Como criar e publicar um livro de poesia?

Muitos escritores têm a poesia como um desafio, tantos outros acreditam que ela seja o berço do texto e do pensamento livre. Seja qual for a sua visão sobre a poesia, saiba que é possível aprender muito sobre esse formato de escrita e publicar sem medo!

Como criar e publicar um livro de poesia?

Muitos escritores têm a poesia como um desafio, tantos outros acreditam que ela seja o berço do texto e do pensamento livre. Seja qual for a sua visão sobre a poesia, saiba que é possível aprender muito sobre esse formato de escrita e publicar um sem medo!

Já dizia Ariano Suassuna que a poesia é “uma linguagem com predominância da imagem e da metáfora sobre a precisão e clareza”. Tá, você pode achar difícil entender essa definição, mas, na verdade ela é bem simples. Trouxemos alguns passos importantes para que você escreva o seu livro de poesia do zero e o publique. Para começar, vamos te explicar melhor a visão de Ariano, bora? 

O que é poesia?

Ela também é conhecida como texto lírico, usada para fins estéticos ou críticos, tem sua própria construção, ritmo e figuras de linguagem. A poesia é a construção de uma linguagem livre, criada por meio de métricas, versos e estrofes. Aristóteles defendia a poesia como uma representação de pensamentos profundos e ensinamentos aos homens. Até mesmo livros e tratados jurídicos eram escritos em versos.

Existem alguns formatos mais conhecidos e maneiras de compor poesias, eles são:

  • Texto Rimado: As rimas podem ser bem variadas, você pode fazer muitas combinações e se deixar guiar pela criatividade. O jeito mais comum de escrever rimas, é compor estrofes de quatro ou cinco linhas e fazer a primeira linha rimar com a terceira, a segunda com a quarta. Ou, a primeira com a segunda, a terceira com a quarta e esta com a quinta.
  • Texto livre: Para esse estilo de poesia, é preciso que haja identidade, que seu estilo de escrita seja definido e o leitor saiba, apenas de ver, que você o escreveu. O texto livre pode ser, e geralmente é, composto sem rimas, mas conta uma história ou fala dos sentimentos de maneira mais intimista e única.
  • Estilo Limerique, poemas escritos em cinco versos com rimas definidas em: 1ª, 2ª e 5ª linhas rimando entre si, e 3ª e 4ª rimando também entre si. São versos mais curtos e diretos.

Esses são apenas alguns dos muitos formatos, é preciso pesquisar e testar para ver o que mais combina com você e com seu estilo de escrita, mas com isso bem pensado e definido, você pode seguir para os próximos passos.

Escolha o tema do seu livro e não se perca!

Qual a reação que você deseja que seu leitor tenha? Que linha de escrita quer seguir? Qual identidade pretende deixar? Pensar no tema é mais que escolher um assunto, é saber qual a visão que você quer passar e entender se consegue compor textos líricos ou livres, saber qual deles combina com você e sua personalidade. 

Por isso, quando escolher, certifique-se que não vai começar a escrever uma coisa e terminar em outra, tá? Mantenha essa definição e a aplique em todos os textos. A coletânea de poesias precisa seguir um tema, assim como um texto comum segue um tema. Lembre-se: não perca o seu objetivo. 

Não tenha medo de cortar excessos e saiba escolher bem 

Os seus textos precisam funcionar como uma unidade, os poemas precisam se complementar, ter a mesma linha de raciocínio, sem repetições desnecessárias ou com variações diferentes demais. 

Opte por uma seleção de poesias que nunca foram divulgadas, se você escreve nas redes sociais, opte por textos não publicados, mas que você sabe que seus leitores gostariam de ler. 

Leia e releia, não tenha medo de cortar excessos. Por exemplo, se você perceber que duas poesias falam sobre o mesmo assunto, não torne o seu livro redundante, escolha uma delas e passe para a próxima. Os assuntos precisam se complementar, não se repetir. Além do mais, você pode aproveitar os textos que não foram selecionados em outras ocasiões ou novos livros. 

