Como criar uma BIO de sucesso no Portal do Escritor da UICLAP?

Como criar uma BIO no Portal do Escritor da UICLAP

A BIO UICLAP – biografia do autor – no Portal do Escritor, ajuda a divulgar ainda mais o seu trabalho e conectar os leitores diretamente com quem escreve.

Ter uma BIO estruturada vai te ajudar a seguir pelo caminho do sucesso.

Muitos leitores se interessam tanto pelos livros e pelos escritores, que a simples leitura não é suficiente. Eles querem parabenizar o escritor, saber mais sobre ele, descobrir quem é e em quais redes está ativo. 

Quando os leitores estão escolhendo livros na Loja UICLAP, eles geralmente se interessam em procurar mais sobre o autor. Por isso, é tão importante o preenchimento da BIO UICLAP por parte do escritor.

A BIO foi idealizada para servir como um espaço onde os escritores podem se apresentar aos seus leitores, para que digam quem são, quais são as suas motivações ao escrever e para servir como um acesso prático e simples a TODAS as suas redes de contato.

Quando a BIO está bem preenchida, além de fornecer uma boa experiência para os leitores, eles conseguem tirar dúvidas sobre o livro e sobre o autor. De modo geral, a BIO torna você mais acessível e quebra as barreiras de comunicação para os que acompanham o seu trabalho.

O que escrever em uma BIO? Cabeçalho, Nome, Foto e Slogan

No cabeçalho, você escolhe como deseja manter o cabeçalho de abertura da sua BIO. Você pode escolher entre cores ou a imagem “Uiclaper com orgulho”, e mostrar o quanto você gosta da UICLAP! =)

O campo “Nome” deve ser preenchido com o nome que você deseja se apresentar ao público.

A Foto deve interagir com o seu objetivo: pode ser uma selfie simples, uma imagem sua com o livro, ou até uma charge que tenha as suas características. Essa escolha é bem pessoal e deve ser pensada segundo o objetivo de cada escritor, tá?

Ah! A foto não é obrigatória, mas um perfil sem identificação pode não ser atraente a um leitor, a BIO sem foto também gera proximidade, pense nisso com carinho na hora de decidir.

O Slogan é aquela frase que te define, você pode optar por uma citação, por uma frase do seu livro ou de outros autores, tudo precisa conversar com a sua personalidade.

[lyte id=’GiWmJD-U8u8′]

Sobre 

Nesse campo você vai deixar a criatividade rolar. Para funcionar como uma apresentação, você pode resumir um pouco de sua história, do seu trabalho e formação, pode falar um pouco sobre as suas motivações para escrever, livros que já publicou, contar um pouco do seu processo de escrita, falar sobre ações, lançamentos, premiações, concursos ou eventos que já tenha participado. Pode também elencar algumas das suas habilidades como escritor ou na sua área profissional e como elas te ajudaram a chegar a publicar um livro

Não fique se pressionando nessa etapa, fique à vontade e leve o tempo que precisar. Tudo no seu tempo! Quando estiver pronta, leia, faça aquela revisão básica e certifique-se que está exatamente como você esperava. 

Dica: Confira BIOs de outros escritores da plataforma. Assim você pode se inspirar e ter uma ideia do que escrever. O importante é que a descrição seja uma bela apresentação de você como escritor. 

Livros Publicados 

Aqui os seus leitores e amigos verão as suas obras já publicadas. Ao clicarem nos livros, serão direcionados à Loja da UICLAP. Isso serve também como um gatilho de vendas. Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado, e para ser reconhecido como um escritor de talento, precisa ter orgulho de se mostrar assim.

Configurar relatórios para a BIO UICLAP

Essa parte é destinada a quem gosta de mostrar seus números em suas páginas profissionais ou seu engajamento nas redes sociais de escritores. Temos um excelente artigo falando, em detalhes, sobre a função do Google Analytics e do Facebook Pixel. 

Google Analytics: Passo-a-passo

Facebook Pixel: Passo-a-passo

Depois de tudo pronto, não se esqueça de clicar em SALVAR

Agora é hora de se valorizar como escritor! 

Copie o Link logo acima na página e o use como link de contato! Onde? Em todas as suas redes sociais!!

Como? Você vai abrir seus perfis, vai colar esse link no campo destinado a link de contato ou de página em cada uma das redes, vai salvar e pronto! Quando qualquer usuário estiver conferindo as suas redes sociais e quiser saber mais sobre você e seu trabalho, serão direcionados para a sua BIO UICLAP com todas as informações que precisam nela! 

A BIO serve como um organizador de links, você pode reunir os links de todas as suas redes sociais em um só lugar. Além disso, pode se apresentar, mostrar seus livros publicados e fazer a diferença nas vendas. 

Quanto mais você estiver disponível aos seus leitores, mais novos leitores aparecerão. Acredite, faz muita diferença um autor que se dedica, até nos detalhes, ao seu trabalho, em comparação àqueles que ficam inseguros e duvidam do que fazem. 

Para aumentar as suas chances de vender, é preciso estar em evidência. A sua BIO UICLAP facilita esse contato. 

Escrever um livro é apenas um dos passos para uma jornada incrível como escritor. Ter um lugar com informações-chave e diretas é mais uma boa forma de se promover, sem pagar nada mais por isso. 

Crie a sua BIO e arrase! =)