6 Dicas que todo autor iniciante deve saber!

autor iniciante

Todo escritor tem um começo em comum com os outros. Ficar ansioso nessa fase é super normal.

Mas a gente pode diminuir um pouquinho a pressão do início com algumas dicas para tornar o seu caminho mais fácil.

Um escritor, ou um autor iniciante, precisa ser disciplinado, criativo e exigente. Você não pode se contentar com nada mediano, afinal, a concorrência é grande, principalmente para escritores independentes. Essa competição pode se tornar desigual se não se preparar. Mas calma! Siga as dicas e dará tudo certo.

1. Escreva por amor! 

Desenvolva a sua capacidade de escrita e comece a enxergar isso como uma forma de livre expressão, assim, caso sinta vontade de desistir, você vai se lembrar do prazer que é poder deixar seus pensamentos livres e a sua criatividade viva, e pensará no quanto é incrível que você se comunique e crie histórias com uma habilidade tão maravilhosa quanto a escrita. 

Deixe o seu amor pela criação de histórias, mundos ou conhecimentos sempre vivo em você. Não permita que ninguém apague ou diminua a sua paixão por esse laço com a escrita. Além disso, esse sentimento pode influenciar positivamente outras pessoas.

2. Não deixe de estudar e treinar

A prática leva à perfeição. Você deve ter ouvido isso uma centena de vezes e é a mais pura verdade. Se quer escrever de forma consistente e aprimorar as suas habilidades, você precisa praticar. Mesmo que não esteja escrevendo um livro agora, escreva sempre um pouco. 

Você pode, por exemplo, criar um diário, um blog, uma rede social dedicada aos seus textos. O importante é não permitir que sua escrita enferruje. Além disso, você pode melhorar o seu vocabulário, a sua ortografia e manter sua criatividade ativa. 

3. Nunca pare de ler! 

Não existe escritor que não leia. Coloque isso na cachola e não pare! É para o seu bem, tá?! Um autor não nasce do nada, ele se constrói, essa construção começa na leitura. Na leitura você absorve informações e isso alimenta a sua ideia de um dia escrever um livro.

A leitura diária é o combustível mais eficaz para um escritor e ajuda a descobrir voz, tom de escrita e jeito de produzir. Ou seja, a leitura te ajuda a descobrir a sua personalidade como criador literário. 

4. As críticas podem vir de qualquer lugar, esteja pronto e seja receptivo

Qualquer pessoa, em qualquer profissão, meio ou escolha, estará sujeita a críticas, então… coragem!! É importante saber ignorar críticas ofensivas e absorver as construtivas, elas podem ajudar a melhorar, e muito, o seu trabalho. 

Cresça com o positivo, descarte o negativo desnecessário e saiba ouvir quem quer te ajudar a evoluir. 

5. Escrever não é vender… 

Mas você precisará fazer os dois, com a consciência que são duas coisas completamente diferentes. É completamente possível que você seja bom nos dois. Mas é importante entender a diferença entre escrever e vender, para aprender a se comunicar melhor. 

Isso quer dizer que você, em algum momento, precisará ter a consciência de que precisa motivar pessoas a se tornarem seus leitores e criar um conteúdo que converse com essas pessoas.

6. Não deixe o bloqueio criativo te inibir! 

Em algum momento ele vem para todos, será o seu grande desafio pessoal, mas quanto mais o enfrentar, mais experiente ficará. Você vai conseguir! 

Haverá dias nos quais você escreverá duas palavras, e dias nos quais escreverá páginas e mais páginas, para lidar com essas fases, além do planejamento, você precisa curtir o processo. 

A escrita não é um exercício militar, pode se permitir, e deve, relaxar para que ela aconteça em seu melhor grau. Se você não mergulhar no desânimo, nem permitir que as dúvidas tomem conta da sua cabeça, mas encarar o bloqueio como algo natural, ele vai passar. 

Aproveite esses momentos para assistir a filmes que tenham a ver com o seu processo, estilo, gênero literário ou com a sua pesquisa. Visite lugares que gosta, coma e beba com amigos, vá dar risadas com as pessoas que ama. Permita-se um tempo! Aos poucos, você conseguirá lidar com a ansiedade que todo escritor sente. E você fará um livro incrível!

Você é o maior explorador da humanidade! Você constrói textos vindos de muitos lugares aí dentro da sua liberdade criativa, você é completamente capaz de realizar o seu sonho de escrever um livro. E aí você pode contar com a gente para materializar o seu sonho de publicar! 

Faça com que o seu caminho na escrita seja épico, a autopublicação é um caminho sem amarras ou cláusulas abusivas, você continuará com seu exercício de liberdade e será dono do próprio texto, assim pode fazer as melhores escolhas para ele. 

A UICLAP é a melhor opção para quem quer publicar de maneira simples e prática. Então aproveite as dicas para tornar o seu caminho mais fácil e conte com a gente para tornar os seus desejos reais!  Vem publicar!