PDF Não é Livro Digital

pdf não é livro digital

O formato de arquivo PDF (Portable Document Format) tem como objetivo principal a partilha de informações sem a necessidade de softwares especiais. Possibilita que textos e imagens sejam vistos apenas com um leitor de PDF, sem a necessidade de um computador para isso. 

Exatamente por dar facilidade de acesso a textos, o arquivo PDF se popularizou também entre leitores de todas as vertentes no mundo. 

Ebook é um livro digital, feito para ser lido em dispositivos eletrônicos e aplicativos específicos e adequa o seu texto ao gosto do leitor. Esse formato permite que o texto seja colocado em diversos tamanhos diferente se moldando ao espaço de tela disponível, mude a cor de fundo ou o tipo de fonte usado, para que o leitor tire proveito da leitura, tal qual em seu contato com o livro físico. 

Termo de origem inglesa, e-Book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, por óbvio, uma mídia digital.

Tecmundo

O PDF foi criado para troca de arquivos, mas não permite edição e adequações de leitura, tampouco nos dispositivos e-readers, como o Kindle e o Kobo, por exemplo. Portanto, como o nome bem diz, o PDF é um tipo de arquivo de cópia, estático, que não permite alterações para a leitura. 

Os livros digitais trazem vantagens e são elaborados pensando no conforto da leitura, em sua adaptação a cada leitor e na quantidade de informações que podem ser disponibilizadas com o livro. 

Os e-readers são dispositivos de leitura e aplicativos (tanto para IOS e Android, como para computadores e tablets) criados para receber os livros digitais e fornecer vantagens de leitura aos seus usuários. A tecnologia fornece acesso à pesquisa, dicionários, salvar notas, comentários, e poder realizar a avaliação da obra. É como ter uma biblioteca onde quer que vá. 

Imagem: iorgsoft

O formato de livro digital é o epub (.epub), criado pelo International Digital Publishing Forum (IDPF), e o mobi (.mobi), criado, exclusivamente, pela Amazon. No geral o EPUB é o formato padrão e oficial para a comercialização de livros digitais. 

Vejam a seguir, à esquerda uma imagem da tela do meu celular de um livro em ePub, e à direita um livro em PDF:

O perigo do PDF 

A cultura do imediatismo e da troca de informações, populariza muitas coisas. Uma delas foi o uso do PDF para leitura. Parece que sempre há uma cópia do seu livro favorito em PDF disponível, e de maneira gratuita, pronto para o download. 

E aqui está o perigo, apesar da cópia de arquivos e da facilidade de acesso e troca de informações, fazer uma cópia de um livro registrado em PDF é crime, assim como a comercialização desta cópia. 

A violação da propriedade intelectual, segundo a Lei do Direito Autoral, Lei nº 9610/98, artigo 7. Sem a autorização do autor ou dos detentores do Direito Autoral e Intelectual, bem como direito de comercialização, copiar,  vender ou compartilhar cópias de livros em PDF é crime. 

Sabemos que o investimento em leitores digitais pode ser difícil, mas atualmente existem inúmeros ebooks gratuitos disponíveis na internet e muitos autores fazem promoções de suas obras, deixando-as gratuitas para leitores digitais legalizados. 

Quando você escolhe copiar um PDF ou adquirir um livro neste formato, está retirando do autor o seu direito de receber pela obra que criou, A editora responsável pela distribuição também tem os seus direitos violados e o mercado editorial perde. 

Se você quer muito ter contato com a obra do autor e não tem condições para isso no momento, pense no livro como um investimento, você pode juntar o valor necessário e optar por apoiar o autor com a aquisição do livro físico. 

Escolha com Sabedoria

Agora que você, escritor, sabe que o PDF não é um livro digital, mas um estilo de arquivo de textos e imagens, pode formatar a sua edição no modelo correto para a distribuição digital. 

E você, leitor, pode contribuir na valorização do trabalho do escritor, da distribuição e ainda destaca a obra com a sua avaliação genuína. 

É sempre bom lembrar que o livro físico ainda é o modelo mais popular do mundo, valorize a publicação de livros físicos.

A UICLAP pode te ajudar na publicação gratuita do livro impresso.

Você gostaria que a UICLAP tivesse em sua plataforma a publicação do Epub? Comente o post!