Deixa Minha Barriga Em Paz! - Nathália Petry
Quando eu descobri que estava grávida de uma menina, uma das minhas preocupações como mãe, mulher e nutricionista foi sobre como eu iria protegê-la da objetificação do seu corpo, da prática das dietas restritivas e da insatisfação corporal.
Eu mesma sofri muito odiando meu corpo, vivendo compulsão alimentar e adoecendo com transtornos alimentares. Com certeza, a cultura tóxica de padrões de beleza e dietas contribuiu muito para que isso acontecesse. Estudando sobre prevenção de transtornos alimentares, entendo que uma forma eficiente de prevenção é o ensino às crianças de que seu corpo não é errado, de que a comida é uma amiga, e de que elas podem e devem ouvir seus sinais de fome e saciedade para se alimentar. Ter um livro infantil sobre isso é uma necessidade.
Assim, desde o nascimento da minha filha Olívia (4 anos), senti a necessidade de um livro infantil que abordasse a prevenção de insatisfação corporal e de dietas, o qual não encontrei no mercado. Um tema essencial, que deve ser trabalhado com pais e crianças, profissionais da saúde e professores, a fim de prevenir transtornos alimentares e problemas com a imagem.
Por isso, criei e produzi o primeiro livro de prevenção às dietas e insatisfação corporal: um livro sensível sobre o assunto, cuidando com sua escrita para não provocar gatilhos, e abordando este tema denso e importante de forma criativa e lúdica.
Sinopse
O livro conta a história de uma menina, Laura, que vive uma situação muito chata e invasiva: seu querido amigo Renato debocha de sua barriga! Laura não entendeu qual era o problema. Quem disse que barriga tem que ser grande ou pequena?
Chateada, Laura conta o ocorrido para sua vizinha Cida, a qual só piora a situação ao dizer: “é que você gosta muito de comida!”
Laura fica confusa, e não entende a situação. Mas encontra vó Dorinha, que explica sobre respeito a todos os corpos, fome e saciedade, e desfaz a confusão!
O primeiro livro infantil de prevenção às dietas!
Aborda os temas: imagem corporal e respeito aos sinais de fome e saciedade, o livro ensina que corpo e comida são assunto individual!
“De uma forma educativa, sensível e rica, tenho certeza de que esse livro poderá ajudar no cuidado e na prevenção com as crianças, e também com os pais. Este belo livro demonstra que existem vários tipos de corpo, e mostra que todo corpo merece ser respeitado. Demonstra, ainda, que a comida pode ser amiga e que também pode ser prazerosa. Espero que curtam a leitura tanto quanto eu aprecie.”
Gisele Magri, nutricionista
“Escrito para traduzir debates tão complexos sobre o corpo e a cultura da dieta a linguagem dos pequenos, esse livro é encantador. Vai trazer diálogos muito importantes entres famílias e encher de emoções os olhos dos adultos. Esse é o livro infantil que todos gostaríamos de ter lido quando crianças.”
Juliana Meirelles, psicóloga