Como Criar e Publicar um Mangá?
Você é ilustrador, gosta de desenhar ou é fã da arte japonesa de contar boas fantasias e bons enredos? Então saiba que você pode criar o seu próprio mangá!
Você é ilustrador, gosta de desenhar ou é fã da arte japonesa de contar boas fantasias e bons enredos? Então saiba que você pode criar e publicar um mangá!
A internet abriu portas para ajudar novos artistas a promoverem os seus trabalhos, isso inclui todo Mangaká que deseja se publicar de maneira independente!
Criando uma boa base de fãs!
Para começar, você precisa ter uma boa base de fãs e seguidores para compartilhar a sua arte e trocar informações valiosas sobre o que faz. O site DevianArt (https://www.deviantart.com/) é uma rede social especializada em arte, muitos artistas e ilustradores se destacam no mercado, começando suas redes por este recurso.
Interaja com as pessoas, use redes como TikTok, Instagram e Pinterest também como canais de comunicação, responda comentários, seja respeitoso, saiba ouvir e filtrar o que realmente vale a pena.
Aproveite para fazer tutoriais ou mostrar algum trabalho em execução. As pessoas adoram acompanhar a arte acontecendo e podem ter comentários valiosos sobre o seu trabalho, além do mais, vão te seguir para incentivar o seu talento. Acredite, isso funciona bem!
Poste algumas histórias em quadrinhos de graça. Use suas redes sociais para promover essas histórias menores, enquanto desenvolve a história principal. Lance materiais que podem te ajudar a crescer como um mangaká.
Crie um bom roteiro
Uma história boa não depende apenas de boas ilustrações, o roteiro é essencial para que a história realmente siga em frente e seja boa.
Um bom roteiro precisa ter começo, meio e final bem claros, ainda que vá ter outros volumes, a história precisa ficar bem amarrada.
Pense em histórias fortes e não tente inventar a roda. Siga pelo caminho que for mais confortável na hora de escrever. E lembre-se que o texto ficará ainda melhor se for revisado adequadamente, tá?
Crie uma boa construção de quadros e dimensões
Segundo a sua linha de criação, desenvolva a história em quadros, optando por deixar no máximo 05 por página. Lembre-se que os movimentos e expressões nos mangás são sempre exageradas e isso é um excelente aspecto para se explorar nas ilustrações e desenhos.
Evite encher os quadros com detalhes ou informações demais. Lembre-se que menos é mais, e pode fazer a diferença na qualidade do seu mangá.
Siga alguns passos importantes para a diagramação e capa
Diagrame segundo a tradição. Nunca de frente para trás, mas de trás para frente. A posição de leitura de um mangá é invertida e geralmente a capa é a mesma dos dois lados.
Opte por tamanhos pequenos: 10,5 x 14 centímetros. Esse formato é ideal para quem tem pouca experiência na publicação de mangás.
Caso já seja acostumado a publicar, produza uma obra maior. Essa pode ter de 25 a 80 páginas. O tamanho pode ser de 12,5 x 20 ou de 20 x 28 centímetros. Um bom formato para histórias mais longas ou mais encorpadas.
Mangás também não são desenvolvidos com orelhas, a capa é simples, com destaque para a imagem ou ilustração.
Caso não se sinta seguro para fazer tudo sozinho, procure por profissionais que entendam o trabalho de um mangaká.
Hora de publicar seu mangá!
Você tem tudo pronto? Ótimo! Então é hora de publicar.
Nem precisa perguntar onde, a resposta é sempre aqui, na UICLAP!
A nossa plataforma está aberta para que a sua arte ganhe o mundo, com a melhor qualidade possível. Faça o upload do conteúdo e da capa na nossa plataforma, verifique bem as informações e pronto!
Aproveite para adquirir algumas cópias a preço de custo, para promover e distribuir o seu trabalho.
Com o seu material em mãos, participe de convenções, tente participar de uma mesa de conexões ou aposte no boca a boca, o importante é levar a sua arte à frente!
Faça acompanhamentos, cartões, bottons, marcadores, adesivos… deixe a sua criatividade rolar, mas dentro daquilo que você pode custear, é claro.
Convide outros artistas para ajudarem na sua divulgação, participe de lives com amigos do mesmo segmento, converse com influencers que promovem o seu tipo de arte. Uma divulgação assertiva faz toda a diferença na hora de vender!
Viu só? Se estava em dúvida de como realizar o seu sonho, agora você já sabe! Deixe a sua criatividade correr solta e quando estiver com tudo pronto, conte com a gente para materializar o seu mangá! 🙂