Crie uma categoria para seus poemas 

Poesia é um conceito de texto muito variado, com muitos estilos e muitas versões. Por isso é bom ter uma definição do que quer ver no seu livro. 

Será um texto de poesias rimadas? Você também usará textos em prosa? Fará sentido misturar? Para definir o que entra e o que sai do seu livro, é preciso saber a categoria em que cada texto se enquadra. 

Aqui o conselho é que você estude, tire um tempinho para pesquisar e divida seus textos nas categorias certas para pensar na construção do seu livro com um sentido mais presente e forte. Lembre-se de manter o tema principal como uma ligação entre o todo. 

Organize seus poemas e use índices, capítulos, tópicos ou numerações para dividir 

Toda obra literária precisa ser bem organizada. Elementos como numerações, tópicos, capítulos, ajudam a deixar a estrutura do seu livro melhor. Isso vai te permitir trabalhar o tema principal com mais profundidade. Vai te permitir explorar seus textos! Isso é muito legal! 

Escolha bem o título do seu livro! 

Mais do que pensar no conteúdo, saiba que o título pode ou não gerar expectativas nos leitores. Se o título tiver uma ligação especial com memórias, poesias, tema, será mais representativo ao seu público. 

O apelo certo em um título é uma forte mão de divulgação!

Trabalhe com uma boa diagramação! 

Seja você mesmo ou um profissional, a diagramação precisa enriquecer o conteúdo. Se for usar ilustrações, não esqueça que elas também devem conversar com o tema principal e com o título escolhido. Não pode ser apenas um monte de desenhos sem significados, tudo precisa fazer sentido junto! 

Encomende ou crie uma boa capa! 

A capa é o seu cartão de visitas. Já falamos sobre isso inúmeras vezes, porque é uma verdade incontestável. A capa também precisa conversar com o conteúdo e deve exprimir a sua identidade como escritor também. 

Sua obra será visualizada junto a outras tantas de escritores igualmente bons ou que também esperam ser notados. O que vai te destacar, é trabalhar o seu livro como uma unidade e escolher tudo muito bem! A comunicação visual faz muita diferença nas vendas! 

Conte com um bom serviço de revisão 

Quando você tenta revisar seu próprio texto, fica com dificuldade em ser objetivo. Segundas opiniões são sempre bem-vindas, principalmente de profissionais. Pense nisso antes de publicar, tá?

Planeje o seu lançamento! 

Enquanto está executando os retoques ou construindo a identidade visual do seu livro, pode já trabalhar na divulgação e no que pretende para o lançamento da sua obra. O lançamento é parte de um plano de ação inteligente, pode te ajudar a se destacar e ter sucesso na sua trajetória como escritor

Sabe o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Isso é muito verdade quando falamos de um livro nacional de um autor que está começando a sua carreira. Pensar na sua forma de divulgação e no seu lançamento vai te ajudar a se destacar do jeito certo. 

Aceite bem o feedback dos seus leitores e amigos. 

Ao publicar um livro, você precisa estar preparado para o depois. Tenha pensamento positivo, mas saiba absorver o melhor até mesmo das críticas que receber, lembre-se que tudo pode servir para melhorar a sua jornada. Não permita que te façam desistir! Seja firme, mas saiba ouvir. 

Com tudo pronto, hora de publicar! 

Você sabe que a nossa plataforma pode te ajudar a ver os custos, escolher quanto deseja ganhar e ainda te permite realizar a publicação em tempo real

Sem falar que aqui na UICLAP você contará com o apoio da nossa comunidade de escritores e poderá ter mais e mais destaque à medida que vende, por meio do nosso exclusivo ranking de medalhas. 

Por isso a autopublicação será tão simples e prática, porque contando com a UICLAP você pode publicar sem medo. 

Viu só? Um livro de poesias pode ser publicado tranquilamente, se você seguir os passos certos e trabalhar com dedicação. No mais, lembre-se que pode contar sempre com a gente.