Marketing: Como construir seu nome de autor?

Como construir seu nome de autor?

Cada vez mais pessoas estão materializando o sonho de publicar um livro e isso é incrível!

A autopublicação possibilita que mais pessoas acreditem no valor de suas histórias e queiram dividir um pouco mais de suas ideias. Nesse caminho, uma coisa é certa: só vai para frente quem segue com esforço e paixão! 

O mercado editorial não será como era antes! Isso precisa ficar bem claro na sua mente, se deseja realmente tornar a escrita parte da sua trajetória! Não é possível olhar apenas para suas experiências ou conhecimentos vindos de outro cenário antes da pandemia, e achar que as coisas vão todas voltar ao mesmo lugar. Neste setor, não vão! Elas estão avançando! E se você parar no tempo, vai ficar para trás! 

Outro entendimento, é que as editoras, mesmo as tradicionais, vão fazer o trabalho de marketing que lhes cabe, mas se o autor não fizer a sua parte, nunca alcançará o sucesso ou terá o nome que espera! Mas calma! Isso não é um puxão de orelha (não dos fortes), e a gente vai te ajudar a construir um nome, ou seja, ter uma presença inesquecível entre os leitores. Vamos nessa?! 

1. Pesquise e estude o mercado

Caso você sinta que tem limitações para isso, saiba que ouvir podcasts, ver alguns tutoriais e vídeos na internet sobre o assunto, também são base de estudo, então não tem desculpa, hein?! É importante estudar para desenvolver uma carreira, tá? 

Pesquisar o mercado do livro é importante para qualquer escritor, independentemente do objetivo. Isso te ajudará a identificar o público-alvo do seu livro, o que está sendo publicado e quais as tendências do mercado. Tudo isso é valioso para saber posicionar o seu livro do jeito certo e no lugar certo. 

Conheça o nosso Guia Definitivo Para O Escritor ele vai te ajudar construir seu nome de autor.

2. Escreva, treine, estude, escreva! 

A prática leva à perfeição. Você escreve muito melhor quando estuda sobre o processo de escrita, quando tira tempo para desenvolver habilidades e consegue criar fora da caixa. 

Estude, pratique escrever de tudo, crie histórias ou conte histórias e construa argumentos de várias formas diferentes, assim você cria possibilidades. Ah! Não se esqueça de ler livros do mesmo gênero de interesse e livros sobre escrita! É preciso conhecer os interesses dos seus leitores. E divida isso com eles!

Divida para começar a construir o seu nome como um escritor acessível, que fala sobre os seus processos, que escreve sobre o que está lendo ou estudando, que abre caixinhas de pesquisa ou conversa sobre os interesses dos leitores e de outros escritores. A base aqui é te ajudar a criar uma rede de apoio maior do que amigos e familiares, é expandir a sua comunidade. 

3. Divulgue-se! 

Quando você divide o processo de escrita, seus estudos, interesses, isso é parte de um plano de marketing para o escritor. Esse plano é essencial para qualquer escritor que quer sair do limbo de vendas. E como construir o nome aqui? É só colocar que o livro está em processo de criação ou à venda em uma página e pronto? Não! É preciso planejamento. 

Você precisa entender como as divulgações do mesmo gênero ou similares estão acontecendo naquele momento, no seu agora. Depois, você precisa pesquisar quais serão os melhores meios de divulgar o seu trabalho com parceiros ou influencers, vá aos perfis, observe, selecione os que mais fazem sentido para o seu estilo. Não adianta atirar para todos os lados. Você só vai desperdiçar seu tempo. Então lembre-se que uma publicação precisa de planejamento e já faça isso enquanto cria a sua história. 

Pense no seu lançamento, se fará um evento, uma ação em redes sociais, como e onde. Planeje seus posts para as redes sociais e pense em como vai divulgar o seu livro entre os seus leitores próximos também. 

Formar essa base, tornará você conhecido nos lugares certos, as pessoas vão ajudar em uma divulgação muito mais assertiva que será de interesse das pessoas certas. Tudo isso vai aumentar o seu alcance e, com isso, as suas vendas. 

4. Tenha paciência

Ter um nome em destaque não é nada que aconteça da noite para o dia. É preciso ter paciência e persistência. Continue trabalhando duro e promovendo o seu livro e, com o tempo, as pessoas irão reconhecer o seu trabalho.

5. Entenda o seu perfil

As pessoas estão cada vez mais exigentes, a experiência delas, inclusive para ler, precisa ser incrível. Então para atrair essas pessoas você precisa entender as suas próprias preferências. Você precisa se conhecer, saber o que gosta e o que não gosta no meio literário e editorial, para conseguir agradar outras pessoas. 

Você só vai fidelizar quem se identificar com o que você faz, se você não souber o que é isso, o desinteresse do leitor será rápido. 

E mais um ponto: evite usar as suas redes para falar negativamente de pessoas do meio editorial, dos seus parceiros, dos influencers, dos seus leitores ou de si mesmo. Quem reclama sobre tudo, mais afasta do que atrai. Se você não quer construir um nome negativo, evite passar essa ideia sobre si mesmo. 

Resumindo, esteja sempre atualizado, estude, fale sobre si mesmo, seus processos, leituras, viagens, bagagem de vida, seja ativo, ou seja, dar um jeito de se fazer presente entre a comunidade leitora. Compartilhe trabalhos de outros autores, vá a eventos literários, converse. Seja positivo, tenha paciência e acredite no valor do seu texto!

Seu nome será tão bom quanto o valor que você dá para ele, para isso, sempre tenha em mente que você vale muito, e nunca se compare.

Ufa! Parece muita coisa, mas essas dicas dividem as pessoas que vão seguir e as que vão desistir! Não desista de si mesmo! A gente está aqui para te mostrar que os seus livros têm espaço, são bem-vindos e podem chegar muito longe ainda!

Conte com a gente no processo e siga firme!