Skoob - A rede social do leitor!

skoob uiclap

Skoob é uma rede social brasileira, gratuita, que permite a criação de biblioteca e catalogação de leituras, e a troca de experiências entre leitores. 

Sabe aquele livro arrebatador? O livro que transformou a sua experiência de leitura? Ou aquele livro que não flui e você gostaria de fazer apontamentos, ou ainda, conversar com alguém que esteja lendo o mesmo livro para trocar experiências… Naturalmente,você gostaria de conversar com alguém sobre ele, não é? 

Mas como fazer isso quando ninguém no seu círculo de convivência teve contato ou sabe de qual livro você está falando? Onde dividir as suas observações? Será que existe uma rede para compartilhar sua experiência de leitura com outras pessoas? 

Desenvolvida por Lindenberg Moreira, lançada em janeiro de 2009, o Skoob funciona como um local de encontro entre autores, críticos, leitores, editoras e livrarias. O site, cujo nome deriva da palavra “books”, permite avaliações, resenhas, trocas de livros e interações. 

Como usar o SKOOB?

Você pode acessar o site por um desktop (PC) ou baixar o app, disponível para Android e IOS, e realizar o seu cadastro. Depois, você pode acrescentar algumas informações suas no seu perfil. Você pode disponibilizar um link para suas redes sociais, uma ótima oportunidade para que você disponibilize a sua Bio UICLAP

A plataforma funciona como as outras redes sociais, a diferença é que o foco desta rede é o livro. No Feed você verá o que os outros usuários estão lendo, quais as percepções deles e pode curtir e comentar à vontade, caso deseje. Você consegue encontrar outros amigos que também tenham conta na plataforma, acompanhar o que estão lendo e ver as bibliotecas que formaram. 

No seu ícone Meus Livros você pode separar seus livros de acordo com as classificações de: Lido, Lendo, Abandonado, Troca, Desejado, Relendo, Favoritado e mais. 

Você pode organizar os livros que tem em versão física, e-book, audiobook e criar uma estante à parte para quadrinhos ou graphic novels.

Para que serve? 

Diferente do Wattpad ou Spirit, o Skoob é um organizador de leituras que permite trocar percepções com outros leitores. 

O fato de permitir avaliações e resenhas das obras, é de extrema importância para os autores, afinal, cada avaliação do livro faz a diferença na visão de outros leitores sobre o texto, pode tornar o livro mais conhecido e ser o indicador de qualidade que o escritor tanto busca. 

As notas vão de zero a cinco estrelas, os livros que o leitor mais gosta podem ser favoritados, você pode escrever um histórico durante a leitura e uma resenha quando concluir. A plataforma é bem autoexplicativa, fácil de usar e de se acostumar. 

Caso o seu livro não esteja cadastrado, você pode cadastrar sem dificuldades, basta ir ao final da página principal do Skoob e clicar em Cadastrar Livros. 

Você também pode cadastrar um perfil de autor, caso queira, basta ir ao final da página principal e clicar em Cadastrar Autores. 

Essa interação pode dar ao escritor uma excelente noção de como a sua obra foi recebida por quem mais importa: o leitor! 

Você ainda pode estabelecer metas de leituras, trocar apontamentos com outros leitores e manter contato com a comunidade literária, o que vai te manter sempre por dentro das novidades. 

A plataforma conta com algumas interações como os desafios de leitura, sorteios e trocas de livros. 

Um grande organizador que permite interação e troca de percepções pode ser extremamente importante para que você consiga avaliar os resultados do seu marketing, das suas parcerias e manter contato direto com as pessoas que realmente valorizam a leitura de um bom livro.