Qual Tamanho De Fonte Devo Escolher Para O Meu Livro
A autopublicação depende de vários fatores. A escolha da fonte, e do tamanho da fonte, é fundamental para prender a atenção dos leitores, principalmente as fontes escolhidas para livros de novos autores. Acredite, escolher a tipografia certa, é um passo determinante para criar uma boa experiência ao seu leitor.
Para entender sua importância, vamos para o início do processo. A tipografia.
O que é tipografia?
Tipografia é o estudo, aplicação de caracteres, formatos, estilos e a criação das palavras em um texto. Estes tipos são as fontes, ou em termos simples, os tipos de letras que irão compor a obra. Uma das partes mais importantes do processo de diagramação e design.
A fonte (as letras e os caracteres que compõem uma história), são importantes porque darão ao leitor conforto, facilidade de entendimento, dimensão da dificuldade do texto e clareza.
Uma fonte muito pequena, com um espaçamento apertado ou incorreto, pode dificultar a leitura, torná-la cansativa, exigir o dobro de dedicação por parte do leitor, e, por mais que o texto seja interessante, pode distanciar o interesse.
A fonte certa para o seu livro, harmônica, espaçada, legível, torna a leitura prazerosa e enriquecedora. Portanto, antes de imaginar que não importa o formato, o estilo ou o tamanho, pense em como você, quanto leitor, se sente ao pegar um livro com as fontes que não favorecem o conteúdo. Pensar neste sentimento, te ajuda a entender que:
- Em uma publicação independente todos os processos, mesmo os menores e os detalhes, são essenciais para garantir que o seu livro seja amplamente aceito pelos leitores.
Como escolher?
As fontes são geralmente exigidas pelas editoras tradicionais, editais de concursos ou submissões literárias, sempre nos tamanhos 11 ou 12 e entre três estilos: Times New Roman ou Arial. Isso porque diagramadores ou designers as trabalharão pelo autor, em caso de seleção.
Entretanto, no processo independente, as fontes podem ser escolhidas e formatadas pelo próprio autor. Para escolher a melhor letra para o seu livro, lembre-se das categorias: sem serifa, com serifa e display
Sem Serifa:
São letras com formatos mais modernos e informais, mais geométricas e arredondadas. São conhecidas como letras “limpas”, que tornam a leitura mais fácil quando o espaço de folha é menor, como nas notas, notas de rodapé, notas de observação, entre outras. Como exemplo temos as fontes Calibri, Helvética e Arial.
São mais usadas em blogs, redes sociais, redes de notícias, sites de pesquisas, porque facilitam a leitura por dispositivos eletrônicos, como os smartphones e tablets.
Com Serifa:
São as fontes com marcações acentuadas em suas terminações. Essas terminações servem justamente para ajudar o leitor a acompanhar o texto impresso com maior facilidade. Garantem, portanto, uma melhor experiência de leitura de livros, artigos e jornais, entre outros tipos de publicações impressas. Como exemplo temos a Times New Roman, Garamond e Palatino Linotype.
Display:
As fontes desta categoria servem para destacar alguma coisa, por isso não são adequadas para o corpo de um texto, principalmente de livros impressos. São fontes mais desenhadas e detalhadas não facilitariam a leitura, mas servem para destacar bem título e subtítulos de textos. Temos a French Script BT e a Matterorffact como exemplo.
Tamanho da Fonte
O tamanho da fonte deve ter relação com o tamanho do livro escolhido. É preciso pensar que um livro precisa ter boas divisões e espaçamentos, e que a letra precisa ficar confortável no tamanho escolhido. Ainda assim, escolher uma fonte pequena demais, detalhada demais, com um espaço de leitura pequeno, pode dificultar o entendimento do texto, distanciar o leitor ou não incentivar indicações.
Quando for preciso usar fontes menores utilize a opção de colunas na página, dessa forma a linha fica mais curta e facilita a leitura, como por ex: a Bíblia.
Todos os passos para o desenvolvimento de um livro precisam ser importantes para o autor. Acredite, cada detalhe escolhido com carinho e dedicação é sentido no resultado pelo leitor.
Publicar um livro não precisa ser uma experiência complicada, e tudo que puder facilitar a leitura em textos de escritores iniciantes, faz a diferença. A UICLAP tem prazer em compartilhar informações que enriqueçam o seu trabalho. Por isso você pode contar conosco para materializar o seu sonho de publicar.
Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática.
A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.