A diferença entre Há e A
Já ouviu falar em palavras homófonas? São bem comuns na língua portuguesa, são palavras que possuem semelhanças na grafia e na sonoridade, mas têm significados distintos. Este é o caso de Há e A.
Uso do “A”
O H da palavra Há, ao ser pronunciado, não tem som, mas acompanha o artigo ou a consoante com a qual está. Logo, a sonoridade de Há e A é exatamente a mesma, mas suas aplicações e significados são distintas.
“A” é um artigo definido que antecede o substantivo e indica o que vai acontecer. O que está no futuro. Também é usado para indicar distância. Veja os exemplos:
- Moro a dez metros de você, amiga.
- Pretendo ir para o Canadá daqui a dois meses.
Uso do “Há“
Usamos Há, quando o verbo “haver” estiver no passado.
Exemplo:
- Há muito tempo não vamos à praia.
Evite escrever “há muitos anos atrás”. Como Há indica acontecimentos passados, não existe a necessidade de tornar a frase redundante com o acréscimo da palavra “atrás”.
Ainda nas orações com indicação de tempo, Há pode ser usado para substituir o verbo Fazer no passado.
Exemplo:
Há dois dias que não nos vemos. (Faz dois dias que não nos vemos).
Usamos também quando o verbo “haver” está sem sujeito designado – impessoal – para este caso, use o Há quando “haver” tiver o mesmo sentido de “existir”. Veja o exemplo:
- Há métodos melhores do que bater, não acha? (Neste caso, Há assume o papel de Existe).
Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática.
A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.