As diferenças entre livros físicos e e-book
Os e-books entram forte no mercado, principalmente pela facilidade de publicação, mas eles não substituem o amor e a preferência dos leitores pelos livros físicos, ainda mais agora que existe a UICLAP que facilita a publicação. Hoje vamos falar sobre as principais diferenças entre esses modelos. Vamos nessa?
Ambos os formatos precisam de capa, paginação correta, ISBN e os demais registros, separação entre capítulos e parágrafos, entre outras coisas, mas as experiências que proporcionam, são diferentes.
1 – Capa
Os e-books e demais livros digitais não necessitam de orelhas ou contracapa (quarta capa). O escritor, ou designer do projeto, só precisa se preocupar com a capa frontal do livro.
Já os livros físicos, precisam de capa e contracapa definidas e também que o modelo inclua o tamanho da lombada. Em compensação, isso dá a oportunidade do escritor colocar informações que vão instigar a curiosidade do leitor, além de permitir o toque e a apreciação do trabalho. Caso o autor ainda opte por incluir orelhas pode acrescentar algumas informações adicionais que enriquecerão ainda mais o conteúdo.
2 – Experiência de leitura e manuseio
Essa é para quem adora o cheiro de um livro novo! Os livros físicos permitem que o leitor aprecie a textura das páginas, possa folhear, guardar com muito carinho no seu cantinho de leitura favorito, na sua coleção ou naquela estante bonitona. Permitem também que você consiga fazer suas marcações com post-its, e escolha o seu marca-página favorito para acompanhar a leitura. Resumindo, eles proporcionam uma experiência sensorial.
Sabe quando você acha uma coisa tão bonita que quer pegar para “ver com as mãos”? É justamente a experiência que o livro físico dá. Isso é indiscutivelmente incrível!
Em e-reader (leitores digitais como Kindle, Lev, Kobo, entre outros), impresso, esses dispositivos são feitos para tornar a leitura confortável. Alguns até simulam a mudança de página parecida com a do livro físico. Os e-books também não sentem a passagem do tempo, e ainda que o seu dispositivo sofra avaria, o livro fica a salvo.
Sabemos que uma experiência de leitura não anula a outra, mas vamos combinar? Mesmo com toda a tecnologia a favor, nada substitui o prazer de sentar confortavelmente e pegar um livro para ler, permitir se perder pelas páginas e realmente estar com a experiência sensorial completa.
3 – Acessibilidade
Tem pessoas que não saem de casa sem um livro à mão. Para carregar um impresso é preciso pensar no seu tamanho e peso. Já um e-book, pode estar, em um e-reader com modelo discreto, ou até mesmo no seu smartphone. Enfim, bem prático – e muito mais leve!.
Os livros digitais também favorecem a leitura por preços cômodos e mais acessíveis. Por isso é interessante que você, escritor, pense em um projeto de e-book para o seu livro já publicado. Muitos leitores começam a jornada de leitura com autores nacionais, pelo contato com um e-book. Mas acredite, eles sempre vão pedir o livro físico.
4 – A compra e a entrega.
O e-book tem a vantagem de ser comprado pelas plataformas e já ficar disponível de imediato, mas nada se compara à emoção de receber o pacotinho, de tirar fotos e registrar a felicidade do ato da entrega. Unboxing e recebidinhos? Ah! Essa maravilha só o livro físico permite.
5 – Formatação
Ambos os formatos possuem configurações diferentes, são modelos diferentes e não atendem ao mesmo modelo de uso, logo, a formatação não é a mesma para um livro físico e um digital.
O digital pode não possuir paginação, rodapé, cabeçalho, mas possui medidas específicas de tabulação e quebras de páginas, bem como divisão de capítulos.
O livro físico possui numeração de páginas, divisões específicas, paginação, cabeçalho, rodapé, entre outras coisas.
Em ambos os casos, é preciso ter em mente que conhecer os formatos pode favorecer o seu projeto. A diagramação pode ser feita por você ou por um profissional, mas é preciso conhecimento para sair bem-feita.
Agora vamos ao fato mais importante:
Você não poderá dar um autógrafo em um livro digital! Ainda que autografe um marcador ou um cartão, isso não terá o mesmo peso que autografar um exemplar da sua obra, essa dedicatória especial é exclusiva para os livros impressos.
Pois é, não tem jeito: por aqui somos todos fãs do livro impresso, com suas caraterísticas especiais e peso para o leitor que o tornam insubstituível!
E a UICLAP está aqui para te ajudar a tornar a publicação de livro algo fácil, prático e também acessível.
Apresentamos alguns pontos-chave de leitura e de escrita, formatação e venda de livros em formato e-book e físicos, para que, sabendo das vantagens e desvantagens, você se mantenha aberto às possibilidades. Nada impede que você publique o seu livro nos dois formatos!
E não se esqueça: dê o seu melhor para divulgar o seu livro impresso, promova-o com base nas vantagens que apresentamos e se aproxime dos seus leitores.
Continue contando sempre com a UICLAP para materializar o seu sonho de publicar.