Eventos e oficinas de escrita - NaNoWriMo

NaNoWriMo

Todos os anos, durante o mês de novembro, acontece o NaNoWriMo, um evento internacional literário focado em escrever um uma Novela/Romance em um mês. 

Eventos literários e oficinas de escrita são ótimas escolhas para quem gosta de dividir suas observações, obter ideias para evitar bloqueios criativos e para manter uma rotina de escrita ativa. 

Especialmente para os autores que desejam partir para a autopublicação, manter uma constância na escrita é essencial. 

É por meio das suas histórias que os leitores saberão quem você é, eventos literários podem ser o diferencial que você tanto esperava para começar a desenvolver o seu sonho. 

NaNoWriMo é a sigla de National Novel Writing Month, em tradução significa Mês Nacional de Escrever Novela/Romance. O projeto do Office of Letters and Lights tem a ideia de incentivar escritores, de todos os lugares do mundo, a se comprometerem com um projeto literário de compor uma obra. 

O site destaca que uma história não se constrói sozinha e à medida que vemos algumas dificuldades para realizar a construção de suas partes mais importantes, temos a tendência de desanimar.

A ideia é não permitir que nada tire o seu foco de escrever o seu tão sonhado livro. Para isso, você adequa um mês do seu ano, neste caso – novembro, e se compromete integralmente a bater metas diárias de palavras escritas. 

o NaNoWriMo ajuda a monitorar o seu progresso, traçar metas realistas, se conectar com outros escritores que estejam participando do evento e fortalecendo o seu objetivo de terminar a sua obra. 

A meta do evento é que dentro do período destacado você consiga escrever até 50 mil palavras, usando a letra Arial tamanho 12 em texto justificado, para ter um total de aproximadamente 130 páginas. 

No site oficial você pode anotar o seu progresso diário e ver as suas estatísticas de avanço, o site vai calcular quanto falta para a sua meta e quanto você precisa escrever para chegar nela. A proposta é realmente focar em escrever o primeiro esboço de um livro! 

Por que falar do evento fora da data de inscrição? Porque ao longo do ano o NaNoWriMo promove os camps.

Esses acampamentos são eventos que acontecem geralmente em abril e julho, mas se houver alteração nas datas, tudo é divulgado antecipadamente. Neles, os escritpres têm liberdade para escolher escreverem entre mil até um milhão de palavras. 

O cadastro no site oficial é gratuito, não é necessário participar de turmas e você pode fazer tudo de maneira individual e introspectiva, caso prefira. Para quem consegue completar a meta há uma emissão de um ‘diploma’ parabenizando a conquista das 50 mil palavras. 

NaNoWriMo

Igualmente ao evento do NaNoWriMo as oficinas de escrita, oficinas culturais e bibliotecas, promovem eventos para incentivar novos autores a finalmente escrever. Para o caso destes eventos é preciso estar atento aos sites culturais do seu estado e realizar as inscrições. 

Apesar de ser uma jornada individual, é uma ótima maneira de se sentir motivado. Sentir que está criando junto a outros escritores, e pode ser o pontapé que faltava para a finalização ou o planejamento da sua obra. 

Lembre-se que depois do processo criativo finalizado você pode contar com a UICLAP na materialização do seu sonho! Participar desses eventos também é ideal para aumentar a participação e frequência de postagens nas redes sociais, permitindo que os leitores acompanhem o processo de escrita e a sua evolução, o que é ótimo para promover e divulgar o trabalho!