Luiz Carlos Torres Araújo lança edição impressa da obra 'Os Condenados'

Escritor UICLAP

O livro Os Condenados, de Luiz Carlos Torres Araújo, ganha versão impressa pela editora UICLAP com lançamento marcado para esta quarta-feira (8), às 19h. A obra será apresentada na live Cruzamentos entre o histórico e o literário, transmitida pelo Facebook Literatura RS, com uma conversa entre o autor e Elvira Coelho Hoffmann.

Com uma narrativa envolvente e dinâmica, Araújo transporta os leitores para o Sul do Brasil na década de 1960, em um contexto imaginado e verossímil. A trama envolve o regime militar no País, ex-oficiais nazistas, a guerrilha de esquerda, grupos organizados da elite econômica e muitos outros núcleos que se faziam presentes na época.

Historiador por formação, o autor demonstra uma habilidade notável na representação das épocas e das realidades sociais e políticas. Os Condenados apresenta ainda uma série de notas com informações históricas que se servem, não apenas como contextualização de um tempo, mas como uma segunda narrativa que transcorre de forma paralela àquela ficcionalizada pelo autor.

Fonte Jornal do Comércio

Os Condenados

Na década de 50, um general nazista forma no Brasil uma família e se torna um grande empresário rural. O apoio do alemão ao regime militar implantado a partir de 64 o faz alvo de um sequestro. Um grupo guerrilheiro arquiteta trocá-lo com o Mossad por recursos que deem musculatura à resistência armada.

A perseguição aos guerrilheiros os leva a um esconderijo exótico, quase selvagem – um abismo –, onde terão que viver de forma primitiva e solidária.

O romance é uma ficção histórica que perfila protagonistas criados pelo autor ao lado de personagens reais. O contexto, que envolve autoritarismo, fugas e terror, retrata o medo, mas não impede as paixões verdadeiras.