Como distribuir livros para livrarias?

Como distribuir livros para livrarias?

Conseguir que seu livro seja vendido em livrarias físicas é um desejo de muitos autores. Neste artigo, você verá como pode negociar com livrarias para que seu livro esteja disponível nas prateleiras.

A maioria das livrarias físicas trabalha em sistema de consignação com as editoras para realizarem as vendas dos livros de um jeito que ambos lucrem, para autores, o sistema pode ser bem diferente, o ideal é pesquisar muito e se preparar bem antes de dar qualquer passo nessa direção. 

Não se esqueça que a partir da medalha Ascensão no Ranking de Medalhas, você pode disponibilizar o seu livro físico para vendas através da Amazon. Esteja sempre atento ao seu Portal de Publicação para não perder os benefícios de cada medalha. 

Preparação, Pesquisa e Seleção de Livrarias

Para enviar seu livro, certifique-se de que está pronto para o mercado. Isso inclui ter uma capa profissional, revisão editorial e formatação adequada. 

Assegure que seu livro atenda aos padrões da indústria para garantir que ele seja bem recebido pelas livrarias. Para contar com ajuda especializada, contate os profissionais do marketplace de serviços e deixe o seu livro no padrão solicitado.

Para iniciar as negociações, é essencial pesquisar e selecionar as livrarias que melhor se alinham ao seu público-alvo. Identifique aquelas que apoiam autores e têm um histórico de aceitar novas obras. 

ISBN

Adquira um ISBN (Número Padrão Internacional de Livro) para o seu livro. Isso é essencial para a identificação única do seu livro. Além disso, obtenha os códigos de barras necessários para a capa (a ser visto na sua negociação). Assista ao nosso tutorial.

Contato Inicial

Envie um e-mail para a pessoa responsável pelas decisões de compra na livraria. Fale sobre o seu objetivo, compartilhe brevemente sua história e explique por que seu livro seria uma adição valiosa.

Preparação de Materiais de Apresentação

Elabore um pacote de apresentação profissional que inclua uma sinopse envolvente, informações sobre você como autor, resenhas favoráveis, números de vendas (se aplicável) e qualquer prêmio ou reconhecimento recebido. Isso ajudará a destacar a obra. 

Tenha uma Proposta de Vendas

Apresente uma proposta clara e concisa. Especifique os termos do acordo, como margens de lucro, descontos de atacado, políticas de devolução e qualquer apoio de marketing que você esteja disposto a oferecer. Esteja aberto a negociações, mas mantenha objetivos e limites claros.

Caso solicitem uma cópia para avaliação, inclua uma carta de apresentação e informações relevantes sobre o livro. Certifique-se de seguir as diretrizes específicas de cada livraria.

Destaque os pontos que mostram como seu livro pode beneficiar a livraria. Isso pode incluir a atratividade para o público local, temas relevantes, ou a inclusão em eventos e sessões de autógrafos. 

Mostre como seu livro se encaixa na estratégia de vendas da livraria. Lembre-se, a UICLAP tem ótimas condições para compras em lote. Saiba mais aqui.

Quando ambas as partes concordarem com os termos, formalize o acordo por meio de um contrato. Tenha cuidado e paciência para analisar as condições acordadas, claramente estabelecidas, incluindo prazos de entrega, regras de devolução e qualquer outra cláusula relevante.

Marketing e Promoção

É importante entender que colocar um livro à venda em uma livraria, não significa sucesso imediato. O trabalho será contínuo e partirá de você mesmo. Por isso, torne o marketing parte essencial da sua trajetória como escritor. 

Invista tempo e esforço em estratégias de marketing e promoção. Utilize mídias sociais, blogs e parcerias para aumentar a visibilidade do seu livro e atrair o interesse das livrarias.

Mantenha um canal aberto de comunicação com a livraria e esteja pronto para fazer ajustes conforme necessário.

Enviar um livro às livrarias por conta própria exige dedicação, paciência e estratégia. Negociar com livrarias como autor pode parecer desafiador, mas com preparação e paciência, é possível conquistar acordos valiosos. Boa sorte nas suas negociações!