O "Caderno de Exercícios: Kit das Emoções"

Como o título da obra sugere, não se trata apenas de um livro. É realmente um kit, pois contém exercícios, recursos e jogos tanto no formato físico quanto no digital.  Há 8 personagens – 4 meninos e 4 meninas – expressando 11 emoções (alegria, medo, raiva, tristeza, amor, ciúme, nojo, tédio, vergonha, preocupação e tranquilidade) para serem trabalhadas com crianças a partir de 07 anos. Todos os personagens apresentados no livro foram criados pelo autor. Em alguns exercícios existem as versões específicas de cada personagem a fim de permitir que a criança escolha o personagem com o qual ela mais se identifica.

Paulo Natanael - Emoções

Primeiro livro autoral do psicólogo Paulo Natanael, trabalha desde cedo a educação emocional com as crianças

Como o título da obra sugere, não se trata apenas de um livro. É realmente um kit, pois contém exercícios, recursos e jogos tanto no formato físico quanto no digital. 

Há 8 personagens – 4 meninos e 4 meninas – expressando 11 emoções (alegria, medo, raiva, tristeza, amor, ciúme, nojo, tédio, vergonha, preocupação e tranquilidade) para serem trabalhadas com crianças a partir de 07 anos. Todos os personagens apresentados no livro foram criados pelo autor. Em alguns exercícios existem as versões específicas de cada personagem a fim de permitir que a criança escolha o personagem com o qual ela mais se identifica.

O livro apresenta os seguintes exercícios:

  • Exercícios de identificação de emoções;
  • Caça-palavras;
  • Palavras cruzadas;
  • Registro de emoções;
  • Diário das emoções;
  • Exercícios de desenho para a criança representar como se sente/sentiu em determinada situação;
  • Escrita de histórias utilizando os personagens apresentados.

Além disso, o livro físico vem com um QR Code que lhe direciona para o CONTEÚDO DIGITAL, que você pode imprimir e utilizar quantas vezes quiser: 

  • 09 Jogos da Memória (01 geral + 08 específicos de cada personagem);
  • Jogo de Tabuleiro “Como me sinto?” (Inclui: instruções de como jogar, 01 tabuleiro, 40 cartas com perguntas, 08 pinos, 01 dado e 88 fichas das emoções);
  • Folhas de Registros das Emoções de cada personagem;
  • Termômetro das Emoções (inclui: base + 32 cartas dos personagens representando alegria, tristeza, medo e raiva para a criança colocar no termômetro e representar como se sente ou se sentiu em determinada situação);
  • Folhas de Registro para Diário das Emoções.

De onde veio a ideia?

A temática das emoções e o interesse em produzir os próprios recursos sempre norteou grande parte do trabalho do autor. Em 2020, quando realizava atendimentos clínicos, o autor criou os personagens e produziu um conteúdo unicamente digital, disponibilizado no formato PDF (o Kit das Emoções). 

Dois anos depois, em 2022, o autor conheceu a UICLAP e percebeu que era possível realizar o sonho de ter um livro físico totalmente autoral. Os exercícios foram ampliados, mais recursos foram produzidos e, assim, toma forma o “Caderno de Exercícios – Kit das Emoções: Auxiliando as crianças na identificação do que elas sentem” com a proposta de trabalhar desde cedo a educação emocional das crianças a fim de que elas se tornem adultos emocionalmente mais saudáveis.  

Autor(a): Paulo Natanael

Saiba mais sobre o(a) autor(a): uiclap.bio/paulonatanael

Paulo Natanael é psicólogo formado pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), com pós-graduação e atuação em Psicologia Escolar. Especialista em Suicidologia. Coautor dos livros: 1) “Relações: conversando sobre a arte de relacionar-se” (Editora APMC) com o capítulo “Pais e filhos: construindo relações saudáveis”; 2) “Autoconfiança: A arte de ser você mesmo” (Editora APMC) com o capítulo “Autoconfiança na Vida Profissional”. Coautor do baralho terapêutico “Positivamente: 100 cartas para te ajudar a aproveitar e saborear melhor cada momento” (Editora APMC). Poeta com participação em antologias poéticas, uma delas publicada pela UICLAP (“Prelúdio: Poemas para o Piauí”).

KIT DAS EMOÇÕES

Auxiliando as crianças na identificação do que elas sentem