Como descobrir qual é o seu estilo de escrita?

Descobrir o seu estilo de escrita é um passo avançado de um longo caminho. Até se sentir confortável, você precisará de tempo e prática, mas alguns passos úteis podem te ajudar a identificar esse estilo e até te deixar mais confortável na hora de escrever.

Como descobrir qual é o seu estilo de escrita?

Descobrir o seu estilo de escrita é um passo avançado de um longo caminho. Até se sentir confortável, você precisará de tempo e prática, mas alguns passos úteis podem te ajudar a identificar esse estilo e até te deixar mais confortável na hora de escrever.

Leia, leia e leia mais! 

Um escritor é, antes de tudo, um leitor. Diversifique os assuntos que consome, leia livros, artigos, poesias e outros tipos de texto, de diferentes autores e gêneros. Isso ajudará você a entender diferentes estilos de escrita e descobrir o que mais gosta e o que menos gosta.

Trabalhe sua autenticidade

Se você é apaixonado pela escrita e tem certeza de suas preferências textuais, parta para a escrita com base no que você gosta, não vá se preocupar com a opinião de outros nessa fase. 

Escreva do seu jeito, pense nos textos que gosta de ler e em como se sente quando está em contato com eles. Quanto mais autêntico você é nesses momentos, mais fácil fica para identificar melhor o seu estilo.

Mantenha frequência

Escreva sempre que possível, mantenha frequência até para que você possa experimentar diferentes estilos e separar aqueles que têm facilidade em desenvolver. Você não precisa escrever um livro atrás do outro, mas pode tirar tempo para estudar e exercitar a sua escrita, até como meio de manter a sua criatividade ativa. 

Exercite diferentes gêneros e estilos, como ficção, não-ficção, poesia e romance. Essa parte vai te ajudar a sentir confiança e descobrir sua voz.

Saiba ouvir

Amigos, familiares, outros escritores e grupos de escrita, bem como leitores, podem te ajudar a identificar seus pontos fortes e fracos, podem te ajudar a melhorar e aperfeiçoar o seu estilo, mas tudo depende de saber ouvir. 

Ainda que o estilo seja algo pessoal e que ninguém possa tirar de você ou mudar, se você não quiser, as críticas te ajudam a mapear dificuldades que podem ser trabalhadas e contribuir não apenas com a sua busca, mas também com uma carreira de escritor . Afinal, todo mundo ama estar perto de pessoas receptivas e abertas ao diálogo respeitoso.

Saiba identificar suas principais características

Observe seus textos, observe todos os exercícios que fez e faz, tente identificar características que te marcam, traços que são apenas seus, que tornam a sua escrita única. Isso pode levar tempo, então faça essa parte com muita calma e não tenha medo de demorar o quanto precisar. 

Pode ser o uso de metáforas, construção de frases, bordões sutis nas frases de personagens, vocabulário específico, tom ou voz narrativa diferente, sua linguagem, qualquer detalhe. Esse padrão que aparece em seus textos, independentemente do tamanho ou gênero, é o seu estilo. A marca impressa no seu modo de escrever que ninguém mais tem. 

Feito tudo isso, que tal deixar o mundo conhecer o seu melhor também? Publique o seu livro sem medo de burocracias ou cláusulas em contratos abusivos. Aproveite a sua liberdade criativa e siga para a autopublicação

Escrever um livro para se conhecer, para fazer do texto um experimento ou para permitir que mais pessoas conheçam a realização do seu sonho é um passo incrível, mas fazer isso com a liberdade que só a jornada da autopublicação é capaz de dar, torna tudo ainda mais especial e amadurece a sua experiência. 

Seja o que for que escolher, o importante é continuar escrevendo e se divertindo enquanto explora suas possibilidades. A gente estará aqui, esperando que você publique e brilhe muito na sua carreira.