8 dicas para escrever um livro

8 dicas para escrever um livro

Então você decidiu escrever um livro? Ser um autor pode mudar a sua vida – sem mencionar a capacidade de impactar milhares (até milhões) de pessoas. Mas escrever um livro não é uma tarefa tão fácil. Lidar com o bloqueio criativo, com a sobrecarga para conciliar todas as atividades, saber costurar bem todas as partes de uma história, entender o processo de escrita… Mas calma! Nosso objetivo aqui neste post é te ajudar nessa missão.

Veja abaixo 8 dicas de para escrever um livro:

1 – Trace uma meta.

Quando não há planejamento ou meta para concluir, pode ser muito difícil concluir seu projeto. É por isso que é importante pensar em como administrará o seu tempo, qual o objetivo da história; depois disso, defina um prazo e uma meta textual. 

A maioria dos romances têm entre 50.000 e 100.000 palavras. Como é mais fácil adicionar palavras do que cortá-las, geralmente é melhor definir sua meta de contagem de palavras abaixo de 75.000 palavras para o seu primeiro rascunho, por exemplo.

Para determinar metas, pense em quantas palavras você pode escrever em um dia. De antemão, ficará bem mais fácil manter a motivação! Sério! E se não conseguir cumprir a meta do dia? Não se cobre demais, reveja seu planejamento e tente cumprir a meta semanal ou mensal que determinar.

2 – Prepare-se antes de escrever.

Alguns escritores apenas se sentam ao teclado para escrever seus livros, sem nenhum plano ou ideia, mas é muito difícil fazer isso sempre. Ao preparar uma sinopse básica, mapa mental ou estrutura de tópicos para suas ideias, você terá algo a que se referir sempre que encontrar um obstáculo enquanto escreve. 

Aqui estão alguns exemplos de como você pode se preparar:

  • Escreva uma sinopse de 1-2 páginas do livro;
  • Crie um esboço de cada personagem;
  • Crie uma linha do tempo para seguir no início de sua história;
  • Crie um mapa mental com as principais ideias. 

Um pouco de preparação pode ajudar bastante a manter o foco e a tarefa enquanto escreve. Da mesma forma, ter todas as suas pesquisas e ideias em um só lugar também pode ser muito benéfico para manter os pensamentos organizados.

3 – Conheça bem seus personagens!

Quanto melhor conhecer seus personagens, mais fácil será a escrita. Conheça seus personagens assim como conheceria um amigo ou parente próximo. Você não precisa escrever todos os detalhes sobre seu personagem na história, mas quanto mais souber sobre ele, mais poderá imaginar novas cenas e desenvolver a história.

4 – Programe tempo para escrever (e escreva!)

Nunca haverá um momento perfeito para escrever. Por isso, definir um tempo é essencial, afinal, esperar pela oportunidade é uma maneira infalível de nunca começar a escrever seu livro.

Programe um horário durante o dia em que você possa escrever, com o mínimo de distrações e se sentar. Tente se desconectar da internet, se puder, e se force a escrever. Contudo, respeite seu tempo! Uma palavra de cada vez!  

5 – Escreva primeiro, edite mais tarde.

Um dos maiores erros que os novos escritores cometem é editar enquanto escrevem, por exemplo. Não se preocupe em aperfeiçoar seu primeiro rascunho – isso pode ser feito na fase de revisão APÓS a conclusão do primeiro manuscrito.

Tente evitar ler o que você acabou de escrever e continue seguindo em frente. Você sempre pode editar frases e cortar cenas ou adicionar cenas posteriormente.

6 – Conecte-se com outras pessoas.

Escrever é um processo solitário! Participar de um grupo de autores e/ou leitores pode dar muito apoio, nesse meio tempo! Seu grupo pode ser um lugar para fazer perguntas e compartilhar dicas e recursos com outras pessoas para mantê-lo motivado.

A Uiclap tem um grupo no Facebook dedicado aos autores. Acesse aqui.

7 – Faça pausas criativas

Escrever é um processo criativo, todavia, ficar sentado, olhando para uma tela não ajuda muito a exercitar os “músculos” criativos.

Tente desenhar, dar um passeio ou levar seu notebook a uma cafeteria ou parque. Sair e fazer algo que te dê inspiração o ajudará bastante a se reenergizar para continuar escrevendo.

8 – A última e melhor de todas as dicas para escrever um livro: NÃO DESISTA!

Você sentirá vontade de desistir inúmeras vezes. Em suma, persistência e diligência são fundamentais para finalizar seu livro. Fique atento ao seu prazo e objetivos, pesquise bastante e se divirta no processo. Você consegue!

Você tem algumas dicas para escrever um livro? Então compartilhe com a gente na seção de comentários abaixo. 😊

Ah, e se você já passou de fase e terminou de escrever seu livro, saiba como publicá-lo gratuitamente aqui na Uiclap.