Na mídia: Roraimense lança livro com técnicas de escrita para trabalhos acadêmicos

Michelle Barbosa conta que a obra pretende colaborar com monografias, artigos científicos, projetos de mestrado e de doutorado

Michelle Barbosa

Michelle Barbosa conta que a obra pretende colaborar com monografias, artigos científicos, projetos de mestrado e de doutorado

Por Folha Web

É muito comum o surgimento de inúmeras dúvidas e insegurança quando se depara com a necessidade de desenvolver algum trabalho acadêmico ou científico pela primeira vez, ou mesmo quando se avança para níveis mais complexos de pesquisa.

Foi pensando nisso, que a roraimense Michelle Barbosa, escreveu seu primeiro livro, ‘Técnicas de Pesquisa e Escrita: da Graduação ao Doutorado’, que terá seu lançamento neste mês em Manaus e em Boa Vista.

As mudanças na sociedade exigem cada vez mais uma síntese de conhecimentos, tendo em vista o volume de informações disponíveis. Visando preencher essa lacuna, a autora conta que esta obra pretende colaborar com a elaboração de trabalhos acadêmicos, em especial, monografias, artigos científicos, projetos de mestrado e de doutorado.

Tal exemplificação permitirá ao leitor identificar-se com algumas dificuldades, bem como clarificar conceitos, ideias e propostas rumo à construção do seu próprio estudo. Este livro traz ainda metodologias, passos e dicas para construir um bom trabalho, uma escrita impecável e iniciar a construção do seu próprio livro.

O processo de construção do livro iniciou em 2020, quando ela conta que se aprofundou nos estudos de autoconhecimento.

“Percebi em mim um desejo de mudar não apenas a minha vida por meio dos estudos, mas que eu poderia inspirar e ajudar as pessoas ao meu redor. Aos poucos isso foi se consolidando na mente, e bem depois no papel. No início da escrita, julho de 2022, já tinha uma ideia de início, meio e fim do livro. Durou cerca de seis meses. Conclui ele em janeiro de 2023”, disse ela.

Baseada na experiência da autora, o livro apresenta, de maneira fluida e de fácil entendimento, o caminho que deve ser seguido para que o trabalho seja desenvolvido firmemente. Com uma escrita simples, porém bastante pedagógica, a obra oferece sugestões importantes para orientar e estimular o leitor no desenvolvimento de sua árdua faina intelectual/acadêmica, seja um TCC ou uma tese de doutorado.

Lançamento

Em Manaus, o evento será realizado no dia 15 de abril, a partir das 16h no espaço Pão e Companhia, no Vieiralves. Em Boa Vista, será realizado no dai 20 de abril, no Auditório Cadecon da Universidade Federal de Roraima às 18h.

Michelle conta que o lançamento será um momento especial para apresentar o livro, falar um pouco da história de vida e compartilhar momentos especiais com os amigos e familiares.

O formato de aquisição do livro é sob encomenda, mas no lançamento alguns exemplares estarão disponíveis para compra.

Sobre a autora

Michelle de Oliveira Barbosa, roraimense, nasceu em abril de 1988. É graduada em Economia (2009), especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior (2010), mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia (2014) e doutoranda em Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (2020).

Atua como economista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) há mais de 10 anos. Ocupou alguns cargos de gestão na Instituição e apoiou gestores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) com a Elaboração de Trabalhos Técnicos, Organização de Relatórios de Gestão, Programa de Integridade, Grupos de Trabalho e Comitê de Gestão de Riscos.

Possui dois Capítulos de Livros publicados na Editora UFRR, Universidade da Graduação e Mestrado, e dois artigos científicos em revistas internacionais. Decidiu colaborar com o conhecimento científico ao tornar público o que aprendeu nos últimos dezesseis anos de vida acadêmica por meio deste livro, produzido de forma independente.

Fonte: FolhaBV

Autor(a): Michelle de Oliveira Barbosa
Revisor(a): Heloísa Alves Braga
Demais Colaboradores: Anne Karoline da Silveira Cabral
Saiba mais sobre o(a) autor(a): uiclap.bio/michelleo.barbosa

Técnicas de pesquisa e escrita