Trabalho escolar inspira livro publicado por adolescente em Uberlândia

Pietra Seabra Vieira, 14 anos, marca sua estreia no circuito literário no dia 06 de abril.

De Aldair dos Santos

Pietra Seabra Vieira, 14 anos, marca sua estreia no circuito literário no dia 06 de abril. 

Uma história de ficção escrita por uma adolescente de 14 anos, de Uberlândia, foi parar nas páginas de um livro. A partir de abril, quem gosta de uma boa saga é convidado a conhecer Michèle, uma jovem que busca respostas sobre sua identidade.

A trama se passa em 2019, mas a protagonista é levada para uma viagem no século XIX. A curiosa e investigativa personagem está no livro “A Descoberta”, escrito por Pietra Seabra Vieira e que será lançado no dia 06 de abril, às 19h, na Livraria Leitura do Center Shopping, em Uberlândia.

O lançamento é o primeiro livro da trilogia “Verdades” e marca a estreia de Pietra no circuito literário. Pietra é cristã e apaixonada por literatura, ficção, romance, filmes e séries. A escrita da obra ganhou força a partir de um trabalho escolar, em novembro de 2021, quando a professora de Literatura desafiou os alunos a escreverem um livro.

“Eu gostei da proposta da professora Cássia porque sou apaixonada por livros e séries. Logo pensei que o material poderia ser algo fruto da minha imaginação e que teria de 20 a 25 páginas, até porque minhas únicas experiências com escrita eram com redação e poemas. Me dediquei diariamente ao projeto e em duas semanas terminei o livro com 106 páginas”, disse Pietra.

E o livro ganhou mais páginas, chegando a 118. “Me aprofundei tanto na história da protagonista que decidi colocar temas estudados no ano [2021], como as revoluções europeias, além de obras literárias que li, como ‘Os miseráveis’, ‘Contos’, de Edgar Allan Poe, e ‘Romeu e Julieta’. O livro não me fez só escrever, mas também pesquisar sobre a época em que se passou a história do século XIX, em Londres e Paris, as roupas, a cultura da sociedade da época”.

Por gostar de séries, Pietra estendeu sua paixão para o livro ao deixar um suspense no fim de cada capítulo, de um total de 14. O livro será vendido no dia do lançamento na Livraria Leitura, em Uberlândia.

Após a data, o livro segue à venda no sites UICLAP.

A DESCOBERTA

O ano é 2019, verão em Londres e Michèle Smith tem 19 anos. A narrativa de Pietra gira em torno dessa jovem herdeira de uma grande fortuna construída pelos pais, e essa riqueza é apenas um fio dessa história.

Filha única, algo raro na Inglaterra, Michèle sempre se questionou sobre somente os três morarem em uma mansão de 20 quartos e oito salas do século XIX, que mantinha uma decoração da época com obras de arte clássicas.

Sem contar a biblioteca da mansão, na qual Michèle nunca teve acesso. Logo ela, estudante do curso de Literatura na Universidade de Oxford.

A jovem também tinha curiosidade de saber por que seus pais britânicos colocaram o nome dela de Michèle, que é de origem francesa. Para todos esses questionamentos, a família Smith tinha sempre respostas breves e prontas para a filha, que resolveu ir a fundo nessa história.

O mistério começa a ser desvendado com Michèle entrando na intocável biblioteca da mansão. A imersão na literatura fez a jovem chegar no século XIX em busca de conhecer a origem dos seus antepassados.

“A Descoberta traz reflexões sobre verdade, perdão e coragem. Nesta obra, somos convidados a compreender como a falta da verdade pode trazer consequências para o ser humano, e como o interesse por coisas materiais podem destruir relacionamento. Mentira, consumismo e troca de interesses são tão comuns aos adolescentes quanto aos adultos, que se forem inibidas tornam-se um mau hábito no cotidiano. Eu recomendo essa leitura a todos os corações que ainda acreditam que a verdade é sempre o melhor caminho”, disse Pietra.

LANÇAMENTO

Livro “A Descoberta”, por Pietra Seabra Vieira

Quando: 06/04/2022 (quarta-feira)

Horário: 19h

Onde: Livraria Leitura, 1 piso Center Shopping, avenida João Naves de Ávila, 1331

Fonte: Imprensa & Mídia

A Descoberta

Michèle é uma jovem que herdou o seu nome de uma parente do século XIX e o seu desejo em conhecer a origem de sua ancestral a leva em uma viagem no tempo que pode não ter volta.