IV Farol Literário de Torres

IV Farol Literário de Torres

Entre os dias 13 e 15 de novembro Torres sediará o IV FAROL LITERÁRIO, dando sequência à iniciativa de Eduardo Jacques e Joaquim Moncks que o criaram em 2017. O Farol Literário é um evento que pretende, além do encontro de escritores com leitores, incentivar as diversas linguagens literárias e culturais, sobretudo àqueles que almejam espaços alternativos de divulgação de suas obras.

Está sendo organizado pelo Movimento Torres Além Veraneio, uma ação de autores e promotores da Cultura em Torres voltada à maior atenção governamental às Artes, Filosofia e Artesanato, não só como instrumento da formação da cidadania, como de promoção do turismo na cidade ao longo do ano, com apoio da Prefeitura Municipal de Torres através da Secretaria de Cultura e do Esporte.

Na edição deste ano, cujo Patrono será o poeta Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras e homenageada a poeta Ney Azambuja, estão previstas sessões de cinema com alunos do Marcílio Dias em Torres, e algumas escolas do passo, com vistas a fomentar a criatividade literária dos alunos e apresentar a eles os escritores da cidade.

O Farol Literário vem crescendo sistematicamente a cada edição, apesar do lapso da pandemia e vem contando, cada vez mais, com autores várias cidades do Rio Grande do Sul, pretendendo, nesta edição, configurar-se como uma Festa Literária de caráter turístico-cultural para toda população.

O encontro é destinado a escritores, apreciadores da arte, e da literatura em especial, bem como o público em geral. Será aberto no dia 13/11, 15 horas, no Auditório da Universidade de Caxias do Sul e terá dois principais focos de debates: O Centenário da Semana de Arte Moderna, motivo de livro recente de Luiz Augusto Fischer, Professor da URGS, presente ao evento, e Economia Criativa, com a participação do Professor Piqué, defensor da instalação de Distritos Criativos nas cidades.

Confira a programação completa

DIA 15/11 – Local: Clube CAPESCA

11h Lançamento do livro: Pé na história – Um passeio pela história contada da cidade de Torres/RS – Editora UICLAP Grupo Pé na História

PÉ NA HISTÓRIA

A HISTÓRIA CONTADA DA CIDADE DE TORRES-RS

Fonte: Prefeitura de Torres – RS