Como Ser Um Escritor!

Existem passos importantes que podem ajudar na trajetória de quem pretende ter a escrita como realização de vida

Ser escritor

Não existe uma fórmula mágica para tornar uma pessoa, um escritor de sucesso. Mas existem passos importantes que podem ajudar na trajetória de quem pretende ter a escrita como realização de vida.

Seja paciente! 

O primeiro passo é ter paciência. Parece óbvio, mas é muito necessário. A paciência será fundamental para que você não desista de bons textos por falta de aprovação ou por não ter muitos leitores. O tempo para um escritor deve ser um aliado, não um inimigo. Então você precisará trabalhar com prazos reais. 

Leia mais e melhor! 

Um escritor é um excelente leitor. Você precisa se preparar para ler, não apenas vários tipos e gêneros literários, mas também livros mais técnicos, dos quais você pode tirar exercícios de escrita e dicas que vão aprimorar suas habilidades. 

Um escritor não pode ser preguiçoso para ler, é preciso começar a ler de uma maneira um pouquinho diferente, afinal, a leitura vai se tornar um campo de estudo para você no momento que decidir ser escritor. Os livros não vão ser apenas uma fonte de divertimento, distração ou terapia, eles serão um canal de estudos.

Você precisará prestar atenção às regras gramaticais em uso, aprender palavras novas, entender como um fio narrativo pode ir para esse ou para aquele caminho. Será como ler, olhando atentamente as entrelinhas também. 

Não é preciso muito, apenas dedicação, ler com vontade, absorvendo os materiais, tirando tempo para pensar no que leu e no quanto isso te ajuda. Ler de tudo e estar em contato com vários tipos de materiais.

Estabeleça uma rotina

Talvez esse seja o ponto mais importante e mais difícil, criar uma rotina é ter um novo hábito em vidas que são sempre muito corridas. Mas escrever é como praticar exercícios físicos: se você quer ver resultados, precisa fazer mais de uma vez e com qualidade.

Você nem sempre estará inspirado, assim como um atleta nem sempre está bem. Mas esse exercício diário vai garantir que a qualidade do seu texto fique cada vez melhor.

Participe de cursos e oficinas

Cursos de escrita criativa estão disponíveis em vários formatos, tamanhos, variações de tempo e estilos, você escolhe se será presencial ou à distância, a carga horária e tudo o mais que estiver envolvido. 

Os cursos se adequam às rotinas com facilidade, e se você quer ser escritor, essa dica é muito importante! 

Não basta saber as técnicas de escrita, você também precisa entender como aplicá-las, na prática, e saber como o mercado funciona. 

Tenha um espaço para falar dos seus textos ou mostrá-los 

As opiniões de leitores e internautas podem ajudar a enxergar pontos que você não viu na leitura, e podem te levar a um novo nível, te dar uma nova visão do que já tem ou mesmo te ajudar a criar coisas novas. Você pode fazer isso por meio das redes sociais, criando um blog, participando de fóruns ou páginas de escrita. 

Converse com escritores de diversos segmentos 

É ideal ter amizades com escritores de diversos estilos. Não é apenas falar das experiências e pegar contatos para eventualidades, mas estabelecer relações que sejam boas e reais. 

Essas pessoas te darão opiniões com visões baseadas no que já produziram e podem te ajudar no desenvolvimento profissional e a ter novos contatos.

Nunca se esqueça do seu caminho 

A coisa mais importante aqui é que você tenha muito claro em sua mente a sua motivação. Você, antes de qualquer outra pessoa, precisa saber por que quer ser escritor. 

O que te motivou a escrever? Se estiver em busca de fama, deve repensar a motivação, em qualquer área, a fama é uma consequência, nunca um objetivo. Sua motivação vai te acompanhar durante toda a sua trajetória e você não pode esquecer jamais do que te trouxe até aqui. 

Após seguir os passos para começar o seu caminho, você terá grandes decisões a tomar, sobre como e onde publicar. Mas calma, a gente te ajuda! A UICLAP está aqui para facilitar o processo de publicação. 

Pode contar com a gente sempre para realizar o seu sonho de publicar um livro, com qualidade e cuidado. Além disso, você pode aproveitar para fortalecer a sua participação na nossa comunidade literária, trocar suas experiências com outros escritores e entender mais os desafios e as melhores coisas do caminho de um escritor. Estamos aqui para fortalecer a sua jornada e fazer da autopublicação uma opção de sucesso para você, escritor!