Financiamento Coletivo para publicar o seu livro

Financiamento Coletivo para publicar o seu livro

Sabemos que é uma realidade para muitos escritores no Brasil se esforçar para publicar um livro, inclusive financeiramente. Mas existe uma forma de publicação que ajuda você com esse problema: o Financiamento Coletivo.

Você sabe o que é isso? Já conhece essa possibilidade para publicar seu livro? O Financiamento Coletivo é uma forma de levantar recursos para o seu produto ou projeto. Publicar um livro pela Uiclap é gratuito 😉, mas você, escritor, deve providenciar os arquivos do miolo e da capa do seu livro para colocar na plataforma. Essas e outras etapas importantes (como a revisão) podem custar um certo valor, caso você mesmo não saiba como fazer.

Então, o Financiamento Coletivo pode ser um caminho para você conquistar a publicação do seu livro. Com a ajuda de amigos, familiares e pessoas interessadas na sua obra, é possível conseguir a quantia necessária para fazer a revisão, a capa, a diagramação e a divulgação do seu livro.

Existem diversas plataformas no Brasil em que você pode começar um Financiamento Coletivo.

E o importante para usar qualquer uma delas é o seguinte:

  • Deixe bem especificado sobre o que é o seu livro, mostrando a sinopse e outros detalhes para gerar mais interesse;
  • Ofereça brindes diferentes para cada faixa de valor que a pessoa contribuir. De preferências, os brindes devem ter relação com o seu livro;
  • Diga como o dinheiro arrecadado vai ajudar, em quais etapas, serviços, etc;
  • Defina prazos para a pessoa ter noção de quando o livro ficará pronto e quando você irá disponibilizá-lo.

Você pode conferir outros detalhes sobre Financiamento Coletivo para publicar livros nesse vídeo:

Antes de fazer seu Financiamento Coletivo também é necessário que você faça uma pesquisa para saber quais serviços precisa e quanto isso irá custar, em média. Depois, é só estipular o valor, os brindes, e subir a campanha.

Independente do site que você usar para fazer o seu Financiamento Coletivo, o dinheiro não fica disponível para você imediatamente. Então tenha cuidado com as datas e prazos. Além disso, o site escolhido provavelmente ficará com uma porcentagem do que valor que você conseguir arrecadar. Coloque isso na ponta do lápis também para evitar qualquer prejuízo! 😘