04 - Dicas práticas para revisão de texto

04 - Dicas práticas para revisão de texto

Revisar um texto é complexo e uma parte do processo de criação de um texto que exige atenção, conhecimento, interesse, demanda tempo e é parte indispensável da produção textual. 

Neste artigo abordaremos 04 dicas práticas para te ajudar no processo, isso não exime o escritor a procurar ajuda profissional, mas ajuda e muito no processo de leitura e melhoria do trabalho textual. 

Os escritores têm diversas formações e estão em estágios diferentes do processo de evolução no que fazem. Saber de regras essenciais, ajuda a aprimorar a escrita, de maneira simples e prática.

01 – Deixe o seu texto descansar. 

Um erro muito comum dos escritores, de maneira geral, é não permitir que o texto descanse. Isso significa, se desligar do texto por um tempo. Esse “descanso” serve para evitar que a sua leitura fique “viciada”, que você passe a não enxergar mais os problemas na narrativa, possíveis furos da história ou mesmo erros gramaticais e ortográficos. 

Dê um tempo para o seu texto, assim você pode garantir que, quando for reler, conseguirá enxergar potenciais problemas. 

02 – Leia fora de ordem. 

Não leia o texto em sequência para não perder pontos essenciais. Quando lemos fora de ordem, nosso cérebro foca melhor no que procuramos: os erros em potencial ou partes que podem ser aprimoradas. 

03 – Use a Internet a seu favor. 

Se perceber que uma palavra no seu texto se repete demais, procure na Internet por sinônimos e termos que possam enriquecer o seu vocabulário. Para isso, tenha sempre em mente que: menos é mais. 

Cuidado para não escolher palavras arcaicas, de difícil compreensão ou que tenham caído em desuso com o tempo. 

Atente-se para evitar expressões que foram corrigidas com o passar dos anos, para não ofender a nenhum leitor. 

Pesquise quais são os termos e expressões que as pessoas mais erram em textos, depois, com base nessa pesquisa, faça uma busca no seu próprio texto e corrija o que for necessário. 

04 – Ative o corretor do seu programa de escrita. 

Durante esse processo de revisão, toda a ajuda é bem-vinda, os editores ou corretores automáticos, podem apontar potenciais problemas ou melhorias que você pode fazer. 

Mais uma vez frisamos que escrever demanda tempo e atenção, essas dicas não eximem o escritor de procurar um profissional revisor para trabalhar o texto, mas ajudam a desmistificar a produção de um texto. 

Publicar um livro não precisa ser um pesadelo, para muitos, a publicação de um livro é a realização de um sonho. Atualmente a publicação independente teve um crescimento significativo, isso torna a autopublicação um campo ainda mais concorrido, no qual o leitor irá procurar identificação. Por isso é tão importante cuidar bem do seu texto. 


Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.