Quando Devo Usar Este, Esse e Seus Semelhantes?
Parece complicado, mas fizemos um artigo especial para te mostrar como é fácil aplicar o uso no dia a dia, assim você vai deixar a sua escrita ainda melhor! Vem com a gente!
Em termos simples, pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo. Quando ela acompanha, precisa determinar esse substantivo em seu contexto e espaço, como é o caso dos pronomes demonstrativos.
Pronomes demonstrativos são aqueles que demonstram alguma coisa, como o nome bem diz. Eles também indicam o vínculo entre o sujeito (pessoa ou objeto da frase) e a distância daquilo a que faz referência.
Resumindo: marca a distância (e a relação) da pessoa que fala em relação ao objeto ou pessoa da qual se fala.
Quando devo usar Este?
De duas formas: uma em relação à localização e outra referente a tempo.
Para localização: “Este” é usado quando a referência é espacial (não é espaço em relação ao universo, viu? É espaço de distância). 🤓 Quando a referência de espaço for ao advérbio Aqui, usamos os pronomes com a letra T imposta: este, esta, deste, disto, nisto.
Para tempo: Assim como para localização “este” refere-se ao que está aqui, para tempo “este” é usado no presente, no agora. Ele aparece muito em frases com pronomes em primeira pessoa, como eu, mim, comigo.
Este também faz referência a algum tema que será abordado em um texto ou discurso que acontece no presente.
Exemplos:
- Este é meu carro. (O carro está aqui)
- Este é o ano da formatura. (Agora/Presente)
- Neste discurso vou falar com os senhores sobre a literatura como um campo vasto de estudos. (Aqui no discurso/Agora no discurso)
Quando Devo Usar Esse?
Esse é usado no pronome demonstrativo ligado à 2ª pessoa, fala de algo ou alguém relativamente próximo. Ele geralmente aparece com o advérbio “Aí” e acompanha os pronomes, como tu, vocês, contigo, vocês.
Também é usado para se referir a um assunto que já passou, ou a um trecho já citado do discurso ou texto em curso.
Exemplos:
- Esse carro aí é o seu? (O carro perto de quem ouve/ Aí).
- Nesse dia, trouxemos a vovó para casa. (No dia mencionado pela segunda pessoa)
Usos especiais:
É preciso falar do uso de “esse” ou “este” também quando falamos dos pronomes “aquele”, “aquela” ou “aquilo”.
Sim, apesar de “aquele/aquela/aquilo” se referir ao que está mais distante, eles podem aparecer em sequência numa mesma frase.
Exemplo:
- Pedro e João assistiram ao curso igualmente. Este porque quer passar de ano e aquele por que vai prestar vestibular.
Para falar do exemplo acima, precisamos nos lembrar das regrinhas já abordadas. “Este” está ligado a Pedro, e logo em sequência se fala de João, ou “aquele”. Dessa construção frasal entendemos que Pedro é mais próximo do que João.
Basta não esquecer a noção de tempo e proximidade (localização), bem como o uso para 1ª e 2ª pessoa, e tudo dará muito certo!
A autopublicação exige dedicação, mas não precisa ser difícil, e a gente está aqui para te mostrar algumas regras gramaticais que irão te ajudar a escrever melhor, e te auxiliar em todos os passos necessários para a sua publicação.
Escrever um livro deve ser uma jornada também de aprendizado, e você pode contar com a UICLAP durante todo o percurso, inclusive na materialização do seu sonho: a publicação do seu livro!