Escrevendo um livro: Como encontrar nomes para os seus personagens?

Você já reparou em como os nomes combinam com as pessoas? Mas já reparou como os nomes de personagens costumam não ter tanta atenção? Quando bem escolhidos, eles fazem história, é só reparar em Harry Potter, Percy Jackson, David Copperfield, Macabeia, Chicó, João Grilo, Dom Casmurro e tantos outros. Há vários métodos para inventar novos nomes. A gente vai te ajudar nessa!

Como encontrar nomes para os seus personagens?

Você já reparou em como os nomes combinam com as pessoas? Mas já reparou como os nomes de personagens costumam não ter tanta atenção? Quando bem escolhidos, eles fazem história, é só reparar em Harry Potter, Percy Jackson, David Copperfield, Macabeia, Chicó, João Grilo, Dom Casmurro e tantos outros.  Há vários métodos para inventar novos nomes. A gente vai te ajudar nessa!

Procure nomes em situações improváveis

Espere pelos créditos no final de uma série ou um filme, há uma porção de combinações estranhas e engraçadas neles. Anote os que mais gostar. 

Quando estiver passeando por aí, preste atenção nos nomes das ruas. Talvez você queira usar o nome de uma cidade estrangeira, nomes de plantas, nomes de animais, nomes de objetos. 

Ande com um bloco de notas por perto, deixe os ambientes servirem de inspiração. Ah! E pense também nos nomes inusitados que você pode encontrar na sua família ou entre os seus amigos. 

Use um gerador de nomes ou um dicionário!

Uma das maneiras mais fáceis de obter novos nomes para personagens é usar um gerador de nomes. Existem muitos desses geradores on-line, basta pesquisar no Google. Alguns deles são mais personalizáveis ​​do que outros, mas todos eles são fáceis de usar e podem ser um meio interessante para encontrar opções. 

Outra maneira é usar um dicionário de nomes. Dicionários de nomes podem ser encontrados on-line ou em livrarias e são uma ótima maneira de encontrar nomes para personagens. Eles são organizados por país ou região, então se você estiver procurando um nome específico, você poderá encontrá-lo facilmente.

Há muitos sites na internet que oferecem nomes de bebês para você escolher. Alguns desses sites também oferecem significados para os nomes, para que você possa escolher um nome que seja significativo para o personagem.

Invente nomes de outras palavras!

Os acrônimos, palavras que provêm de outras, podem ajudar demais a criar  nomes. Dizem que a J. K. Rowling inventou os nomes de alguns personagens, fazendo jogos de palavras com acrônimos. 

E como fazer isso? Escreva uma palavra simples em uma papel, então escreva variações com as letras daquele nome. A palavra “estrela” pode se tornar “Ela” ou “Ales”, a palavra “amor” pode se tornar “Mora” ou “Ramo”.

Invente um nome do nada

Crie um nome que combine sons. A linguagem é uma série de sons, então por que não usá-los para criar um nome? Junte sons que sejam agradáveis de ouvir ou que tenham significado para você.

Pense em um nome que seja visualmente atraente. A escrita é uma forma de arte, então considere o que seria bonito de ver escrito. Pense em letras que sejam elegantes ou que sejam fáceis de serem lembradas.

Opte por algo que seja significativo para você. Se o nome tiver um significado especial para você, será mais fácil de se lembrar e de se relacionar. Pense em algo que seja representativo da sua personalidade ou da sua história.

Pontos de ressalva: 

  • Não use nomes que não sejam pronunciáveis. Se o leitor não consegue pronunciar um nome, dificilmente vai se conectar com o personagem. 
  • Não dê o nome de um personagem que já existe ou você poderá ser processado por plágio. Pesquise para descobrir se alguém já usou esse nome em uma obra publicada antes de batizar seu personagem.
  • Faça nomes possíveis para seus personagens, principalmente se a história for sombria e séria. É claro que você deve dar asas à sua imaginação, mas se nomear um personagem com um nome muito impossível como “Senhor Macambúzio”, pode ser difícil para o leitor levar qualquer coisa a sério.

Escrever um livro é um processo de muita pesquisa, mas também pode ser divertido, principalmente nas escolhas de nomes. Aproveite para deixar a sua imaginação fluir na hora de criar bons nomes para os seus personagens e lembre-se de divertir seus leitores também. 

Com os nomes certos, seu livro tem tudo para ir bem. Aproveite para dar um título incrível e caprichar na capa! Você pode contar com o nosso Portal do escritor para isso. Deixe a sua imaginação brilhar e surpreenda seus leitores. 

A gente vai amar acompanhar a sua jornada! 

Você já sabia desses pontos? Esse artigo te ajudou de alguma maneira?