturas familiares, esgarçamento do tecido social, ações e omissões políticas, economia, publicidade e violento lobby etílico, falências institucionais, loucura, morte... Estes e outros espectros são dirimidos neste livro que deve ser lido pela sociedade em geral e, em particular, por profissionais de saúde, segurança pública, políticos, educadores, pesquisadores, entre outros atores sociais.
Aqui o leitor tem diante se si um corajoso e implacável trabalho de quem se propôs a tirar a roupa do álcool. O autor fez isso e o fez com muita diligência, tirando peça por peça.