Pedro Muenho publica Do Cuale a Luanda: A História da Igreja Adventista no Norte de Angola
O jornalista e investigador angolano Pedro Muenho acaba de lançar, no início deste mês, o livro Do Cuale a Luanda: A História da Igreja Adventista no Norte de Angola. A obra, com 564 páginas, constitui um trabalho de fôlego que resgata mais de um século de presença adventista na região norte do país.
Resultado de uma investigação histórica aprofundada, o livro surge como resposta a um apelo de líderes religiosos e à necessidade de preservar a memória institucional da Igreja Adventista em Angola. Além da autoria de Pedro Muenho, a publicação conta com contributos dos académicos Jean Carlos Zukuwski e Tiago Dias, bem como com a participação do especialista Carlos Davi Alves, num esforço conjunto para valorizar o legado adventista no contexto angolano.
Em declarações à imprensa, o autor destacou que a obra pretende “manter vivo o legado histórico do adventismo, tanto nas páginas da História como nos corações dos que foram alcançados pelos esforços iniciais de homens e mulheres que se dedicaram à missão de Cristo na região”.
A pesquisa foi construída a partir de testemunhos de obreiros, bem como de descendentes dos pioneiros que iniciaram a missão na região. O trabalho inclui ainda a consulta de fontes documentais, como artigos, boletins e notícias publicados desde o início do século XX. O processo contou com o apoio da União Nordeste de Angola, sob a liderança do pastor Teixeira Mateus Vinte, que teve papel determinante na concretização do projecto editorial.
O livro dedica-se, em particular, à obra adventista no norte de Angola, lembrando que os seus 100 anos são celebrados em diferentes localidades — cidades, vilas e povoações — onde o povo remanescente aguarda com expectativa o cumprimento das promessas bíblicas. Para o autor, a história passada reforça a confiança no futuro, sublinhando que, “entre crises e vitórias, a missão será cumprida”.
Sobre o autor
Pedro Muenho é Bacharel em Teologia, Mestre em Jornalismo e Doutor em Educação. Actualmente, exerce funções como pastor distrital no Maranhão, Brasil. Antes, foi apresentador de TV e radialista em Angola. Em 2021 e 2022, foi eleito melhor bloguista de Angola pela Assembleia Suprema da Pontifícia Universidade Católica de Roma. Já em 2025, foi nomeado líder da comunicação angolana na diáspora, distinção atribuída pelos prémios Líderes Angola.
Texto do autor, versão idiomática mantida.
