Como surgiu a UICLAP?

Como surgiu a Uiclap, uma startup que está revolucionando o mercado editorial.

Betinho e Rui

A gente não se cansa de falar, e vocês não se cansam de perguntar: Como surgiu a UICLAP?

Antes de mais nada, para quem ainda tem dúvidas sobre o conceito, a UICLAP é hoje uma startup exclusiva de autopublicação de livros impressos totalmente gratuita para o autor.

Betinho, formado em administração de empresas e pós em gestão contábil e financeira, se viu desempregado após 7 anos dedicados a uma empresa que acabava de ser adquirida por um grupo estrangeiro. Foi essa demissão que abriu espaço para a realização de um antigo sonho: Um intercâmbio para o Canadá.

Passado o intercâmbio e de volta a realidade no Brasil, Betinho se viu em uma situação comum a muitos! Em suma, vários currículos enviados e zero de retorno. No paralelo à busca por emprego, ele só tinha uma certeza: queria gerar oportunidade e renda para outras pessoas para que elas não tivessem que passar pelo o que ele estava passando.

Lendo muito e conversando com amigos, ele buscava alguma brecha no mercado onde pudesse atuar. Nesse meio tempo, o que ele via: grandes livrarias fechando e entrando em recuperação judicial, editoras quebrando, autores “apanhando”, li-te-ral-men-te!

Diante desses fatos, foi um ano estudando o mercado editorial para perceber que a profissão “escritor” era secundária para a grande maioria. Apenas 10% dos conteúdos produzidos eram aprovados por editoras, ou seja, a grande maioria dos autores nem se quer conseguiam uma chance para publicar seu conteúdo.

Grandes autores best-sellers, inclusive uma de suas autoras favoritas, a J.K. Rowling, tinham histórico de rejeição, e por isso, ele se questionava se o modelo de negócio das editoras estava mesmo correto.

Em meio a esse cenário, contudo, algo lhe chamou a atenção! Como a AMAZON, empresa que começou sua história a partir da venda de livros, valia 1 trilhão de dólares?

Betinho sabia que ali alguma coisa estava errada e ele procurava respostas.

Livros físicos teriam saído de moda?  Claramente não.  Dados indicavam a preferência dos leitores pelo papel e até crescimento em vendas.

Mas então, qual era a peça que faltava para fazer essa roda girar da melhor forma?

Aprofundando melhor o pensamento!

Após estudar o mercado editorial e já partindo de algumas premissas, Betinho comparou editoras e livros com outros mercados:

Fotos: Por meio do instagram e facebook, qualquer pessoa pode tornar suas fotos públicas. Não há censura inicial, portanto, se o mercado gostar, ela pode rentabilizar!

– Vídeos:  Por meio do YouTube, qualquer pessoa pode tornar seus vídeos públicos. Não há censura inicial, portanto, se o mercado gostar, ela pode rentabilizar!

– Música: Por meio do Spotify, qualquer artista pode publicar suas músicas. Não há censura inicial, portanto, se o mercado gostar, ele pode rentabilizar!

Livros: Por meio de editoras tradicionais, POUQUÍSSIMOS podem publicar. Além disso, há casos de extrema censura, e até de humilhação!

Uau!! Estava aí a brecha que Betinho precisava para começar o seu negócio.

“Será mesmo que editoras tradicionais sabem avaliar, de fato, se seu conteúdo é atrativo ou não para o mercado? Será mesmo que, para aqueles conteúdos aprovados, seja justo a editora definir preço de mercado e deixar o autor com uma margem pífia?”, se perguntava Betinho, por exemplo.

Com todas essas inquietações em mente, ele dividiu seu pensamento com seu então amigo Rui, que posteriormente, se tornou sócio fundador da UICLAP.

Mas quem é o Rui?

Engenheiro de Sistemas e administrador, Rui é não só um grande amigo, mas sim aquele gênio por trás do desenvolvimento dessa ferramenta mara que permite que autores publiquem, enfim, seu livro de graça, precifiquem e vendam, sendo a impressão e a entrega feita pela UICLAP, e o melhor, sob demanda!

A startup nasceu oficialmente no dia 25/11/2019. De lá até esse post 7 meses se passaram e foram mais de 500 títulos publicados.

Para nós fundadores da UICLAP, são mais de 500 sonhos materializados em livro!

A jornada ainda é longa, mas juntos, ainda vamos longe. Nossa meta? Quebrar paradigmas, dominar o cenário editorial na América Latina. Tornar escritor uma profissão, de fato!

Agora que você já conhece a nossa história, queremos conhecer a sua. Venha ser um autor UICLAP e fazer parte do nosso mundo laranja.

Tem dúvidas sobre como publicar seu livro físico? A resposta que procura com certeza está aqui na nossa FAQ. Acesse, leia com atenção e fique por dentro do jeito UICLAP de publicar.