Repensando O Luto Na Pandemia E Nossa Relação Com A Morte

sobre o luto

A necessidade de evitar aglomerações trouxe a impossibilidade de elaborarmos o luto na pandemia de maneira tradicional. Como isso afeta nossa saúde mental?

Autor(a): Tatiana Perecin

Enquanto escrevo este texto, atravessamos o segundo ano de pandemia, e o Brasil se aproxima de 500 mil mortes. O campo da saúde mental, em meio a tantas notícias negativas, vem lidando diariamente com os impactos emocionais desse cenário.

Um dos efeitos mais visíveis disso é a onipresença dos processos de luto na pandemia. Ouvi de uma cliente essa semana: “minha timeline do Facebook virou um velório eterno.”

Mais sobre luto

A autora desse artigo publicou o livro Sobre o Luto: entendendo melhor o processo que faz a morte servir à vida. Em linguagem acessível, a obra  ajuda aqueles que estão se sentindo perdidos, desorientados, sem saber como prosseguir frente à morte de um ente querido. Contém dicas práticas, tanto para quem está de luto, quanto para quem está convivendo com um ente querido que está passando por isso. Disponível em versão impressa no site da editora Uiclap.

Tatiana Perecin (tatiana.perecin@gmail.com)

– Psicóloga pela UFSCar, especialista em Psicologia Clínica / Análise do Comportamento. Trabalha com terapias contextuais, que são referência na intervenção psicológica baseada em evidências científicas de eficácia. Tem mais de 10 anos de atuação em consultório, atendendo adultos em casais em sofrimento emocional, e também casos severos.

Fonte: Personare

Sobre o Luto

Em “Sobre o Luto – entendendo melhor o processo que faz a morte servir à vida”, a autora Tatiana Perecin compartilha seus conhecimentos adquiridos em mais de dez anos de prática clínica em psicoterapia.


Em linguagem acessível, o livro ajuda aqueles que estão se sentindo perdidos, desorientados, sem saber como prosseguir frente à morte de um ente querido.

Ele permite entender para que serve o luto e como ele funciona; como lidar com suas diversas fases; como saber se o que estamos sentindo é normal, e como reconhecer sinais de que o processo de luto está se complicando.

Além disso, ele oferece dicas práticas, tanto para quem está de luto, quanto para quem está convivendo com um ente querido que está passando por isso.