Avaliações Dos Leitores: Por que são tão importantes? 

Avaliações dos leitores

As avaliações funcionam como um termômetro seguro sobre como o leitor se sente com a experiência de leitura e com o conteúdo de um livro.

Além disso, as avaliações podem dar mais visibilidade para um escritor. Por isso, para os escritores, as avaliações se tornam uma ferramenta essencial para o sucesso.

Ninguém consegue apagar uma experiência de leitura!

Separamos algumas razões pelas quais vale a pena incentivar seus leitores a avaliarem os seus livros!

Visibilidade

Quanto mais avaliações, mais o livro se destaca para novos leitores e mais coloca o autor em evidência. 

Imagine: Uma pessoa que nunca leu um livro seu, ou terá contato com o seu primeiro livro, entra na nossa loja e vê avaliações de pessoas que deixaram suas opiniões sobre as impressões de leitura que tiveram. Isso com certeza estimula os potenciais leitores. 

Quem não gosta de ler uma avaliação antes de fechar uma compra? Não podemos nos esquecer que o livro é um produto em venda, logo, avaliações o destacam. 

É nítido que o mercado editorial independente no Brasil está crescendo, isso acontece porque estamos consumindo mais literatura, estamos lendo mais, e também, escrevendo muito mais! Com o surgimento de novos escritores, as pessoas muitas vezes recorrem às avaliações para decidir se irão ler aquele livro. 

Formação de uma comunidade

Quando um leitor divide as suas impressões, ele está ajudando o escritor a progredir naquilo que faz. Quando ele deixa alguma ressalva, faz um apontamento de algo que poderia mudar, está deixando para o autor uma crítica positiva que pode contribuir, e muito, na jornada da escrita. 

Quando um leitor deixa os seus sentimentos evidentes em uma avaliação, o autor pode medir se está conseguindo o seu objetivo e se está no caminho que deseja. 

Existe a possibilidade do escritor agradecer pela avaliação, isso forma laços únicos entre o escritor e o seu público, além de fortalecer o vínculo, deixa evidente para o leitor que você se importa com a opinião e sentimentos dele, e acredite, isso não tem preço. 

Marketing

O escritor independente busca muitas maneiras de conseguir leitores, as avaliações estão diretamente ligadas ao caminho de sucesso. 

Os leitores que divulgam as suas percepções nas redes sociais contribuem com um marketing orgânico na divulgação do seu livro. Eles promovem a obra com base nos sentimentos ao ler. Para pessoas que são o seu público-alvo e podem, por meio da avaliação, chegar a você e à obra que publicou. 

Por exemplo, ao procurar o seu livro na nossa loja, na Amazon ou em sites de avaliações de leituras, como  o Skoob e o GoodReads, a primeira coisa que as pessoas olham são as avaliações, as percepções dos leitores e as “estrelinhas” que o livro possui. Usam isso como um termômetro e o melhor: isso atrai vendas! 

Além disso, ter avaliações no canal principal de vendas do seu livro, deixa evidente a boa experiência que a pessoa que comprou teve com a loja, com o recebimento do livro e, por consequência, estabelece um curso natural de atrair mais pessoas. 

Nesta questão de divulgação, tenha sempre em mente que uma coisa puxa a outra. Tudo está interligado. 

Mas onde avaliar? 

O primeiro local para incentivar a avaliação do leitor é no site da Loja UICLAP, para que a qualidade do seu livro se destaque. Basta que o leitor faça um cadastro rápido, e deixe a avaliação do que achou do seu livro. Essa é a avaliação mais importante que o seu livro pode receber! 

A avaliação da Amazon também é muito importante para destacar o seu livro no maior Marketplace da atualidade. 

Sites de comunidades literárias como Skoob e Goodreads, esses sites também são termômetros de bons livros para muitos leitores, principalmente na escolha de livros nacionais.

Se você é um escritor independente, ter perfis nessas plataformas pode te ajudar a entender o que as pessoas estão lendo e a como direcionar melhor a sua divulgação para o público que deseja alcançar, pois você pode observar o comportamento de outros autores e leitores para entender o que procuram. 

A autopublicação demanda grande responsabilidade dos escritores, principalmente na divulgação do seu trabalho. Por que não aproveitar e permitir que o leitor te ajude na promoção do seu livro, da melhor maneira possível? Afinal, uma avaliação sincera é muito valiosa! 

Agora que já entendeu o poder da avaliação dos leitores, coloque em prática e conte pra gente como foi a sua experiência, temos certeza que, junto ao ranking de medalhas, as avaliações colocarão o seu livro no caminho do sucesso! 


A UICLAP é uma plataforma gratuita de autopublicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, que conecta o autor diretamente ao mercado.