Regiane David e a UICLAP: Uma Parceria Literária que Floresce na FLICON

A 1ª Feira Literária Itinerante de Condeúba (FLICON) não é apenas um evento isolado; ela se enraíza em uma trajetória de paixão pela literatura e de um trabalho contínuo em prol da cultura local, protagonizado pela escritora, professora e agente cultural Regiane David. Sua jornada como autora, marcada também pela parceria com a Editora UICLAP, desempenhou um papel crucial na visão e na articulação que culminaram na contemplação da FLICON pelo Governo do Estado da Bahia.
Para a UICLAP, Regiane David não é apenas mais uma autora; ela representa um elo vital com a rica efervescência cultural do interior da Bahia. Sua decisão de publicar suas obras através da plataforma da editora demonstra uma busca por democratização do acesso à publicação e por uma conexão direta com seus leitores, valores que ecoam na própria essência da FLICON. Os lançamentos de seus livros pela UICLAP, títulos que certamente carregam as cores, os sons e as histórias de Condeúba e região, solidificaram sua voz como escritora e a estabeleceram como uma figura literária atuante em seu meio.
Essa experiência como autora publicada, compreendendo os desafios e as potencialidades do universo literário contemporâneo, certamente nutriu a visão de Regiane ao idealizar a FLICON. Sua familiaridade com o processo de produção e divulgação de livros, impulsionada pela parceria com a UICLAP, ofereceu-lhe uma perspectiva valiosa ao planejar um evento que visa justamente fomentar a leitura, valorizar os autores locais e facilitar o acesso ao livro para toda a comunidade.
A credibilidade construída por Regiane David como escritora, com obras publicadas e circulando, somada à sua atuação como professora engajada e agente cultural proativa, foram elementos cruciais para que a FLICON fosse contemplada pelo Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários. Sua paixão genuína pela literatura e seu histórico de iniciativas culturais bem-sucedidas certamente transmitiram a convicção necessária para que o projeto recebesse o apoio das Secretarias de Educação e Cultura, do Governo do Estado, através do Programa Bahia Literária e da Fundação Pedro Calmon.
A UICLAP, ao dar voz às narrativas de Regiane David, contribuiu indiretamente para o florescimento da FLICON. A parceria entre autora e editora demonstra como o trabalho dedicado de um escritor local, encontrando espaço para sua expressão, pode se expandir e gerar frutos ainda maiores para toda a comunidade. A FLICON, portanto, celebra não apenas a literatura em sua forma mais ampla, mas também a trajetória de uma escritora visionária que, com o apoio de plataformas como a UICLAP, pavimentou o caminho para um evento que promete marcar a história cultural de Condeúba. A feira é, em parte, um testemunho do poder da palavra de Regiane David, tanto em suas obras publicadas quanto em sua incansável dedicação à promoção da leitura e da cultura em sua terra.
A FLICON acontecerá de forma itinerante, celebrando a riqueza cultural das comunidades rurais. A primeira parada será na Comunidade Quilombo do Tamboril, onde será honrada as tradições e a vibrante cultura deste povo tão importante para a história, sendo palco da abertura do evento, com o lançamento do livro da comunidade contemplado através da FLICON.
A segunda parada será no Distrito de Alegre, em parceria com as escolas locais levando literatura, arte e cultura para todos!
E não se esqueça: O grande fechamento da feira será em Condeúba, com duração de dois dias repletos de atividades, troca de saberes e muita diversão! A FLICON convida você para prestigiar os talentos baianos e mergulhar na magia dos livros!
A feira está com uma programação incrível, com palestras, oficinas, rodas de conversas, feira do livro, feira do artesanato, com exposição de editoras baianas, como Editora UESB e parceiras, escritores da cidade e região, danças entre outras atrações culturais.
Locais em que irão ocorrer às atividades culturais:
Quadra da Comunidade Quilombo do Tamboril
06/09/25 às 18h
Distrito de Alegre: Praça São Camilo
09/09/25 às 9h
Colégio Estadual de Condeúba
13/09/25 e 14/09/25 às 9h
“Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (N° 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, direcionada na modalidade fomento à Execução de ações culturais, de acordo com o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura – Lei nº 12.365/2011, o Plano Estadual de Cultura – Lei nº 13.193/2014, o Plano Estadual de Educação da Bahia – Lei Estadual nº 13.559/2016, a Lei Federal nº 14.133/2021”

