O Reino Mugh - Onde o amor prevalece

O Reino Mugh - Onde o amor prevalece

Antônio Ferreira, escritor, poeta, romancista e letrista de São Miguel do Tapuio-PI, participa ativamente de eventos literários como o Salão do Livro do Piauí (SALIPI), saraus em faculdades, e é frequentemente entrevistado em mídias renomadas como UOL e R7.

Suas obras, como 'O Reino Mugh' e 'Serial Killer - Um Círculo de Amor e Morte', recebem destaque em plataformas como Skoob e recomendocomprar.com.br, sendo reconhecidas por sua qualidade.

Antônio também é laureado como poeta em concursos literários nacionais, especialmente por sua obra 'Os Tons da Alma'. Seus poemas são amplamente elogiados e compartilhados em diversos sites literários, muitas vezes ao lado de autores consagrados. Suas obras estão disponíveis tanto em formato impresso quanto digital, podendo ser encontradas na Amazon Kindle, UICLAP e em cópias físicas.

Sinopse de O Reino Mugh: Reino Mugh é um típico reino do passado, encastelado e soberano sobre si e sobre povos vizinhos, à medida que lutavam por sua autossuficiência em detrimentos de cidades-reino de menor ou igual poder bélico. Este título descreve um romance de realismo-fantástico baseado na cultura dos povos e deuses nórdicos, em que um povo luta por sua independência contra povos e deuses vizinhos, ou estrangeiros.

Tem inspirações originadas nas lutas de civilizações retratadas pelos vikings e outros povos de fábulas, e que a própria Bíblia retrata, embora não sejam descritos como objetivo central, apenas vislumbram cenários similares e sem propósitos de serem exatamente iguais; todavia, apenas norteiam os conflitos bélicos, características dos personagens e rituais. Os nomes são de origem nórdica ou criados baseando-se apenas na verossimilhança destas línguas do passado, sem, contudo, quererem retratar fidelidade com a norma culta da ortografia, semântica e da tradição oral destas línguas nórdicas; até porque os idiomas são vivos e mudam sua forma de acordo com os tempos.

A própria palavra Mugh, inicialmente foi pensada Mügh (com trema), depois analisei a possibilidade de Muegh, onde “UE” antigamente correspondia ao “Ü”, com trema; porém, o sentido histórico da língua poderia confundir o leitor com o espanhol. Assim, deixei Mugh. Lembrando que não há intenção de exatidão em relação às línguas nórdicas do passado ou do presente, nem com suas ramifi cações idiomáticas que os povos difundiram. A cultura romântica que o tema retrata não traz a conquista e o romantismo de hoje como tema central e gerador de conflitos, como as peças shakespearianas, pois, o amor ou permissão do casamento para o homem adquirir a mão da esposa pelos pais, muitas vezes, era concedida pela conquista de algo (principalmente no que diz respeito à mão de uma rainha órfã de pais) ou uma mostra de valentia do pretendente, em que só poderiam conseguir ficar juntos depois de muita luta, por parte do guerreiro, em várias batalhas. Desse modo, o enfoque principal é a luta pela paz e independência do reino em questão, e sim, sem destratar o envolvimento, atração e arte da sedução que a conquista e o amor recíproco podem ocasionar.

No tocante as situações serem realistas ou não, temos que levar em consideração alguns fatores: primeiro, que é ficção. Na ficção, o desenrolar de acontecimentos podem destoar-se do senso comum, obrigando o leitor a compreender a arte da ficção como ela verdadeiramente é, ou seja, apenas uma ficção sem obrigação com a realidade. Segundo: o realismo–fantástico cria situações imponderadas, ainda mais do que a própria ficção simplista. No realismo fantástico, cabe personagens que transgridem a física e o biótipo físico dos seres, em geral. Assim, haverá quem diga: “mas que coisa sem sentido”, mas quem nunca falou isto das obras de autores de realismos-fantásticos? Por último, mas não menos importante, o subtítulo onde o amor consegue prevalecer, denota um conjunto de situações: a persistência daqueles que apesar da falta de empatia e preconceitos arraigados para os de condições inferiores em termos de saúde, aparência ou de meios de subsistências, ainda conseguem amar e lutar pelos direitos de outrem. Contudo, não só isto, mas na persistência de lutar e criar situações em que o amor romântico possa prevalecer.