O que é Antologia?

Antologia

Já pensou em participar de um livro com textos feitos por autores de vários lugares e com várias características diferentes das suas? Não entendeu? Vem com a gente, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre antologias!

Antologia

De maneira simples, antologia é uma compilação de expressões sobre um mesmo tema. Ela pode acontecer no cinema, no teatro, nas artes plásticas, visuais ou na literatura. É uma manifestação artística composta por mais de uma obra, que terá como norte, atender ao tema, assunto ou formato proposto. 

Na literatura o que isso significa?

Antologia aqui é uma compilação de textos, que seguem o mesmo tema ou a mesma proposta. Ela pode ser um conjunto de textos criados por diferentes autores, ou pode ser uma variação de formatos e tipos, realizados pelo mesmo autor.

O termo surgiu na Grécia Antiga e vem da junção de duas palavras, ‘anthos’ que significa flor, e ‘lego’ que denota escolha, logo ‘florilégio’, seleção de flores, ou, coleção de flores. 

A primeira seleção de textos para uma antologia, também aconteceu na Grécia e foi organizada por Meléagro, poeta que distribuiu breves poemas neste formato. O termo só passou a ser realmente usado após o século XVIII, substituindo outros, como: cânticos, cancioneiros, florilégios, floreios, romanceiros, silvas, entre outros. 

Fato é que o modelo antológico, ao longo dos séculos, ganhou papel de destaque e importância na literatura nacional, uma forma simples de unir escritos de renomados autores para desbravar um mesmo tema, um mesmo assunto. São coletâneas muito utilizadas para distribuir textos menores e dar visibilidade a mais autores, em um único livro. 

Atualmente, as antologias literárias se fortaleceram nos seguintes cenários:

  • Poesias: uma reunião de poesias, poemas e estrofes sobre um mesmo tema/assunto; 
  • Contos e crônicas, pequenos textos, esquetes e pontos de observação sobre o tema escolhido;
  • Poesias, contos e crônicas escritos pelo mesmo autor, selecionados para compor um assunto ou retratar um tema.

Existem ainda as antologias acadêmicas, propostas para a união de textos científicos desenvolvidos por diversos autores e profissionais renomados, de uma mesma área de atuação. 

Quais as vantagens de participar de antologias?

Para os autores do meio independente, sem rodeios, serve como uma excelente ferramenta de divulgação. Quanto mais antologias com a sua participação, mais o seu nome se veicula, mais a sua escrita se propaga, mais leitores você conquista! Pescou? Viu o tamanho desse peixão de marketing?! 

Além disso, você terá a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros autores selecionados e pode estudar a diferença na abordagem de um mesmo tema sob diversos olhares. Isso te dá a oportunidade de variar e desenvolver as suas habilidades na escrita. 

Voltando ao marketing, vamos jogar a nossa isca ao mar das possibilidades outra vez! Todo autor que escreve um bom texto em uma antologia é procurado por leitores que querem ler mais do que aquele autor desenvolve. Então surge a oportunidade de vender mais livros! 

As antologias permitem que você construa o seu portfólio, o seu nome, o seu perfil literário, ajudam na divulgação e na sua participação ativa no cenário literário, te destaca como escritor! 

Como funcionam as antologias?

São desenvolvidas por meio de um ou mais organizadores, que convidarão escritores ou abrirão editais para a participação. Não precisam ser realizadas por editoras, mas é necessário que seja feita a seleção dos textos que melhor sirvam ao que é proposto para aquele conjunto. Geralmente, os organizadores deixam o tema principal disposto, a formatação que desejam, as exigências necessárias, o tamanho de texto que buscam e outras características mais, que ajudem a formar a obra.  

Para participar, basta estar atento aos editais ou propostas e se jogar na criatividade! Se interessou pela ideia? O grupo Mochilão Literário UICLAP (não tem ligação direta conosco, mas desempenham um papel sem igual na comunidade literária que construímos), sempre lança novos editais ou propostas de antologias. Para saber mais, basta procurá-los em suas redes sociais

E lembre-se das seguintes dicas: 

  • Não mude as suas características de escrita para participar. Lembre-se que é uma forma de apresentar a sua identidade a outros leitores; 
  • Não pense na antologia como uma competição e saiba usufruir do companheirismo com os demais participantes; 
  • Atente-se às exigências de formatação, tamanho de texto e regras de participação.; 
  • Tenha propósito e busque antologias que conversem com a sua categoria literária ou estilo de escrita;
  • Aproveite e tire o máximo de conhecimento que puder, não deixe de se divertir também. 

As antologias são uma excelente ferramenta de divulgação e de aprimoramento para o escritor independente. Ainda possibilitam um contato com o mercado e vão evidenciar os pontos que você pode trabalhar mais para trilhar um caminho de sucesso na autopublicação

Se você é um organizador, utilize o portal UICLAP para materializar o sonho de publicar uma antologia! 

Se você é um escritor que deseja participar, tire proveito da experiência e venha abrilhantar ainda mais o seu trabalho, quando publicar o seu livro! Estaremos aqui para te ajudar nesse processo, de maneira simples e prática. 


Seu livro publicado e disponível para venda, em tempo real.